Minha mãe tem retinopatia diabética e um olho está sem visão, na verdade só vê vultos e consegue ver

6 respostas
Minha mãe tem retinopatia diabética e um olho está sem visão, na verdade só vê vultos e consegue ver pelo canto esquerdo do olho. O médico vai começar sessões a laser no outro olho que parece estar começando também. Mas será que esse olho que está sem visão tem jeito? Ela diz que parece uma gelatina se mexendo dentro do olho quando mexe a cabeça.
Olá! Ela deve procurar um especialista em retina porque há tratamento para a retinopatia diabética, e como ela já perdeu uma visão, tem que cuidar muito da que tem. E também é super importante um controle rigoroso da glicemia. Pode até ter tratamento para esse olho que não enxerga, mas quanto mais tempo passa, mais difícil fica. Então, leve-a logo a um especialista em retina. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A retinopatia diabética geralmente afeta os dois olhos simultaneamente, porém o paciente pode referir uma visão diferente entre um olho e outro, dependendo da região da retina que for afetada. Sangramentos também podem acontecer alternadamente entre os dois olhos, o que pode tornar a visão diferente entre eles. A doença também pode evoluir com complicações como por exemplo o descolamento de retina, que pode afetar os dois olhos em tempos diferentes e até mesmo tornar a possibilidade de recuperação visual extremamente difícil. Dessa forma, para sabermos o porquê de um olho está pior que o outro, assim como a possibilidade de tratamento, se torna necessário um exame de retina. Com isso chegamos na conclusão diagnóstica e proposta de tratamento. Infelizmente, muitas vezes em que me deparo com casos assim, oriento o paciente que temos que escolher o olho com mais chances de tratamento para tratar primeiro. Pois se perdermos tempo, o olho de melhor visão pode piorar muito. Enquanto o outro, mesmo com tratamento não ficará muito diferente. Por isso é tão importante todos os diabéticos visitarem regularmente o oftalmologista a partir do diagnóstico da doença. Pára que consigamos tratar a retinopatia com antecedência, evitando o aparecimento dessas complicações mais graves.
O retinólogo que a está tratando e fará laser no melhor olho com certeza já examinou o olho de pior visão para avaliar qual será a melhor opção. É possível que nesse olho haja hemorragia e seja necessária uma cirurgia. Em alguns casos esperamos cerca de 3 meses pra uma possivel melhora espontânea, para evitar a cirurgia. Peça à sua mãe para perguntar ao médico dela qual será a programação do outro olho.
É muito importante uma avaliação com especialista em retina . Com isso será possível determinar em que estágio se encontra a doença e a melhor forma de tratamento
Oftalmologia é uma das poucas áreas da saude, onde a telemedicina, nao permite dar fechar diagnóstico, visite o seu oftalmologista, realize exames mais específicos para avaliar suas queixas e doença
Para o olho afetado pela retinopatia diabética da sua mãe, tratamentos como vitrectomia ou injeções intravítreas podem ajudar, dependendo da condição específica. O controle rigoroso do diabetes é fundamental. Uma avaliação por um especialista pode determinar as melhores opções. Mesmo que a recuperação total da visão não seja possível, alguns tratamentos podem melhorar a situação ou estabilizar a doença.

Especialistas

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Edson Fanchin

Edson Fanchin

Oftalmologista, Especialista em dor

Caxias Do Sul

Frederico Bucar Moraes Jardim

Frederico Bucar Moraes Jardim

Oftalmologista

Unaí

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Retinopatia diabética
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.