Minha mãe já é uma idosa de 66 anos, e não admite que precisa de ajuda psicológica, faz uns anos, el

16 respostas
Minha mãe já é uma idosa de 66 anos, e não admite que precisa de ajuda psicológica, faz uns anos, ela sofreu depressão e esquizofrenia, tomava medicamentos. Porém, por conta própria, ela decidiu parar e nunca mais foi procurar um médico psiquiatra.
Esses dias, estou percebendo que ela não anda bem, ela está extremamente carente, não quer ficar sozinha e não me deixa resolver as minhas coisas sozinha, ela sempre quer estar comigo. E isso, além de estar acabando com ela, esta acabando comigo tbm, me sinto presa a ela.
E o pior, ela sofreu problemas cardíacos, então, qualquer coisa que falo ela já passa muito mal, eu já briguei, já tentei conversar, mas não adianta, ela não quer escutar ninguém.
O que eu faço? Como fazer para convence-la a procurar ajuda?
Olá, entendo completamente a preocupação e o peso emocional que você está carregando com a situação da sua mãe. É realmente desafiador lidar com essas questões, especialmente quando se trata de persuadir alguém a buscar ajuda psicológica. Na abordagem junguiana, reconhecemos a importância da integração e do equilíbrio dentro da psique para a saúde mental.

Comece mostrando empatia e compreensão pela perspectiva da sua mãe. Ela pode estar resistente à ideia de buscar ajuda por medo, insegurança ou outras razões profundas. Tente entender os padrões emocionais e comportamentais da sua mãe, especialmente considerando o histórico de depressão e esquizofrenia. Isso pode ajudar a identificar os pontos sensíveis e as motivações por trás da resistência à ajuda profissional.

Converse com sua mãe de maneira compassiva e respeitosa, expressando suas preocupações de forma clara e amorosa. Evite julgamentos ou pressões, e esteja aberta para ouvir as preocupações dela também. Na abordagem junguiana, valorizamos a jornada de autodescoberta e a busca por integração psicológica. Talvez você possa sugerir que a busca por ajuda profissional é uma oportunidade para ela se conhecer melhor e encontrar maior equilíbrio emocional.

Mostre que você está ao lado dela e pronta para apoiá-la em todo o processo. Ofereça-se para ajudá-la a encontrar um profissional adequado, acompanhe-a nas consultas, se ela se sentir confortável, e demonstre que você está comprometida com o bem-estar dela.

Lembre-se de que cada pessoa tem seu próprio tempo para aceitar ajuda e buscar tratamento, e é importante respeitar esse processo. Mantenha-se aberta para o diálogo e continue demonstrando seu amor e cuidado pela sua mãe. Estou aqui para apoiá-la em qualquer momento que precisar.

É compreensível que você se sinta sobrecarregada e presa, especialmente considerando a preocupação com a saúde dela. Abordar a questão da saúde mental de um ente querido pode ser delicado, mas é importante tentar fazê-lo com empatia e cuidado.

Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a convencer sua mãe a procurar ajuda psicológica:

Conversa amorosa e empática: Aborde o assunto com ela de forma suave e compassiva, explicando suas preocupações com o bem-estar dela. Mostre que você se importa e que deseja ajudar.

Destaque os benefícios: Explique os benefícios de buscar ajuda profissional, como melhorar a qualidade de vida, lidar melhor com o estresse e os problemas emocionais, e até mesmo prevenir problemas de saúde física.

Envolvimento de outros familiares ou amigos: Às vezes, a intervenção de outras pessoas próximas à sua mãe pode ser mais eficaz. Eles podem ajudar a reforçar a importância de buscar ajuda.

Informações sobre recursos disponíveis: Forneça informações sobre locais onde ela possa obter ajuda profissional, como clínicas de saúde mental ou organizações comunitárias.

Incentivo gradual: Se ela estiver relutante, sugira começar com pequenos passos, como consultar um médico de clínica geral, que pode encaminhá-la a um especialista em saúde mental.

Autoajuda: Sugira atividades que podem ajudá-la a cuidar da saúde mental, como exercícios físicos, meditação, hobbies ou grupos de apoio.

Respeito às decisões dela: Lembre-se de que, no final, a decisão de buscar ajuda é dela. Você pode encorajá-la e oferecer apoio, mas respeite o tempo e as escolhas dela.

