Minha psicóloga me diagnosticou com TDAH, mas vários conhecidos comentaram que é estranho porque não

29 respostas
Minha psicóloga me diagnosticou com TDAH, mas vários conhecidos comentaram que é estranho porque não fiz os testes que muitos exigem. Esses testes são os únicos que determinam o diagnostico? Estou em acompanhamento com a psicóloga já faz um tempo, quase dois anos e ela comentou que vem avaliando e estudando o meu caso, por isso determinou o diagnóstico. Mas, fiquei um pouco confusa, por não ter feito esses testes.
Olá, tudo bem?
De maneira geral o diagnóstico pode ser feito de maneira clinica, ou seja, feito com base nos sintomas, da mesma maneira que outros problemas, como a síndrome do pânico e a depressão. Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma.
Não existem biomarcadores para a condição, isto é, substâncias que possam ser dosadas no sangue ou alterações específicas em um exame de neuroimagem. O TDAH é um diagnóstico de exclusão e outras causas de desatenção e hiperatividade como transtornos de ansiedade, humor, uso de substâncias, etc devem ser primeiramente excluídas.

Caso haja dúvida ainda em relação a isso, você pode buscar a opinião de outros profissionais, sugiro que procure um Neurologista ou Psiquiatra para maiores esclarecimentos. Abraços!

Olá! O diagnóstico de TDAH é complexo e se dá a partir de dados de observação, história do paciente, sinais e sintomas atuais, porém a abordagem multiprofissional será a mais indicada para a conclusão do diagnóstico. O Neuropsicólogo possui amplo conhecimento, ferramentas e testes extremamente importantes para o diagnóstico e a assertividade será maior quando for em conjunto com outros profissionais como Psiquiatra, Neurologista ou Fonoaudiólogo... Sinais e sintomas do TDAH podem estar relacionados a outros transtornos e por isso a complexidade de se chegar a conclusão e também a importância do Diagnóstico diferencial.
Tudo isso não descarta que a sua psicóloga esteja certa no diagnóstico, porém é importante uma abordagem multiprofissional com ferramentas apropriadas para uma maior assertividade. Abraço!
Olá, o diagnóstico de TDAH pode ser feito por avaliação psicológica e/ou confirmado na aplicação de testes. Sugiro que discuta com sua psicóloga essa sua questão. Ela está te acompanhando há bastante tempo e, com certeza, é a pessoa mais capacitada para te orientar. Fique bem.
As opiniões dos colegas acima, procedem. Ou seja, de fato, não há um teste específico para TDAH. O diagnóstico é clínico baseado em suas informações do desenvolvimento em vários contextos ao longo da vida ( escolar, vida social, profissional/acadêmica etc.) e eventualmente de parentes próximos que podem colaborar e também pode ser demostrado por avaliações neuropsicológica apenas como mais um meio de confirmação. Seus conhecidos se não tiverem conhecimento aprofundado nesse diagnóstico, podem ter a impressão de que você não possua algumas das características clássicas do TDAH e de fato algumas pessoas podem não apresentar as características com intensidade suficiente para essa percepção ser tão clara. Mais do que saber o diagnóstico é aprender a lidar com os sintomas que podem dificultar seu dia a dia. Converse com sua Psicóloga o que pode ser feito para ter esse treinamento de habilidades adequado às suas necessidades e dificuldades e com um Psiquiatra/Neurologista que tenha experiência com TDAH para saber se será necessário medicamento ou não.
Olá! O diagnóstico pode ser feito de maneira clinica, pelo psicólogo, com base nos sintomas, como a depressão e ansiedade, o Psiquiatra ou Neurologista pode confirmar esse transtorno, caso não esteja segura. Mas é importante conversar com sua psicóloga, sobre a relação terapêutica de vocês e, para juntas fazerem um plano de tratamento que seja bom para você, para você ter melhor bem estar e aprende a viver melhor com o TDAH. Se cuida. Abraço.
Os psicólogos podem com base na observação clínica levantar hipótese diagnóstica de TDHA se houver características compatíveis com o transtorno e encaminhar para um especialista Neurologista ou Psiquiatra que poderão definir o diagnóstico (com apresentação de CID), geralmente concluem somente após evidências que validem o transtorno. Estas evidências podem ser obtidas após sugestão por estes profissionais para que o paciente realize uma avaliação Neuropsicologica, que consiste em fazer testes específicos que incluem verificar atenção, hiperatividade, memória, QI, funções executivas, dentre outros, se necessário. Ainda é elaborado relatório conclusivo (documento) com dados dos testes e posteriormente enviado ao Neurologista ou Psiquiatra para que eles tenham condições de validar ou não a hipótese diagnóstica de TDAH apresentada inicialmente.

