Minha filha tem 5 anos e tem a mania de ficar chupando a lingua, porém a noite ela chupa tanto que f

5 respostas
Minha filha tem 5 anos e tem a mania de ficar chupando a lingua, porém a noite ela chupa tanto que faz um barulho estressante tipo mamando que ninguém consegue dormir como posso resolver isso ?
Dra. Daria Fonseca
Fonoaudiólogo
Três Lagoas
Na verdade isso é um hábito que ela apresenta! É importante procurar uma avaliação com Fono e Odonto para verificar as funções orais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sabrina Carvalho
Fonoaudiólogo
Brasília
É importante procurar um fonoaudiólogo pois não é um hábito esperado e existem hábitos que podem gerar alterações funcionais e estruturais.
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, procure uma fonoaudióloga que trabalhe com motricidade orofacial para avaliação.
Olá! a mania de chupar a língua, especialmente à noite, pode estar ligada a fatores emocionais, comportamentais ou mesmo alterações anatômicas e funcionais da cavidade oral. Esse hábito, além de ser incômodo para o sono da família, pode impactar o desenvolvimento da criança, mas existem estratégias para lidar com a situação de forma eficiente.
Primeiro, é importante entender as possíveis causas desse hábito. Muitas vezes, ele está relacionado ao conforto emocional, sendo uma forma da criança lidar com ansiedade ou buscar segurança. Também pode estar associado a alterações anatômicas, como respiração oral, posição inadequada da língua ou mesmo uma mordida aberta que favoreça esse comportamento.
Uma abordagem inicial é conversar com sua filha de forma carinhosa, explicando sobre o hábito e incentivando-a a tentar manter a língua no céu da boca durante o repouso. Durante o dia, atividades que envolvam a musculatura oral, como assoprar bolhas de sabão ou brincar com canudos, podem ajudar a fortalecer a musculatura e a reposicionar a língua. Além disso, criar uma rotina de sono relaxante, com histórias ou músicas suaves, pode reduzir a necessidade de conforto oral antes de dormir.
Para o período noturno, o uso de um som ambiente, como ruído branco, pode ser útil para minimizar o incômodo dos barulhos enquanto o hábito está sendo trabalhado. Também é possível incentivar uma posição de dormir que favoreça a boca fechada, com a língua no céu da boca.
Se o hábito persistir, é recomendável avaliação fonoaudiólógica, odonto pediatra ou ortodontista infantil para verificar se há alterações na mordida ou no desenvolvimento da cavidade oral que possam estar contribuindo para o problema, podendo sugerir, se necessário, o uso de aparelhos ortodônticos que desencorajam o hábito.
Reduzir hábitos orais em crianças requer paciência e consistência. É importante celebrar pequenos progressos e evitar críticas que possam gerar ansiedade.
Espero ter ajudado.
Abraços!
Sua filha apresenta um hábito oral deletério a ser compreendido. A fonoaudióloga pode orientá-la a partir de uma avaliação da criança.

Especialistas

Marcelo de Araújo Tarrago

Marcelo de Araújo Tarrago

Dentista

Porto Alegre

Anarela Bernardi Vassen

Anarela Bernardi Vassen

Dentista

Criciúma

Pamela Lopes

Pamela Lopes

Dentista

Campinas

Paula Fabrizio

Paula Fabrizio

Dentista

Santana de Parnaíba

Evelin Aline Lambak de Almeida

Evelin Aline Lambak de Almeida

Dentista

São Paulo

Cesar Augusto da Silva Santana

Cesar Augusto da Silva Santana

Dentista

Botucatu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 234 perguntas sobre Doenças Da Língua
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.