Minha mãe com alzhaiemer. Sempre cuidei dela, só que as coisas estão piorando, a neurologista indicou

8 respostas
Minha mãe com alzhaiemer. Sempre cuidei dela, só que as coisas estão piorando, a neurologista indicou uma casa de idoso, eu estou muito angustiada, será uma boa opção? Visitei a casa gostei do lugar, mas fico me sentindo que estou abandonando.
Caro(a) internauta, esse tema é muito importante e eu converso sobre ele com todos os meus pacientes. Na Alemanha, por exemplo, quando o paciente necessita de cuidados profissionais, todos entendem que a família não são profissionais de saúde e que o melhor para todos é o doente ficar aos cuidados de profissionais. Isso porque a cultura deles é assim. Na cultura latino americana é comum sentir essa culpa, por nossa formação. E digo mais, no início, assim que o doente vai para a clinica, ele piora lá, pois é um ambiente novo e sem referencias para um cérebro doente, mas depois ele acostuma. Isso permite você e os outros familiares terem uma vida e permite o doente ser tratado por profissionais.
Atenciosamente
WillianRezende

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A casa de repouso oferece cuidados que muitas vezes a família não consegue oferecer, isso é uma questao prática, porém nunca vai substituir o vínculo afetivo. Tente conciliar o que de melhor pode fazer para alguém importante,. A casa de repouso é uma ótima possibilidade, participe de tudo, esteja sempre por perto. Procure orientação psicológica para lidar.com essa nova fase, se você estiver bem emocionalmente provavelmente também fará bem aos seus.
Tome esta decisão com seus familiares e com um profissional para auxilia-lá neste momento de grande fragilidade, se reforce emocionalmente.
Abraços e boa sorte nesta caminhada!!!
Sou especialista nesta demência e sei o processo que está vivendo.
Abraços
É muito importante você procurar ajuda de um profissional para tomar a melhor decisão quanto aos cuidado com sua mãe e escolher um local se for o caso que ofereça conforto, cuidado, paciência e o principal amor. Hoje tem os Day Care (Centro Dia para idosos) onde eles passam o dia com varias atividades e a noite o idoso vai para casa para ficar em companhia do familiar. Os Centro Dia oferecem uma equipe multidisciplinar que proporcionam ao idoso varias atividades como: estimulo cognitivo com exercicios associado ao artesanato, dança senior, e convivio social com outras pessoas onde o idoso terá maior autonomia e melhor qualidade de vida.
O Alzheimer é uma demência degenerativa e progressiva. Desta maneira, mesmo com toda suporte terapêutico e psicossocial há degeneração e piora do quadro demencial. Desta maneria, mesmo sendo uma decisão difícil precisa - se pensar o que é melhor para o tratamento da sua mãe hoje e de curto e médio prazo e para você também. Qual o prognóstico. Tentar trabalhar estas questões de abandono com um profissional para se não se culpar ou não carregar mais do que possa.
Realmente é uma situação, que causa um misto de sentimentos e uma decisão que só compete aos familiares..Enfim seja qual for sua decisão recomendo acompanhamento psicológico para que consiga elaborar estes conflitos..


Att : Roberta Araújo
Psicóloga / Psicanalista
Se você visitou o local e sentiu segurança, faça ainda uma pesquisa sobre o local na internet e através dos familiares das pessoas que estão lá. Apesar de ser um momento de grande angústia e conflito emocional, pense que é um lugar onde, se bem acolhido, ele se sentirá bem por estar entre iguais. Outros idosos com problemas parecidos onde a identificação, pode ser muito positiva.
Entendo que a sua mãe já está diagnosticada e já recebe os cuidados possíveis. Percebo que você, no entanto, não se sente confortável para tomar importantes decisões que serão do melhor interesse de todos. Aconselho você a buscar psicoterapia. A psicoterapia cognitivo comportamental trabalha com a resolução de problemas e aprofunda o entendimento das relações entre nossos pensamentos, nossas emoções, e nossas decisões.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Ligia Gimenes Schuertz

Ligia Gimenes Schuertz

Psicólogo

Campinas

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Patricia Eduarda Biselli

Patricia Eduarda Biselli

Homeopata

Curitiba

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.