Dúvidas estarei a disposição.
Oi! Os testes psicológicos não são as únicas ferramentas para se pensar um diagnóstico. Aliás, nem de longe eles são imprescindíveis, não sendo prudente usá-los como única fonte de dados para a análise de uma situação. Seria interessante você questionar sua psicóloga sobre a questão. Você se sente à vontade para fazer isso? Se não, talvez seja o momento de procurar outras opiniões (que aliás, é o que você acabou fazendo quando decidiu perguntar aqui no Doctoralia). Se a confusão persistir, fico à disposição.
Olá! O TDAH é uma Síndrome Neurobiológica que se caracteriza por uma tríade sintomatológica (impulsividade, desatenção e hiperatividade) e para seu diagnóstico, segundo o DSM IV, são vistos critérios clínicos, sendo necessário o uso de testes ou não. Visto isso, o mais importante é trabalhar as consequências que o TDAH trazem, para aumentar a qualidade de vida, o rendimento seja nos estudos ou no trabalho, diminuindo assim os sintomas da tríade sintomatológica que vimos acima. Deixo de presente uma reflexão: "O que importa não é o que acontece, mas como você reage" - Epicteto. Abraços!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 140
Com relação a hipótese diagnóstica do TDAH, você pode procurar um psiquiatra ou um neurologista, que fará o trabalho do diagnóstico médico e, caso necessário, o mesmo indicará profissionais de outras especialidades a fim de auxiliá-lo na confirmação diagnóstica e na detecção de áreas prejudicadas e àreas preservadas e funcionais.
Olá, a avaliação neuropsicológica é também um procedimento que ajuda muito na investigação diagnóstica do TDAH. Esse tipo avaliação contribuir para direcionar melhor as intervenções, tratamentos, estratégias do cuidado e reabilitação. Abraços! Fique bem!
Oi, o diagnóstico de TDAH pode ser feito através de uma avaliação Neuropsicológica. Sugiro que discuta com sua psicóloga essa questão, e busque um profissional em Neuropsicologia. Me coloco à disposição. Abraço!
Olá, tudo bem?
O diagnóstico do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é clínico, ou seja, ocorre através de uma entrevista clínica detalhada e minuciosa que permite fechar critérios para a doença. Esta avaliação clínica poderá ser realizada por um psicólogo ou psiquiatra. Em alguns casos, antes de fechar o diagnóstico é solicitado à um neuropsicólogo (profissional graduado em psicologia e especializado em neuropsicologia) uma avaliação neuropsicológica, nesta avaliação busca-se investigar o perfil do funcionamento cognitivo do paciente, tais como memória de trabalho, atenção e funções executivas em geral, a utilização de testes psicológicos ou neuropsicológicos não é obrigatória para o diagnóstico do TDAH, mas é recomendada em casos de suspeita de déficits intelectuais ou transtornos de aprendizagem, podendo contribuir de forma significativa para o entendimento de déficits funcionais do paciente.
Olá! O TDAH é um diagnóstico complexo que leva em conta vários e múltiplos fatores, e também pode ser confundido com outros diagnósticos ou até ser comórbido com outros. A avaliação do histórico clínico é grande parte do diagnóstico, porém, deve ser unido à avaliação Neuropsicológica que vai conseguir identificar vários aspectos da sua cognição como atenção, memória, velocidade de processamento etc, e, assim, unido à observação clínica, dar uma resposta mais clara à cerca do seu funcionamento cognitivo e, talvez, confirmar ou não o TDAH. Abraço!
Olá, entendo que o diagnostico é importante e trás mais esclarecimento para alguns comportamentos, mais pensando por outro lado... será que o principal objetivo da psicoterapia é apenas trazer um diagnostico e trata-lo? Eu gosto muito de ressaltar: quem é você por trás do diagnostico? existe um ser, que não se resume a um diagnostico (é claro que isso não te livra de alguns comportamentos indesejados), não se resumir e se limitar a um diagnostico é de extrema importância, você é um mundo de possibilidades que vai além do diagnostico, que precisa ser ressaltado.
Olá! No TDAH o diagnóstico pode ser feito clinicamente pelo psicólogo. Não se faz necessário a realização de exames como ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas. Quando necessário o trabalho em conjunto com outros profissionais é recomendado e indicado. Converse com sua terapeuta a cerca das suas dúvidas para que possa entender melhor a sua questão e assim alinharem as expectativas da conduta terapêutica.
Olá, para o diagnóstico de TDAH nem sempre se faz necessário a realização de testes e exames. O diagnóstico é feito com base nos sintomas, na forma do paciente de enfrentar as situações, bem como no impacto que os sintomas possuem na vida da pessoa. O mais indicado é um acompanhamento multiprofissional para maior assertividade tanto no diagnóstico e como resultado do tratamento, principalmente com acompanhamento psicológico e psiquiátrico/neurológico. Pode ser benéfico você levar este assunto na sessão de terapia até mesmo para entender melhor quais os critérios a sua psicóloga encontrou para o diagnóstico. Espero ter lhe ajudado! Abraço!
Olá...
No Brasil são poucos os recursos como Testes Psicológicos para compor uma avaliação e diagnóstico de TDAH. Desta forma a maior parte dos diagnósticos são feitos por "anamnese" ou a observação clínica do paciente.
Também são poucos os Psicólogos que se especializam em Psicometria (a área da Psicologia que estuda as ferramentas e princípios que se propõem a medir as características mentais) o que significa dizer que há um número reduzido de Psicólogos que - de fato - se utiliza de ferramentas estatisticamente testadas e comprovadas por método científico. Para alguns isso não quer dizer nada, mas é importante perguntar: Qual a probabilidade de um diagnóstico ser contaminado por autoreferência? (ou seja, ter em si a subjetividade do próprio avaliador) sem dúvida uma avaliação Psicométrica seria menos sujeita a isso.
Outra questão é a recusa dos Psicólogos em fornecer claramente um diagnóstico e já iniciar um processo terapêutico: Não se trata algo que não se sabe o que é! Para isso que existe o Psicodiagnóstico que pode até mesmo compor o fazer da Psicoterapia, mas jamais ser deixado de lado. Não se dá remédios para tratar algo que não se sabe o que é... Assim como não se faz terapia sem saber qual o alvo que se busca atingir junto ao paciente.
Olá.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um diagnóstico que pode ser dado apenas com base na avaliação clínica do paciente, entretanto, considerando que os sintomas podem se confundir com outros transtornos, é recomendável que se faça a avaliação neuropsicológica que pode auxiliar em um diagnóstico mais preciso . Mas vale esclarecer que não existem exames específicos que garantam o diagnóstico de TDAH.
Existem escalas que são preenchidas de acordo com os critérios do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos) os quais utilizamos para diagnóstico, acompanhamento e evolução do paciente.
A avaliação neuropsicológica serve para APROFUNDAR quais itens entre os tipos de memória, principalmente atenção dividida, alternada, sustentada, linguagem, velocidade de processamento, controle inibitório estão. É escolha do paciente fazer ou não a avaliação para conhecer como seu cérebro funciona e melhorar sua eficiência.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 200
O diagnóstico do TDAH é clínico e de exclusão, ou seja, os exames de imagem e marcadores neurológicos são realizados para excluir a possibilidade de outros distúrbios/transtornos que podem causar a instabilidade da atenção, impulsividade e hiperatividade.