Se você sentir que não está conseguindo lidar com a situação sozinha, considere buscar aconselhamento para você mesma. Um profissional de saúde mental pode ajudá-la a lidar com seus sentimentos e a desenvolver estratégias para lidar com essa situação desafiadora.
Oie, espero que estejas bem! Vamos lá sinto o peso que carregas ao ler o seu questionamento, mas, se a pessoa não quer se ajudar como você poderá ajudá-la? Bom, essa é uma questão inicial para você pensar e claro que pode até conservar com ela (mãe) sobre isso, dividir com ela que você não esta sabendo como ajudar ela já que ela realmente parece não querer se ajudar. Quanto a sua mãe se ela tem o diagnostico de esquizofrenia é importantíssimo que retorne ao medico para avaliação e para tomar a medicação, esquizofrenia não se cura então o uso de medicação é continuo. Quanto a depressão o correto não é para a medicação por conta própria, mas, ela pode viver sem a essa medicação desde que ela esteja fazendo a parte dela, atividade física, acompanhamento psicológico e outros, eu sei que sua resposta será não então ai esta a necessidade de retorno ao psiquiatra. E quanto a você volto a dizer, cuida de você, da sua saúde mental, faça terapia se necessário, vai ajudar você a lidar melhor com tudo isso. Conte comigo se precisar. Não se culpe por ela não querer fazer o tratamento faça a sua parte, aquilo que está no seu controle.
Primeiramente, acho muito importante que você procure um acompanhamento psicológico pra você. É muito comum que cuidadores de outras pessoas em sofrimento acabem entrando em sofrimento elas mesmas, por sobrecarga.
Talvez, para convencê-la a buscar ajuda, mudar a abordagem com ela pode ajudar. Trazer o assunto de formas diferentes das que foram usadas até então. Acho essencial que você também aborde sobre como a recusa dela em buscar ajuda está te prejudicando, como isso está lhe deixando mal. Oferecer para acompanhá-la nas consultas, também pode ajudar, para que ela entenda que não estará sozinha no processo. Em último caso, talvez seja interessante envolver outros membros da família para oferecer apoio, tanto à ela quando à você.
O mais importante, talvez, seja entender que é possível que, mesmo com todos os seus esforços, ela simplesmente não queira tratamento e o recuse. Por isso é importante que você se trate, para ser capaz de estabelecer limites claros, sem que isso lhe traga culpa ou sofrimento. O acompanhamento psicológico pode te ajudar a lidar com toda essa sobrecarga, pode te ajudar a entender que a sua vontade de ajudar sua mãe talvez não seja o suficiente para que ela aceite essa ajuda, e isso não é culpa ou responsabilidade sua. Você não é responsável pela felicidade de sua mãe, e se a recusa e resistência dela ao tratamento tem te trazido tanto sofrimento, talvez seja necessário entender aonde ela termina e aonde você começa. Caso queira conversar, fico à disposição!
Olá! Fica realmente muito difícil se ela não quer fazer terapia. Tente conversar, como já tem feito... mas procure focar em você... de repente fazer terapia irá ajudar a conduzir melhor tudo o que está acontecendo e poderá obter orientações mais adequadas sobre como lidar com sua mãe. Pense nessa possibilidade também!
Olá. Sinto muito pelo que está passando com sua mãe. A esquizofrenia não tem cura, de forma resumida é a forma de funcionamento do sujeito, já depressão é um sintoma, mas ambos precisam de acompanhamento com psicólogo e psiquiatra. Mas a melhor maneira de convencer o outro é através das nossas ações, busque ajuda para você, pois assim terá um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento, possibilitando também a criação de estratégias para lidar com o quadro familiar e a partir disso talvez se torne mais fácil que a visão do outro sobre o tema mude. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
olá, boa tarde.
Sua mãe não é tão idosa, mas, quando não nos cuidamos emocionalmente mais cedo na vida, pode se tornar difícil procurar ajuda, pois nossos comportamentos e "jeito"de lidar com a vida vai ficando mais cristalizado.
A orientação que posso dar é que você busque ajuda, através da psicoterapia, para não só ter um apoio, mas também ser orientada na melhor maneira de ajudar sua mãe.
Estou aqui disponível para ajudá-la, caso decida.
Um abraço!
Olá!
É realmente muito desafiador lidar com tudo isso, pois o sucesso do acompanhamento depende também da aderência dela

Sugiro que busque a Psicoterapia pra você, assim poderá traçar estratégias pra manejar melhor toda a situação, busque uma rede de apoio e talvez iniciar o acompanhamento pelo geriatra, ele vai te ajudar a conduzir da melhor forma.

