Minha mãe tem 83 anos e teve um AVC isquêmico faz 3 meses, foi acometido o lado esquerdo afetando a

5 respostas
Minha mãe tem 83 anos e teve um AVC isquêmico faz 3 meses, foi acometido o lado esquerdo afetando a fala, a compreensão está preservada, o médico fala que a lesão não é tão extensa, ela sempre foi muito ativa e comunicativa e agora não consegue pronunciar nada , está tratando com fonoaudióloga, será que tem chance de voltar a falar.
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá,
Tudo depende de qual parte ocorreu a lesão, quais sequelas e como está o estado de saúde da sua mãe.
Você já conversou com a fonoaudióloga que está atendo - a ?
Sugiro que marque uma conversa com ela e exponha suas dúvidas e angustias, com certeza ela esclarecerá, como está o tratamento, as sessões...
Não sei quantas sessões sua mãe está fazendo por semana, porém é muito importante também continuar com os estímulos diários em casa e não somente nas sessões.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Cassiano Antunes
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
São Carlos
Oiii! Como estão as coisas?

Lendo o seu questionamento aqui entendo que a chance da sua mãe voltar a falar é significativa, justamente porque você procurou o profissional correto para ajudá-la e a ciência correta: fonoaudiologia. Certificando-se que nossa colega de profissão seja especializada nesta área de atendimento tudo tende a colaborar para uma sensível melhora da sua mamãe.

Qualquer dúvida, fico a disposição, um abração.

Estimo melhoras e envio minhas orações para a breve recuperação da sua mãe.

Até. Cassiano.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
A plasticidade neurológica vai ajudá-la na recuperação da fala, onde áreas vizinhas tentam executar as funções da área lesada. É um grande aliado na recuperação dela.
Se ela está em terapia com fonoaudióloga é melhor conversar com ela
 Keylla Tolentino
Fonoaudiólogo
São José dos Campos
Sim, há chances de recuperação, especialmente porque a compreensão dela está preservada e a lesão não foi extensa. O tratamento com fonoaudiologia é essencial para estimular a reorganização das funções cerebrais e fortalecer a musculatura envolvida na fala. O progresso varia de pessoa para pessoa, mas com estímulo adequado, paciência e treino contínuo, muitas pessoas conseguem recuperar a comunicação, seja por meio da fala ou de outras formas de expressão. O acompanhamento fonoaudiológico será fundamental para adaptar as estratégias ao caso dela e potencializar os resultados.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.