minha irma sofre de demência fronto temporal e já está bem debilitada, quero saber se fisioterapia

6 respostas
minha irma sofre de demência fronto temporal e já está bem debilitada, quero saber se fisioterapia ajuda para ela não perder tao rápido os movimentos corporais?
O trabalho multiprofissional envolvendo profissionais como médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc, tem sido bastante positivos no tratamento de quadros demenciais.
O fisioterapeuta pode contribuir bastante com as questões de motricidade do paciente demenciado, porém não há como garantir que a velocidade da perda dos movimentos desacelerem, uma vez que nas demências o quadro neurodegenerativo varia de acordo com as características de cada paciente (genética, quadros clínicos associados, etc).
Mas o que puder ser feito para que a vivência dessa patologia possa ocorrer com qualidade de vida e dignidade ao paciente, pode e deve ser feito por todos de seu entorno.

Concordo com os dois colegas acima!! E reabilitar, estimular sempre será positivo. Abraços.
Concordo com as colegas, uma equipe multidisciplinar é essencial nestes casos.
Principalmente tratar o paciente com muita dignidade, estímulo pode deixar a sua vida melhor. abraços
Atendimento em Domicílio a pessoas que enfrentam dificuldades ou impendimentos de locomoção, devido a patologia ou outros motivos que as impedem de se dirigir ao consultório para receber tratamento, tais como: Idosos, cadeirantes, acamados, casos de fobias, depressão e pânico.
Olá!

Toda intervenção, independente da severidade do quadro, é sempre bem-vinda por ser um estímulo. O organismo pode até não responder de acordo com as expectativas, mas entenderá aquela aderência sensorial como algo positivo, isso ajudará processos fisiológicos, emocionais e psicológicos do paciente, além de ser também uma forma de socialização.
O indivíduo que apresenta demência fronto-temporal deve ser acompanhado com cuidado por uma equipe multidisciplinar, principalmente por Neurologista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Neuropsicólogo e Psiquiatra (devido alteração comportamental).

A Avaliação Neuropsicológica é essencial para orientar esses profissionais, pois estará indicando as áreas que estão preservadas e aquelas que já estão comprometidas.

A Reabilitação Cognitiva (estimulação cerebral) também é muito importante.

As áreas frontal e temporal são responsáveis pela atenção, julgamento, percepção, fluência verbal, raciocínio lógico, linguagem.

O indivíduo pode apresentar alteração comportamental como depressão, agressividade.

Aqui em Salvador são poucas as clínicas que trabalham com reabilitação cognitiva, procure na sua cidade e veja o que pode ser feito.

Abraço,
Suzana Lyra
Neuropsicóloga da Clínica Via Humana