Minha filha teve vários episódios de disfluencias começou com 1 ano e meio ! Dura 2 semanas depois s

7 respostas
Minha filha teve vários episódios de disfluencias começou com 1 ano e meio ! Dura 2 semanas depois some volta um tempo depois e some! Hoje ela está com 3 e voltou de novo! Isso pode ser gagueira? É aconselhável procurar um fono para avaliação ?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Sim, fundamental procurar uma fonoaudiologia para avaliação e posteriormente orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Andrea Di Gioia
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Sim é fundamental que consulte o fonoaudiólogo especialista para avaliar e instruir as orientações necessárias para que a criança se sinta mais segura ao se comunicar.
Olá.!! É importante que sua filha realize uma consulta com uma Fonoaudiológica para se detectar a possibilidade de Gagueira já instalada ou se é uma Disfluência Funcional. No caso de Disfluência Funcional, é importante que a família receba orientações para que não se instale a Gagueira. E no caso de Gagueira , como ajudar a criança.
Olá! A ocorrência de disfluências na fala, especialmente em crianças pequenas, é comum e, muitas vezes, faz parte do desenvolvimento típico da linguagem. Aos 3 anos, as crianças estão aprendendo a organizar pensamentos, vocabulário e estrutura das frases, o que pode gerar momentos de fala "truncada" ou repetitiva. Esse tipo de disfluência é chamado de **disfluência evolutiva** e, geralmente, desaparece com o tempo sem necessidade de intervenção.

No entanto, como a sua filha apresenta episódios recorrentes desde 1 ano e meio, é importante observar alguns sinais que podem indicar uma predisposição à gagueira e que justificariam a busca por um fonoaudiólogo. Esses sinais incluem:

- Repetição frequente de sílabas, palavras ou frases.
- Alongamento ou bloqueio de sons (ex.: “sssssssapo” ou “------sapo”).
- Presença de esforço físico visível (tensão no rosto, piscar excessivo) ao falar.
- Frustração ou sinais de desconforto em situações de fala.
- Histórico familiar de gagueira.

Mesmo que não haja sinais de alerta, a avaliação com um fonoaudiólogo é altamente recomendada. O profissional pode analisar o tipo de disfluência e fornecer orientações sobre como agir, tanto para você quanto para sua filha, ajudando a evitar que esses episódios evoluam para gagueira persistente. Além disso, a intervenção precoce é muito eficaz e traz mais segurança para a criança durante o desenvolvimento da linguagem.

Espero ter ajudado!

Abraço.
Dr. Adriano Bento
Fonoaudiólogo
Campina Grande
Pode ser gagueira. Procure um fonoaudiólogo para tratar o mais breve possível porque a possibilidade de remissão da gagueira é menor quando a criança vai ficando mais velha.
Prof. Cláudia Mara Padilha Mainieri
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Sim. É importante consultar uma fonoaudióloga e uma psicóloga
 Eduardo da Silva
Fonoaudiólogo
Franco Da Rocha
Disfluência (gagueira) nessa idade necessita de orientação fonoaudiológica que pode previnir evolução do processo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.