Minha linguagem corporal não corresponde ao que realmente sinto ou ao que eu quero passar para os ou

14 respostas
Minha linguagem corporal não corresponde ao que realmente sinto ou ao que eu quero passar para os outros (segundo o que já li sobre o assunto na internet). Isso é normal? Há necessidade de corrigir?
Depende do grau de prejuízo e sofrimento que isso lhe traz ou para seus familiares. O treino de habilidades sociais, e o treino assertivo, são possibilidades de melhorar a comunicação e a expressão dos nossos sentimentos e atitudes. O mais adequado é realizar uma avaliação com profissional capacitado para melhor compreensão do caso e tratamento.

Olá! Os sinais emitidos através da linguagem corporal são importantes para a interpretação da mensagem pois a falta de domínio sobre a comunicação não verbal pode gerar algumas falhas na comunicação. Exemplo: você pode expressar uma ideia através da fala e comunicar o oposto através da sua postura, gestos e olhares… gerando dúvidas em quem tenta interpretar a sua mensagem. Se você tem notado prejuízos ou incômodo diante disso, isso pode ser trabalhado em psicoterapia. Caso contrário, não há necessidade de corrigir. Marque uma avaliação com um psicólogo, para que possa conversar a respeito e esclarecer suas dúvidas. Cuide-se bem!
Caso isso te incomode, angustie, e mobilize em você a vontade de agir diferente, buscar terapia pode ajudar no sentido de você entender porque age assim, quais pontos da sua história se relacionam com essa sua queixa, e construir uma nova forma de se relacionar consigo mesmo e com os demais a sua volta.
Um abraço!
Olá! Essa sua pergunta pode estar relacionada a algum incômodo que vc provavelmente têm há um tempo e que influencia muito na comunicação e nos relacionamentos. Penso em algumas possibilidades por que isso acontece: medo de expressar-se, não ter tanto tido tanto contato social em fase inicial da vida, dificuldade de lidar com os próprios sentimentos e/ou julgamento sobre eles, entre outras possibilidades. Sem conhecer melhor outros aspectos de sua vida que podem estar relacionados a essa dificuldade que vc tem podemos apenas imaginar algumas hipóteses do que acontece. Se vc quer se entender melhor e compreender essa dissonância entre o que fala/sente e expressa corporalmente pode ser interessante fazer uma psicoterapia. Um abraço!
Olá! É necessário avaliar os prejuízos que isso tem lhe causado, muitas vezes nossa linguagem corporal não condiz com o que sentimos por apresentarmos dificuldade em nos expressarmos ou de percebermos a imagem que estamos passando. Um profissional irá te ajudar a identificar esses aspectos e aumentar a sua autopercepção através de treinos de habilidades sociais e no próprio relacionamento com o terapeuta. Espero ter ajudado!
Se você sente que isso está causando prejuízo nas suas relações, se te incomoda, a mudança é interessante sim. E a psicoterapia irá te ajudar a entender porque isso acontece, qual a finalidade dessa divergência na sua vida e facilitar a mudança. Fique bem! Estou à disposição.
Olá! Conforme os colegas afirmaram acima, é importante avaliar os prejuízos e sofrimentos que isto lhe traz, e se lhe traz algum. Se vc sente que sim, um processo psicoterapêutico pode ajudar a entender quais as razões, receios e bloqueios que possam estar por trás disto. Um abraço!
Se sente que há um incômodo para se expressar, sim. Procure um psicólogo para lhe ajudar
Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiencias. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá, talvez seu corpo expresse mais que a mente gostaria. Ideal seria entrar em uma terapia e levar essas questões para serem elaboradas.
Abraço.
Olá! A linguagem corporal faz parte do que chamamos de comunicação não-verbal. Seu uso, entretanto, é tão importante para a comunicação quanto o domínio da linguagem verbal.No seu caso para se chegar em um diagnóstico, deve-se fazer uma análise do que está acontecendo e levar em consideração de fatores como: medo de expressar-se, pouco contato social em fase inicial da vida, dificuldade de lidar com os próprios sentimentos e/ou julgamento sobre eles, insegurança, ansiedade.
Se isso está te causando incômodo, procure um psicólogo para lhe ajudar!
Depende, isso lhe traz algum sofrimento?
Caso traga então sim, é importante procurar uma psicóloga para te ajudar a compreender o que ocorre que suas emoções estão desconectadas do corpo (atrapalhadas). Certamente seria mais fácil se você transmitisse exatamente o que sente e pensa, no mínimo menos confuso para as tuas relações.
Fico a disposição
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
É comum que a linguagem corporal nem sempre corresponda diretamente ao que sentimos ou à mensagem que queremos transmitir aos outros. Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer. Pode ser que você não tenha desenvolvido habilidades de expressão emocional, o que pode dificultar a conexão entre o que sente e como o expressa através da linguagem corporal. Além disso, fatores como medo, insegurança ou a falta de prática em expressar suas emoções também podem influenciar nessa discrepância.

No entanto, é importante notar que a expressão emocional autêntica é um aspecto importante da comunicação eficaz e do bem-estar emocional. A habilidade de identificar e expressar suas emoções de forma congruente, tanto verbalmente quanto através da linguagem corporal, pode fortalecer seus relacionamentos, melhorar a compreensão mútua e promover uma maior autenticidade.

Se você deseja corrigir essa discrepância e alinhar sua linguagem corporal com suas emoções e intenções, é possível trabalhar nisso por meio do desenvolvimento de habilidades emocionais e práticas conscientes. A terapia pode ser um recurso valioso nesse processo. Um terapeuta treinado pode ajudá-lo a explorar suas emoções, identificar padrões de comportamento e pensamento que possam estar afetando sua expressão emocional e fornecer estratégias e técnicas para melhorar a congruência entre sua linguagem corporal e suas emoções.

A terapia pode ajudá-lo a desenvolver uma maior consciência emocional, a aprender a identificar e nomear suas emoções com mais precisão e a ganhar confiança na expressão autêntica de seus sentimentos. Além disso, um terapeuta pode trabalhar com você para explorar quaisquer bloqueios emocionais, medos ou crenças limitantes que possam estar dificultando a expressão genuína.

Lembre-se de que cada pessoa é única, e o processo de alinhar a linguagem corporal com as emoções pode variar. Portanto, é importante ter paciência consigo mesmo e estar disposto a praticar e aprender ao longo do tempo. Com o apoio adequado, você pode desenvolver habilidades para expressar suas emoções de forma mais autêntica e congruente, fortalecendo sua comunicação e bem-estar emocional.
Marque uma consulta e vamos entender melhor o que tem te dificultado. Posso te ajudar
Olá. Muitos fatores podem influenciar quando não transmitimos o que sentimos, como nervosismo, ansiedade, desconforto, ou até mesmo a tentativa consciente ou inconsciente de projetar uma imagem específica. É sempre útil estar ciente da própria linguagem corporal e, se desejado, trabalhar para alinhá-la melhor com suas intenções. O autoconhecimento e a ajuda de um psicólogo é imprescindível para que isso não afete negativamente sua vida pessoal e/ou profissional. O importante é encontrar um equilíbrio que seja autêntico para você e que também facilite uma comunicação clara e eficaz. Sempre à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!