Espero que fiquem bem!
;)
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, esquizofrenia é uma doença devastadora, com comportamentos desorganizados, embotamento afetivo, delírios, alucinações, etc. Não tem cura, a pessoa que tem esta doença, pode carregar uma predisposição genética, fatores ambientais enfim, uma multiplicidade de fatores. Sua mãe precisa retornar ao psiquiatra, pois é necessário o uso contínuo de medicação, inclusive para a depressão e as demais comorbidades que ela possa apresentar. Vale ressaltar que a psicoterapia individual , assim como a psicoterapia familiar são necessárias em combinação com o tratamento medicamento. Estes tratamentos capacitarão a sua mãe, uma melhor comunicação, mais independência, interação social facilitada, controle de sentimentos e sensações. Busque abordagem Comportamental Cognitiva, pois a TCC ajudará reduzir sintomas, ensinando sua mãe a enfrentar e mudar pensamentos, crenças disfuncionais e ter uma melhor qualidade de vida. Coloco-me à disposição.
Olá. É possível que as mesmas recomendações, vindas também de outras pessoas queridas, tais como familiares, amigas e amigos, ajudem. Avalie também consultar médica ou médico e pedir que eles encaminhem formalmente para acompanhamento psicológico e / ou psiquiátrico, se consoderarem que é necessário para ela.
Continue disponível para ajudar, mas tente trabalhar em você a aceitação de que ela tem seu ritmo e escolhas, se for considerada alguém que possa assumir suas escoolhas, no momento.
Se puder e sentir necessidade, avalie buscar um acompanhamento psicológico para você também.
Eu penso que você precisa buscar ajuda para você. Mesmo sendo sua mãe, mesmo tendo com ela um vínculo emocional tão complexo, ela é outra pessoa e você não vai conseguir fazer ela ser o que você precisa que ela seja. Então, é você quem terá que mudar algo, uma postura, uma visão, uma forma de enxergar as coisas na sua vida. Quem sabe a recusa dela seria uma oportunidade de você repensar vínculos?
Seria muito importante sua mãe ir ao psiquiatra e manter o tratamento.
Esquizofrenia, faz com que a pessoa sofra deficiências na sua capacidade de pensar com clareza, e sentir emoções consideradas normais. Uma de suas características é a disfunção social e ocupacional, que afeta as relações interpessoais. Esquizo (fragmentada ou partida)
Com a idade outros problemas podem surgir, e a situação dela piorar.
Em relação a você, seria bom buscar ajuda psicológica para que possa suportar o peso da angústia, e as consequências que a doença dela possa trazer para ambas.
Te desejo sorte e resiliência na sua caminhada.
Olá! Posso imaginar o quanto deve ser difícil lidar com essa situação, embora eu nunca tenha passado por essa situação.
Parece que você está se sentindo sobrecarregada e presa em um ciclo de preocupação e responsabilidade constante com sua mãe. Parece haver um jogo relacional entre vocês duas no qual você se vê refém de sua mãe e não sabe como sair dessa situação.

É importante reconhecer que você também precisa de apoio e cuidado para lidar com as escolhas de sua mãe. É compreensível que você queira ajudar sua mãe, mas isso não significa que você deva sacrificar sua própria saúde mental e bem-estar.

Nesse sentido, iniciar um processo terapêutico pode ser uma excelente ideia para você. Um terapeuta qualificado pode te ajudar a explorar suas próprias emoções, limites e necessidades, e a perceber como você escolhe lidar com a situação com sua mãe levando em consideração a si mesma.
Isso pode incluir aprender a estabelecer limites saudáveis, praticar uma comunicação mais firme e afirmativa e encontrar maneiras de cuidar de si mesma para cuidar ainda melhor de sua mãe.

É importante lembrar que chega o momento na vida em que temos que enfrentar nossos pais. Se você perceber que sua mãe corre risco sem tratamento, pode chegar o momento em que você precise convencê-la e levá-la a uma consulta mesmo contra sua vontade.

Mas até chegar esse momento, concentre-se em cuidar de si mesma e em encontrar maneiras saudáveis de lidar com a situação, lembrando que está tudo bem pedir ajuda quando você precisar.

Se precisar de mais apoio ou orientação, estou aqui para ajudar.
Olá! Fiquei pensando se ela está tão apegada a ti, quem sabe irem a uma sessão de terapia familiar em que ambas participariam e mesmo outros membros da família. Pode ser muito positivo ter uma mediação, mesmo que ela não fale nada, estará ouvindo. Quem sabe se tu te incluir na situação como parte da solução. Nestes casos a Terapia Familiar ajuda muito!
A idade da sua mãe não é tão avançada, é possível ela ter benefícios com o tratamento psicoterápico e psiquiátrico, mas para isso ela precisa querer melhorar. Como outros colegas disseram, é importante você buscar ajuda para si mesma também. Se há outros familiares, peça apoio para eles, para não se sobrecarregar.
Na sua psicoterapia você poderá aprender a não se sentir totalmente responsável por ela e nem se sentir culpada ao fazer suas coisas sozinhas. E vocês duas podem se beneficiar de uma terapia familiar também.
Espero ter ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
Nossa! Imagino como é difícil pra você essa situação. Você faz terapia? Seria importante você fazer terapia. A terapia pode te ajudar a lidar com tudo o que você passa, a processar emocionalmente todas essas dificuldades, além de identificar seus comportamentos que podem piorar ou melhorar os comportamentos da sua mãe. Além disso, você já tentou mostrar algumas reportagens ou artigos sobre as consequências do não tratamento da esquizofrenia e da depressão? Principalmente a esquizofrenia que é uma doença crônica que tende a se agravar se não houver tratamento. Talvez a resistência dela pode acontecer também, pelo não conhecimento dos prejuízos de não tratar o transtorno. Ela também poder ter ficado com uma impressão negativa do tratamento psicoterápico e psicofármaco que ela fez no passado. Seria importante explicar que cada tratamento é de um jeito. Não é porque ela teve uma experiência negativa no passado que isso, necessariamente, irá se repetir.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!