Minha mãe vem sendo tratada da Doença de Alzeimer com Rivastigmina, Memantina, Quetiapina (200mg, sendo

7 respostas
Minha mãe vem sendo tratada da Doença de Alzeimer com Rivastigmina, Memantina, Quetiapina (200mg, sendo 50 2x e 100 à noite) e Sertralina.
Notei que, após tomar a Quetiapina à tarde ela fica muito mais agitada, desorientada e algumas vezes agressiva. Será que há relação?
Acho improvável que a agitação decorra da quetiapina, pois é um medicamento que deve ter sido prescrito justamente para confortar a paciente e cuidadores do ponto de vista comportamental. Pouco provável efeito paradoxal. As oscilações de humor e do estado de consciência além do nível basal “normal” devem ser avaliadas com muita cautela, pois podem indicar desde alterações metabólicas ou até mesmo infecciosas. Excluido esta possibilidade, talvez esta agitação apenas no período noturno, pode estar relacionado a menor luminosidade, deixando a paciente mais confusa e aflita. Em última analise, pode-se realizar o teste de suspender esta dose vespertina. Mas o ideal é procurar o neurologista que ja acompanha o caso, pois o mesmo conhece o perfil comportamental.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alina Campos Tomaz Teixeira
Psicanalista, Psicólogo
Belo Horizonte
Olá. Muitos medicamentos ainda que sejam necessários e que estejam fazendo um papel fundamental no processo do desenvolvimento do transtorno, podem em algumas ocasiões alterar ou reforçar as alterações que acometem o portador do sofrimento, principalmente o de Alzheimer.
Este transtorno é invasivo e quando se espera que a pessoa está equilibrada, acontece uma ou várias alterações no curso da doença. Mesmo porque a pessoa não tem o mesmo estado e de humor igual todos os dias. Mesmo doente existe alterações que não são explicadas, mas que podem ser entendidas se forem observadas com mais cuidado o que acontece com sua mãe em determinado horário do dia. Talvez ela queira se comunicar.
 Laura Vargas Medina
Psicólogo
Barueri
Olá! a partir das medicações descritas, imagino que sua mãe está recebendo acomopanhamento profissional. O Alzeimer, dependendo da gravidade exige a uma interação medicamentosa, que o médico que acompanha deverá proceder com a melhoer escolha. Sem conhecer o caso, a história da paciente e o histórico da doença, penso não ser possível sugerir ou não que a " agitação e desorientação" relatadas esteja diretamente ligadas com o uso da QUETIAPINA ou com o horário em que está sendo ministrada. Porém os familiares e cuidadores, quando atentos ao paciente, conseguem realizar observações e reunir informações importantes, que devem ser transmitidas ao médico a fim de ampliar as possibilidades de cuidados. e adequação dos medicamentos, visando melhoras ao paciente. Observar por exemplo, quantos dias após o uso de uma nova medicação, sua mãe apresentou alterações, quais as alterações...
Deixo um abraço! E um alerta para a necessidade de cuidar dos cuidadores (as) emocionalmente envolvidos.
Procure pela orientação do médico que a acompanha no caso e nas alterações comportamentais, somente ele poderá conduzir de forma correta esta prescrição medicamentosa.
Atenciosamente!
 Léa Michaan
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Pode ser que sim, afinal, o organismo de cada paciente responde de forma singular as medicações. No entanto, pode ser que coincidiu uma mudança no comportamento de sua mãe, porque muitos pessoas com Alzheimer, apresentam picos de agressividade, com a utilização do medicamento. Vale observar e levar este dado ao psiquiatra também.
Ser filha de uma mãe com Alzheimer, não é fácil. Imagino como é difícil ver a sua mãe, que já foi um dia a sua heroína, estar alheia e regredida...
Procure fazer coisas que te alimentam emocionalmente para ter mais forças para lidar com a sua mãe.
Um forte abraço,
Léa
Olá ! Vc pode tentar retirar essa dose da tarde que vc esta suspeitando de causar agitação e fazer o teste. Efeitos contrários podem estar acontecendo... Observe se neste horário em que fica mais agitada e confusa, se não muda algo na casa, barulhos, pessoas estranhas... a mudança do ambiente deixa o paciente com Alzheimer mais agitado e nervoso. Observe. Depois leve as observações ao seu médico !
Dra. Vera Pelizzari
Psicólogo
São Paulo
Entendo seu sofrimento e sua preocupação, alguns medicamentos produzem alterações sim, porém o melhor que você tem a fazer é consultar o profissional que está cuidando dela, para que ele possa tomar a melhor medida.
Porém não se esqueça, a família também merece cuidados.
Abraço
Vera Pelizzari

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3014 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.