Minha glicemia em jejum deu 80, a hemoglobina glicqda deu 5,98% e a insulina 10.5. Posso me consider

2 respostas
Minha glicemia em jejum deu 80, a hemoglobina glicqda deu 5,98% e a insulina 10.5. Posso me considerar diabética ?
Não. Esses valores são compatíveis com pré- diabetes. É essencial uma avaliação cuidadosa de um endocrinologista, para avaliação e orientação cuidadosa. É importante aproveitar esse momento para reverter esse quadro e evitar a evolução para diabetes.

Ao analisar os resultados dos seus exames, que incluem uma glicemia em jejum de 80 mg/dL, uma hemoglobina glicada (HbA1c) de 5,98% e um nível de insulina de 10.5 µIU/mL, é possível obter uma visão abrangente do seu estado metabólico atual, especialmente em relação ao metabolismo da glicose. Esses resultados são peças importantes para entender como seu corpo está processando a glicose, mas é crucial interpretá-los dentro de um contexto mais amplo para determinar seu estado de saúde em relação ao diabetes.

A glicemia em jejum de 80 mg/dL está dentro do que é considerado uma faixa normal, indicando que seu nível de açúcar no sangue, no momento do teste, estava adequado. Esse resultado, por si só, sugere uma boa regulação da glicose no seu corpo durante o período de jejum.

Quanto à hemoglobina glicada, ou HbA1c, de 5,98%, este valor oferece uma visão do controle médio da glicose no sangue ao longo dos últimos dois a três meses. Valores abaixo de 5,7% são geralmente considerados normais, enquanto valores entre 5,7% e 6,4% podem indicar um estado de pré-diabetes, e valores de 6,5% ou mais podem ser indicativos de diabetes, de acordo com as diretrizes de várias organizações de saúde.

O nível de insulina de 10.5 µIU/mL, por sua vez, ajuda a entender como seu corpo está produzindo insulina, o hormônio responsável por ajudar a transportar a glicose do sangue para as células, onde pode ser usada como energia. Este resultado, isoladamente, precisa ser interpretado no contexto de outros indicadores metabólicos e sintomas clínicos.

Com base nos resultados que você forneceu, não há indicação direta de diabetes, especialmente considerando sua glicemia em jejum normal. No entanto, sua HbA1c está na faixa que muitas vezes é associada ao pré-diabetes, o que sugere que você pode estar em um risco aumentado de desenvolver diabetes no futuro, mas não necessariamente significa que você tem diabetes neste momento.

É importante lembrar que o diagnóstico de diabetes ou pré-diabetes deve ser feito por um profissional de saúde, levando em consideração não apenas esses resultados de exames, mas também outros fatores, como sintomas clínicos, histórico familiar, e outros possíveis fatores de risco. Se você está preocupada com esses resultados ou com o risco de diabetes, o próximo passo recomendado seria consultar um médico. Um profissional de saúde pode oferecer orientações específicas baseadas em uma avaliação completa do seu estado de saúde, discutir possíveis medidas preventivas ou de tratamento e responder a quaisquer outras dúvidas que você possa ter.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.