Minha mãe 76 anos tem glaucoma e usa 3 tipos de colírio ela esta com depressão qual antidepressivo

10 respostas
Minha mãe 76 anos tem glaucoma e usa 3 tipos de colírio ela esta com depressão qual antidepressivo ela poderia tomar já que alguns não sao recomendável para quem tem glaucoma?
Os antidepressivos com efeito anticolinérgico podem causar crise de glaucoma agudo, que é o glaucoma de ângulo fechado. Estes antidepressivos, no entanto, são evitados no idoso devido aos efeitos colaterais de boca seca, retenção urinária e redução na memória e cognição.

Recomendo que tal questionamento seja feito em uma consulta presencial com um psiquiatra. Recomendo também que procurem um psicólogo, já que para um tratamento mais efetivo contra a depressão é muito importante também o acompanhamento psicológico.
Existem sim antidepressivos que podem ser usados com segurança em portadores de glaucoma. É importante que ela faça uma avaliação psiquiátrica para a definição do diagnóstico e do tratamento, que levará em conta a idade da paciente, sintomas apresentados e comordidades clínicas. Pacientes com idade mais avançada sempre necessitam de investigação clínica minucisa, visando excluir patologias clínicas que possam evoluir com sintomas depressivos.
Para uma evolução mais rápida do caso clínico recomendo, além da Psiquiatria, a procura pela Psicoterapia, pois como existe um quadro de Depressão pode-se investigar com propriedade as causas que levaram a este quadro. E desta forma, proporcionar uma melhor qualidade de vida para a paciente.
Além do tratamento medicamentoso, sugiro também o tratamento psicoterápico. Os dois sendo trabalhados juntos tem um melhor resultado frente ao quadro depressivo.

Desejo melhoras.
Para simplificar e tranquilizar você, os antidepressivos de efeito anticolinérgico são aqueles cujas substancias são: Amitriptilina, Nortriptilina, Desimipramina, Imipramina,Cloimipramina e Doxedina. São antidepressivos mais antigos, muito usados e muito aplicados a certos casos, mas não o da sua mãe. Os IRSS não são problemáticos para o glaucoma. O médico assistente, sendo informado, utilizará o medicamento ideal. Visitas ao oftalmologista para medir a pressão intraocular vão lhe deixar mais seguro.
Olá! Assim como os colegas psiquiatras posicionaram, a questão é informar os médicos que acompanham a sua mãe do quadro que ela vive, a fim de poder adequar bem as medicações que ela recebe.

Seria interessante vocês buscarem um acompanhamento com outros profissionais da saúde que pudessem ajudá-la a ampliar suas atividades diárias. Além disso, procure um psicólogo voltado à atenção ao idoso.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Pelo que você diz, ela tem glaucoma de ângulo fechado. Como ela é idosa, é importante definir a causa da depressão, principalmente se não houver antecedentes pessoais ou familiares, pois há condições associadas a esta faixa etária que causam sintomas depressivos, como AVC e demência. Há antidepressivos mais seguros, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (sertralina, citalopram, escitalopram, paroxetina, fluoxetina e fluvoxamina). Entretanto, mesmo estes podem, raramente, desencadear crises de glaucoma. Por este motivo, é importante continuar o seguimento oftalmológico e medir a pressão ocular se aparecerem sinais de agravo (dor ao redor dos olhos, por exemplo).
Bom dia!
Toda avaliação de saúde mental e possível posterior interação medicamentosa, deve ser realizada de forma presencial com profissionais da área de saúde mental; seja a avaliação e acompanhamento da condição apontada como "depressão" (Psicóloga), como após confirmação do diagnóstico e avaliado necessidade de medicalização (Psiquiatra).
Nem tudo é depressão porém, quando confirmado, deve ser tratado da forma mais responsável possível. pois, é uma doença que merece bastante atenção; principalmente quando estamos falando de uma pessoa de 76 anos de idade, na qual se deve maior cautela com uso de psicotrópicos; somente um Psiquiatra em avaliação do caso de forma particular, poderá lhes dar a resposta.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
bom dia, como os colegas já sugeriram é preciso consultar o psiquiatra ao qual precisa apresentar os problemas da senhora para prescrever os medicamentos que mais se adaptam ao caso. O que acredito muito eficaz nesses casos é a psicoterapia para tratar a depressão que pode ser devida ao envelhecimento, ao não se sentir útil e a não encontrar motivos suficientes para viver; É importante que se interesse de algo que possa ajuda-la a se sentir útil e viva. A ajuda de um/a psicologa poderia ser um caminho muito mais certo para superar o estado depressivo que não os antidepressivos.