Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas

5 respostas
Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas e fez testes de ressonância, mas não fez o teste da memória. Ela não foi diagnosticada com alzheimer. Há algum risco de ela ter a doença, mesmo os exames tendo apresentado normalidade ?
Mesmo os exames com os resultados normais, há sim o risco de sua mãe ter a doença. Porém pelo histórico de depressão há uma chance desses esquecimentos serem decorrentes disso. No entanto uma avaliação clínica do caso poderia ser relevante. Procure um psicólogo que possa fazer essa avaliação. Espero ter ajudado.

Recomendaria uma avaliação Neuropsicológica no quadro em questão. Um diagnóstico de Alzheimer requer uma avaliação detalhada da parte cognitiva do paciente, juntamente com anamnese detalhada, histórico de doenças na família, e também dos aspectos emocionais. A junção de todos esses dados poderá indicar se o diagnóstico é mesmo de Alzheimer.

Atenciosamente

Ligia
Sim, há risco de ser alguma doença demencial, inclusive a doença de Alzheimer - DA (veja outras perguntas que ja respondi a respeito). Em primeiro lugar é preciso estabelecer se mesmo recebendo tratamento para depressao ela ja remitiu os sintomas, ou seja, melhorou significativamente do humor ( grosso modo estando "normal" ou "quase normal" em relação ao que era antes do quadro depressivo). Isso porque episodios depressivos nao equacionados certamente podem prejudicar a cognição como um todo, piorando-a. Alem disso é pertinente considerar que doenças demenciais podem estar presentes mesmo com ressonancias de craneo laudadas como normais - sendo alias esse um achado bem comum em Doença de Alzheimer Inicial. Por esse motivo recomendo que voce procure um especialista em doenças demencias. Veja o que ja respondi sobre qual profissional procurar. Mais: testes neuropsicologicos no caso serao fundamentais, e preferencialmente mais robustos que somente os de rastreio simples.
Procure um Neuropsicólogo para realizar uma avaliação minuciosa do quadro de sua mãe, onde se avaliará todos esses aspectos como o humor, comportamento, memória, atenção...
O estresse, a ansiedade e a depressão estão na lista dos principais inimigos da memória. Segundo estudos científicos recentes, a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, quando em excesso, pode causar diminuição do hipocampo (nosso "hard drive"), a região do cérebro onde ficam armazenados nossas lembranças e conhecimentos. Se não tratadas, essas doenças ligadas ao estilo de vida contemporâneo podem causar danos cerebrais semelhantes ao Alzheimer ou mesmo acelerar a chegada da doença degenerativa.
Uma avaliação neuropsicológica pode contribuir para esclarecer todas as nuances do quadro em questão. Grata, Bete Paoletti, neuropsicóloga.