Minha mãe tem diabetes mellitus tipo 2, toma há uns três anos metformina 850mg 3xdia, e Glicamin 20mg

3 respostas
Minha mãe tem diabetes mellitus tipo 2, toma há uns três anos metformina 850mg 3xdia, e Glicamin 20mg 3xdia, ministrados pela médica do Posto de Saúde. Sente muita tontura, falta de apetite e quase diariamente tem sintomas de hipoglicemia (mal estar, sudorese, tontura), seria por intolerância?
A medicação deve estar ajustada a glicemia e a ingestão alimentar, nem todo carboidrato causa elevação da glicemia, alguns pacientes tem grande desconforto abdominal em uso de metformina, agende uma consulta com o médico dela e peça a realização de novos exames sanguíneos (glicemia jejum, hemoglobina glicada e, se possível, peptídeo C para verificar a produção de insulina pelo pâncreas. Se não tiver nutricionista na UBS, algumas nutricionista atende em clínicas populares com valores de consulta acessíveis. Espero ter ajudado.

É importante ajustar o tratamento de sua mãe aos níveis de glicemia encontrados nos exames, porém o fator mais importante para prevenção de hipoglicemia é o fracionamento da dieta , ou seja , deve se alimentar conforme a recomendação médica ou da nutricionista , de 3 em 3 horas. Não deve permanecer mais que três horas sem se alimentar.
Em vigência dos sintomas de mal estar é importante detectar se está havendo realmente uma hipoglicemia ou falsa hipoglicemia.
Durante os sintomas deve se medir o dextro:
Se Dextro < 70 : hipoglicemia
Deve ingerir um copo com água e 15 gramas de açúcar, uma boa alternativa é um suco de maçã em caixinha.
Após isso adiantar a próxima refeição.
E deve se medir o dextro após 15 minutos.
Se dextro > 70: falsa hipoglicemia
Seu organismo não está se adaptando ao ajuste do tratamento, converse com seu médico mas prossiga o tratamento.
Adiante a próxima refeicao
Essas medicações tendem a diminuir o apetite e causar desconforto gástrico, podendo ocorrer esses episódios relatados. Seria importante a investigação do médico, se as doses estão conforme às necessidades. Procure também um Nutricionista, profissional capacitado para elaborar o planejamento alimentar personalizado e individualizado, de acordo com as necessidades dela. Abraços!