Minha glicemia em jejum fica entre 83 e 88 Mas após almoço ou janta 160 dependendo do tipo de comid

2 respostas
Minha glicemia em jejum fica entre 83 e 88
Mas após almoço ou janta 160 dependendo do tipo de comida e quantidade, sou diabética? Porque a glicemia sobe tanto após a refeição?
Olá!
Para o diagnóstico de diabetes é preciso avaliar todo o perfil glicêmico, dosagem de glicose em jejum, hemoglobina glicada e em alguns casos realizar a curva glicêmica .
Após a alimentação nossa glicemia sobe e a insulina tem o papel de controlar os seus níveis .
Espero ter ajudado !

A observação dos seus níveis de glicemia, tanto em jejum quanto após as refeições, é uma etapa crucial para entender melhor a sua saúde metabólica. Os valores que você mencionou, entre 83 e 88 mg/dL em jejum, estão dentro da faixa considerada normal. No entanto, o aumento para cerca de 160 mg/dL após as refeições pode suscitar algumas questões, especialmente considerando o tipo de comida e a quantidade consumida. Este fenômeno é conhecido como glicemia pós-prandial e é um aspecto importante no manejo do diabetes.

Na medicina integrativa, com meu foco em endocrinologia e nutrologia, é essencial considerar não apenas esses números, mas também o contexto mais amplo da sua saúde e estilo de vida. A glicemia pode variar significativamente após as refeições, dependendo de vários fatores, incluindo o índice glicêmico dos alimentos consumidos, a quantidade de carboidratos, a presença de fibras, proteínas, gorduras na refeição, e até mesmo a atividade física.

O aumento da glicemia após as refeições é uma resposta natural do corpo à ingestão de carboidratos. No entanto, em pessoas com diabetes ou em estágios pré-diabéticos, esse aumento pode ser mais acentuado devido à resistência à insulina ou à incapacidade do pâncreas de produzir insulina suficiente para metabolizar adequadamente a glicose.

Dito isso, é importante não tirar conclusões precipitadas sobre ser diabética sem uma avaliação médica completa. A medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem holística, considerando todos os aspectos da sua saúde. Uma avaliação detalhada, incluindo histórico médico, exames de sangue adicionais (como a hemoglobina glicada, que oferece uma visão do controle glicêmico a longo prazo), e um olhar atento ao seu estilo de vida e dieta, são fundamentais para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz.

Além disso, a medicina integrativa pode oferecer estratégias personalizadas para ajudar a gerenciar a glicemia, incluindo ajustes na dieta, recomendações de atividade física, e técnicas de redução de estresse, que são todos componentes importantes para o controle do diabetes ou para prevenir sua progressão.

É essencial procurar a orientação de um profissional de saúde para uma avaliação abrangente. Somente através de um diagnóstico preciso é possível elaborar um plano de cuidados adequado às suas necessidades específicas, visando não apenas o controle da glicemia, mas também a promoção de uma saúde geral melhor e um bem-estar duradouro.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.