Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas

5 respostas
Minha mãe tem depressão e faz tratamento, porém é muito esquecida. Ela já foi em 2 neurologistas e fez testes de ressonância, mas não fez o teste da memória. Ela não foi diagnosticada com alzheimer. Há algum risco de ela ter a doença, mesmo os exames tendo apresentado normalidade ?
Mesmo os exames com os resultados normais, há sim o risco de sua mãe ter a doença. Porém pelo histórico de depressão há uma chance desses esquecimentos serem decorrentes disso. No entanto uma avaliação clínica do caso poderia ser relevante. Procure um psicólogo que possa fazer essa avaliação. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomendaria uma avaliação Neuropsicológica no quadro em questão. Um diagnóstico de Alzheimer requer uma avaliação detalhada da parte cognitiva do paciente, juntamente com anamnese detalhada, histórico de doenças na família, e também dos aspectos emocionais. A junção de todos esses dados poderá indicar se o diagnóstico é mesmo de Alzheimer.

Atenciosamente

Ligia
Sim, há risco de ser alguma doença demencial, inclusive a doença de Alzheimer - DA (veja outras perguntas que ja respondi a respeito). Em primeiro lugar é preciso estabelecer se mesmo recebendo tratamento para depressao ela ja remitiu os sintomas, ou seja, melhorou significativamente do humor ( grosso modo estando "normal" ou "quase normal" em relação ao que era antes do quadro depressivo). Isso porque episodios depressivos nao equacionados certamente podem prejudicar a cognição como um todo, piorando-a. Alem disso é pertinente considerar que doenças demenciais podem estar presentes mesmo com ressonancias de craneo laudadas como normais - sendo alias esse um achado bem comum em Doença de Alzheimer Inicial. Por esse motivo recomendo que voce procure um especialista em doenças demencias. Veja o que ja respondi sobre qual profissional procurar. Mais: testes neuropsicologicos no caso serao fundamentais, e preferencialmente mais robustos que somente os de rastreio simples.
Procure um Neuropsicólogo para realizar uma avaliação minuciosa do quadro de sua mãe, onde se avaliará todos esses aspectos como o humor, comportamento, memória, atenção...
O estresse, a ansiedade e a depressão estão na lista dos principais inimigos da memória. Segundo estudos científicos recentes, a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse, quando em excesso, pode causar diminuição do hipocampo (nosso "hard drive"), a região do cérebro onde ficam armazenados nossas lembranças e conhecimentos. Se não tratadas, essas doenças ligadas ao estilo de vida contemporâneo podem causar danos cerebrais semelhantes ao Alzheimer ou mesmo acelerar a chegada da doença degenerativa.
Uma avaliação neuropsicológica pode contribuir para esclarecer todas as nuances do quadro em questão. Grata, Bete Paoletti, neuropsicóloga.

Especialistas

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Aquino

Carlos Aquino

Psicólogo

São Paulo

Camila de Oliveira Fernandes

Camila de Oliveira Fernandes

Geriatra, Especialista em clínica médica

Viçosa

Graziela Baranda

Graziela Baranda

Geriatra

Além Paraíba

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Lorena V. S. Caldeira de Melo

Geriatra, Especialista em clínica médica

Montes Claros

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Doença de Alzheimer
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.