Minha filha tomou um dia de clavulin sem armazenar na geladeira. Quando percebi o erro, comprei outr

2 respostas
Minha filha tomou um dia de clavulin sem armazenar na geladeira. Quando percebi o erro, comprei outro. Será que essas doses de uma dia tomadas sem o armazenamento correto não farão efeito e prejudicarão ela?
Provavelmente não, se sintomas não cessarem, faça reavaliação com seu pediatra. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
Entendo a sua preocupação, mas pode ficar tranquila: o fato de ela ter tomado o remédio fora da geladeira por apenas um dia **dificilmente causará um prejuízo à saúde dela ou comprometerá todo o tratamento**, especialmente porque você agiu rápido para corrigir o erro.

Cientificamente, o **Clavulin (Amoxicilina + Clavulanato de Potássio)** é uma suspensão que, após preparada, é instável em temperatura ambiente. A recomendação da geladeira serve para duas funções principais:

1. **Preservação da Potência:** O componente "Clavulanato" é muito sensível ao calor. Se ele fica fora da geladeira, começa a perder a eficácia. No entanto, em apenas 24 horas, essa perda costuma ser parcial. Ela ainda recebeu a Amoxicilina (que é mais estável) e parte do Clavulanato.
2. **Sabor e Aparência:** O remédio fora da geladeira oxida mais rápido, ficando com um gosto ruim e uma cor mais escura (acastanhada).

Como você já comprou um frasco novo, o tratamento seguirá agora com 100% de eficácia. O corpo dela não "esquece" as doses dadas; elas serviram como um início de combate às bactérias, mesmo que com uma potência ligeiramente menor do que o ideal.

---

### **Como proceder agora:**

* **Siga o horário original:** Não mude os horários que você já estava fazendo. Apenas continue as próximas doses com o frasco novo (que deve ser mantido na geladeira).
* **Não "compense":** Não dê doses extras para compensar o dia anterior. Siga a prescrição exata do médico.
* **Descarte o antigo:** Jogue fora o frasco que ficou fora da geladeira para evitar confusão.

---

### ** Sinais de alerta para observar:**

Como o remédio pode ter tido a eficácia reduzida no primeiro dia, você deve observar se os sintomas da infecção demoram mais a passar:

1. **Persistência da Febre:** Se após 48 a 72 horas do início do tratamento (contando a partir de agora com o frasco novo) a febre não desaparecer.
2. **Piora do Estado Geral:** Se a criança ficar mais prostrada, sem apetite ou com piora das dores.
3. **Reações Gastrointestinais:** Antibióticos podem causar diarreia. Se a diarreia for muito intensa, avise o pediatra.

O próximo passo é manter o tratamento rigorosamente nos horários com o novo frasco refrigerado. O erro de um dia costuma ser irrelevante diante de um ciclo completo de 7 a 10 dias de antibiótico.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 601 perguntas sobre Clavulin Bd
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.