Minha mãe teve carcinoma papilifero da tireóide a 4 anos, retirou toda a tireóide e tomou uma dose

4 respostas
Minha mãe teve carcinoma papilifero da tireóide a 4 anos, retirou toda a tireóide e tomou uma dose de iodo radioativo, faz acompanhamento com exames de sangue e ultrassom, no último apareceram 3 linfonodos aumentados e ausência do hilo gorduroso central e o médico solicitou punção, o que pode ser?
O carcinoma papilar da tireóide tem que ser acompanhado com exame físico e exames complementares, devido a chance de metástase, sendo o local mais comum, os linfonodos cervicais e o USG (ultrassom) é um dos melhores exames para avaliar suas características, que vão definir se são suspeitos ou não. No seu caso, o linfonodo apresenta algumas características suspeitas devendo ser realizado a punção e a dosagem da tireoglobulina para confirmar ou afastar mestástase do carcinoma papilar.

Olá,

O Tratamento anterior para o caso da sua mãe foi o correto. O principal tratamento para o câncer de tireoide é a Cirurgia, podendo ser seguida de Radioiodoterapia conforme o caso.
Podem sim existir recidivas, dependendo de características do tumor inicial e que podem demorar anos para aparecer.
Por isso o seguimento do paciente deve ser em longo prazo, com exames de sangue, ultrassom e outros de imagem conforme o caso.
Quando aparecem nos exames alterações que deixam dúvidas sobre a natureza, devem ser investigadas e uma maneira de investigar é realizando a Punção aspirativa.
E novamente, dependendo do resultado, a conduta a ser tomada pode variar, desde nova cirurgia, nova dose de iodo ou somente observar.

Espero ter ajudado!
A conduta do médico que acompanha sua mãe está correta! Aparente ser um médico cauteloso. Claro que a suspeita neste caso é que a neoplasia tenha voltado nos linfonodos do pescoço ... o que é relativamente comum de acontecer. Mesmo que isso venha a ser verdade o prognostico ainda é muito bom! Fique tranquila e confie no profissional que a atende. Boa sorte
No caso da sua mãe com exame de ultrasson com linfócitos suspeitos, a conduta correta é a punção aspirativa com dosagem de tireoglobulina.
O carcinoma papilifero da tireóide pode dar metástases para linfócitos cervicais e o tratamento cirúrgico tem elevada incidência de cura.