Minha filha tem 9 anos, IO 12 anos, 1,45m, mãe 1,63m, pai 1,86m. Ela tomou duas doses de leuprorrelina

4 respostas
Minha filha tem 9 anos, IO 12 anos, 1,45m, mãe 1,63m, pai 1,86m. Ela tomou duas doses de leuprorrelina mas ainda tenho muitas dúvidas. O que traria melhor benefício em termos de ALTURA: bloqueio puberal, bloqueio puberal + GH, ou deixar que a puberdade evolua naturalmente? É possível prever altura?
Dr. Thiago Santos Hirose
Endocrinologista, Endocrinologista pediátrico
Ribeirão Preto
É uma resposta difícil. Pela altura dos pais, nas minhas contas, o canal familiar da filha poderá ser entre 158 e 178 cm, com alvo de 168 cm. Mas não quer dizer necessariamente que a tua filha atingirá ou não este canal familiar. Neste caso, a idade óssea entra em jogo. Como tua filha tem 9 anos e idade óssea de 12 anos, caso ela já tenha entrado em puberdade, neste caso o bloqueio da puberdade poderá ser efetivo e, neste caso, o GH pode sim ajudar a recuperar o crescimento. Lembrando que usar o GH junto deve ser criterioso já que ele, ao mesmo tempo que acelera o crescimento, pode acelerar junto a idade óssea.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Jenner Chrystian Verissimo de Azevedo
Endocrinologista pediátrico, Pediatra
Natal
O GH associado ao análogo a resposta provavelmente vai ser melhor. Mas existem vários critérios para dizer se é adequado iniciar GH junto com análogo no caso dela ou não. Precisamos saber a velocidade de crescimento, o estadiamento puberal, entre outros aspectos.Mas tenha em mente que com essa idade óssea de 12 anos o prognóstico não é muito bom. Numa criança que já vem tratando puberdade anteriormente, a idade óssea de 12 anos é um dos critérios de suspender o análogo. Dependendo do estágio das mamas pode até ser melhor deixar sem nenhum tratamento. Por isso concordo com o colega que disse que é uma pergunta difícil de responder. São muitos favores que precisam ser avaliados
Dra. Ivana Fernandes Souza
Ginecologista
Florianópolis
O exame físico da sua filha é muito importante para avaliarmos o grau de desenvolvimento puberal, isto nos auxilia na tomada de decisão e não apenas a idade cronológica dela e a idade óssea. Trata-se um caso a ser individualizado e que necessita uma consulta para melhor responder suas questões. att, Dra Ivana Fernandes
Dra. Taciana Maia
Endocrinologista
Uberlândia
Concordo que para uma melhor avaliação teríamos que completar alguns dados como o estágio pubertal no qual ela se encontra e qual a idade que iniciou a puberdade... Mas com esta idade óssea irá crescer mais pelo menos 10 a 12 cm alcançando uma altura não tão alta mas normal para a população geral. Iniciar o bloqueio nesta idade não melhoraria altura final. Também não há certeza de melhora associando o hgh em uma criança desta idade e que tenha iniciado puberdade após os 8 anos... Logo, respondo esta questão com outra pergunta: seria necessário submeter uma criança normal ao uso de duas medicações de alto custo (não só financeiro mas também do ponto de vista pessoal gerando desconforto, expectativas e patologização de uma puberdade que está ocorrendo em uma idade adequada) apenas com o objetivo de ganhar alguns centímetros na altura final, sendo este um resultado incerto para o caso em questão? Converse melhor com seu médico a respeito destas questões antes de decidir o que fazer .

Especialistas

Beatriz Amstalden Barros

Beatriz Amstalden Barros

Endocrinologista pediátrico

Campinas

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Dimona Macêdo

Dimona Macêdo

Endocrinologista

Barreiras

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 580 perguntas sobre Puberdade Precoce
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.