Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas
5
respostas
Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas e fez testes de ressonância, mas não fez o teste da memória. Ela não foi diagnosticada com alzheimer. Há algum risco de ela ter a doença, mesmo os exames tendo apresentado normalidade ?
Mesmo os exames com os resultados normais, há sim o risco de sua mãe ter a doença. Porém pelo histórico de depressão há uma chance desses esquecimentos serem decorrentes disso. No entanto uma avaliação clínica do caso poderia ser relevante. Procure um psicólogo que possa fazer essa avaliação. Espero ter ajudado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendaria uma avaliação Neuropsicológica no quadro em questão. Um diagnóstico de Alzheimer requer uma avaliação detalhada da parte cognitiva do paciente, juntamente com anamnese detalhada, histórico de doenças na família, e também dos aspectos emocionais. A junção de todos esses dados poderá indicar se o diagnóstico é mesmo de Alzheimer.
Atenciosamente
Ligia
Atenciosamente
Ligia
Sim, há risco de ser alguma doença demencial, inclusive a doença de Alzheimer - DA (veja outras perguntas que ja respondi a respeito). Em primeiro lugar é preciso estabelecer se mesmo recebendo tratamento para depressao ela ja remitiu os sintomas, ou seja, melhorou significativamente do humor ( grosso modo estando "normal" ou "quase normal" em relação ao que era antes do quadro depressivo). Isso porque episodios depressivos nao equacionados certamente podem prejudicar a cognição como um todo, piorando-a. Alem disso é pertinente considerar que doenças demenciais podem estar presentes mesmo com ressonancias de craneo laudadas como normais - sendo alias esse um achado bem comum em Doença de Alzheimer Inicial. Por esse motivo recomendo que voce procure um especialista em doenças demencias. Veja o que ja respondi sobre qual profissional procurar. Mais: testes neuropsicologicos no caso serao fundamentais, e preferencialmente mais robustos que somente os de rastreio simples.
Procure um Neuropsicólogo para realizar uma avaliação minuciosa do quadro de sua mãe, onde se avaliará todos esses aspectos como o humor, comportamento, memória, atenção...
O estresse, a ansiedade e a depressão estão na lista dos principais inimigos da memória. Segundo estudos científicos recentes, a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, quando em excesso, pode causar diminuição do hipocampo (nosso "hard drive"), a região do cérebro onde ficam armazenados nossas lembranças e conhecimentos. Se não tratadas, essas doenças ligadas ao estilo de vida contemporâneo podem causar danos cerebrais semelhantes ao Alzheimer ou mesmo acelerar a chegada da doença degenerativa.
Uma avaliação neuropsicológica pode contribuir para esclarecer todas as nuances do quadro em questão. Grata, Bete Paoletti, neuropsicóloga.
Uma avaliação neuropsicológica pode contribuir para esclarecer todas as nuances do quadro em questão. Grata, Bete Paoletti, neuropsicóloga.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Existem produtos novos que tratam Alzheimer e trazem resultados?
- Uma pessoa com “memória ruim” tem mais chances de desenvolver a Doença de Alzheimer?
- Tem como evitar a Doença de Alzheimer? .
- O que é disfunção executiva? Gostaria de entender melhor o que significa disfunção executiva. Ela está presente no TDAH ou na deficiência intelectual? E no autismo, a disfunção executiva também aparece? Pessoas com inteligência limítrofe podem apresentar esse tipo de dificuldade? E no transtorno bipolar,…
- É possível a pessoa ter deficiência intelectual leve e Dislexia e Discalculia?? Pois eu vi que isso não pode ocorrer na mesma pessoa. E queria saber se isso ocorre na deficiência Limítrofe.
- Uma pessoa com deficiência intelectual leve tem maior risco de desenvolver Alzheimer à medida que envelhece??
- Um traumatismo craniano ocorrido na primeira infância pode causar ou antecipar o surgimento de alzheimer na meia-idade?
- Minha mãe toma alois a 6 dias e está sentindo muito desconforto, perturbação na cabeça, sonolência e fraqueza. Isso é normal?
- Boa tarde minha mãe tem 89 com parkeson,e Alzamei,Toma medicação para depressão,dormir,e de parkeson,só que esta muito dificil para ela se alimentar da comida líquida e mesmo assim rejeita. passo três horas para dar 100 ml na madeira,o que posso fazer para ela melhorar alimentação.
- Existe forma de retardar o avanço da Doença De Alzheimer ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Doença de Alzheimer
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.