Minha mãe tem diabetes e furou o pé em um arame, e agravou-se formando uma ferida e infeccionou, porém

5 respostas
Minha mãe tem diabetes e furou o pé em um arame, e agravou-se formando uma ferida e infeccionou, porém levamos a uma emergência e não fizeram a drenagem. Foi receitada para tomar Clavulin 500 mg 3 vezes ao dia por 10 dias e metformina 850 mg.
Só que o açúcar não não baixa.
O que fazer?
Obrigado!!
 Gorette Albuquerque
Nutricionista
Recife
Sugiro que seja feita uma orientação adequada quanto à alimentação, ao mesmo tempo em que alerto para a necessidade de suplementação nutricional de acordo com o quadro clínico do paciente e os vários recursos disponíveis para minimizar a situação. Para isso sugiro que procure um Nutricionista Clínico Funcional em sua cidade, que com certeza saberá conduzir o caso, associado ao acompanhamento médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria de Fatima de Magalhaes Gonzaga
Endocrinologista, Médico clínico geral
Brasília
O stress causado pela ferida pode aumentar a glicemia e, nestes casos, outras medicações precisam ser associadas à metformina. O controle da glicemia acelera a melhora do processo infeccioso e acelera a cicatrização da ferida.
Dra. Lanna Cristina Gomes Leite
Endocrinologista, Médico clínico geral
Goiânia
São vários pontos para serem reavaliados: o estado atual da ferida, se o tratamento com este antibiótico vai ser o suficiente, intensificar o tratamento do diabetes para o controle da glicemia que ajuda na cicatrização. Enfim agendar uma consulta com médico especialista para reavaliar logo esse quadro, já que se não houver tratamento adequado pode haver complicações sérias.
Dra. Lia Lima
Médico clínico geral
São Paulo
Bom os colegas acima fizeram excelentes orientações sobre a situação da sua mãe. Fica a dica de que para que casos complicados como esse não se repita, deve orientar muito bem a sua mãe de que o diabetes não dá sintomas e que ela precisa sempre estar atenta ao controle da glicemia com uso de medicações, alimentação apropriada e acompanhamento médico e exame. Beijos. Espero terá contribuído, beijos.
Dra. Fernanda Barbosa Di Ninno
Endocrinologista
São Paulo
Olá, um processo infeccioso pode eclodir um quadro de diabetes ou piorar o controle glicemico. Deve-se tratar adequadamente a lesao infectada com antibiotico e/ou curativos e intensificar o controle glicemico com dieta bem regular e restrita para doces e carbohidratos livres e ingesta de agua. O ajuste dos medicamentos deve ser feito pelo especialista , com aumento de doses , associações e até uso de insulina . Após a resoluçaõ da infecção , o quadro costuma estabilizar .

Especialistas

Flavia Almeida

Flavia Almeida

Endocrinologista

Lavras

Luana Rocha

Luana Rocha

Nutricionista

Fortaleza

Mylena Teixeira

Mylena Teixeira

Nutricionista

Rio de Janeiro

Renata Araújo

Renata Araújo

Nutricionista

Curitiba

Suzane Siqueira

Suzane Siqueira

Nutricionista

Parauapebas

Flávia Nunes do Rozário

Flávia Nunes do Rozário

Nutricionista

Vitória

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1361 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.