Minha mãe teve carcinoma papilifero da tireóide a 4 anos, retirou toda a tireóide e tomou uma dose

4 respostas
Minha mãe teve carcinoma papilifero da tireóide a 4 anos, retirou toda a tireóide e tomou uma dose de iodo radioativo, faz acompanhamento com exames de sangue e ultrassom, no último apareceram 3 linfonodos aumentados e ausência do hilo gorduroso central e o médico solicitou punção, o que pode ser?
O carcinoma papilar da tireóide tem que ser acompanhado com exame físico e exames complementares, devido a chance de metástase, sendo o local mais comum, os linfonodos cervicais e o USG (ultrassom) é um dos melhores exames para avaliar suas características, que vão definir se são suspeitos ou não. No seu caso, o linfonodo apresenta algumas características suspeitas devendo ser realizado a punção e a dosagem da tireoglobulina para confirmar ou afastar mestástase do carcinoma papilar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá,

O Tratamento anterior para o caso da sua mãe foi o correto. O principal tratamento para o câncer de tireoide é a Cirurgia, podendo ser seguida de Radioiodoterapia conforme o caso.
Podem sim existir recidivas, dependendo de características do tumor inicial e que podem demorar anos para aparecer.
Por isso o seguimento do paciente deve ser em longo prazo, com exames de sangue, ultrassom e outros de imagem conforme o caso.
Quando aparecem nos exames alterações que deixam dúvidas sobre a natureza, devem ser investigadas e uma maneira de investigar é realizando a Punção aspirativa.
E novamente, dependendo do resultado, a conduta a ser tomada pode variar, desde nova cirurgia, nova dose de iodo ou somente observar.

Espero ter ajudado!
A conduta do médico que acompanha sua mãe está correta! Aparente ser um médico cauteloso. Claro que a suspeita neste caso é que a neoplasia tenha voltado nos linfonodos do pescoço ... o que é relativamente comum de acontecer. Mesmo que isso venha a ser verdade o prognostico ainda é muito bom! Fique tranquila e confie no profissional que a atende. Boa sorte
No caso da sua mãe com exame de ultrasson com linfócitos suspeitos, a conduta correta é a punção aspirativa com dosagem de tireoglobulina.
O carcinoma papilifero da tireóide pode dar metástases para linfócitos cervicais e o tratamento cirúrgico tem elevada incidência de cura.

Especialistas

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Carlos Eduardo Molinari Nardi

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Mario Augusto Ferrari de Castro

Mario Augusto Ferrari de Castro

Cirurgião de cabeça e pescoço

Santos

Nilton Costa Junior

Nilton Costa Junior

Cirurgião de cabeça e pescoço

Belo Horizonte

Luciano Luz

Luciano Luz

Cirurgião de cabeça e pescoço

Picos

Fabio Mitsuhiro Satake

Fabio Mitsuhiro Satake

Cirurgião de cabeça e pescoço

Nova Lima

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Neoplasias Da Glândula Tireóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.