Sendo assim, provavelmente a sua psicóloga analisou a sua clínica de acordo com as escalas estabelecidas pelo DSM-IV ou DSM-V para estabelecer o seu diagnóstico. Caso deseje analisar melhor questões como memória, funcionamento das funções executivas, processamento e controle inibitório, você pode buscar uma avaliação neuropsicológica com o neurologista, mas não é essencial para o diagnóstico do TDAH em si.
Olá, é necessário compreender quais seriam os motivos dela te dar esse diagnóstico, uma vez que, na psicanálise lacaniana não trabalhamos dando nenhum diagnóstico ao paciente, pois não é necessário, e ainda por cima, dessa forma não buscamos o objetivo da análise que é a pessoa se reconhecer enquanto ela mesma, sem ter rótulos nenhum. Só então ela pode chegar num caminho próximo da 'cura' psicanalítica.
Olá! Os testes psicológicos podem ser uma ferramenta importante para auxiliar no diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas eles não são os únicos meios utilizados para determinar o diagnóstico.

Para diagnosticar o TDAH, os profissionais de saúde geralmente usam uma combinação de métodos, incluindo:

Entrevistas clínicas: Um profissional de saúde irá entrevistar a pessoa e seus familiares para coletar informações sobre os sintomas, a história médica e o desenvolvimento.

Escalas de avaliação: Os profissionais de saúde podem usar escalas de avaliação para avaliar os sintomas de TDAH, como a Escala de Sintomas de Déficit de Atenção/Hiperatividade (DSM-IV).

Testes psicológicos: os profissionais de saúde podem usar testes psicológicos para avaliar as habilidades cognitivas e comportamentais, como a avaliação da atenção, memória e raciocínio.

Exames físicos: os profissionais de saúde podem fazer exames físicos para descartar outras condições médicas que possam causar sintomas semelhantes ao TDAH.

É importante notar que o diagnóstico de TDAH deve ser feito por um profissional capacitado, como um psiquiatra ou psicólogo clínico, e não apenas com base em um teste psicológico isolado.
Olá! Sim, o psicólogo tem essa autonomia, mas qualquer diagnóstico necessita de uma larga investigação, antes de ser fechado. Nesse sentido, os testes são mais uma ferramenta para compor a avaliação, mas não são obrigatórios e devem sempre ser acompanhados de observação e entrevista.
O diagnóstico do TDAH pode ser realizado de forma clínica, através de investigação e acompanhamento do paciente. Contudo, considerando que os sintomas do TDAH são também característicos de outros transtornos, é recomendável que se busque realizar um teste neurológico, afim de que se obtenha um diagnóstico mais preciso.
O diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é muitas vezes complexo e requer uma avaliação cuidadosa. Além disso, não há um único teste definitivo para TDAH. Em vez disso, o diagnóstico é normalmente baseado em uma variedade de critérios, incluindo avaliações comportamentais, histórico médico e psicológico, e em alguns casos, testes neuropsicológicos.

É importante lembrar que a avaliação e o diagnóstico de TDAH são uma competência de um profissional de saúde mental. Se a sua psicóloga já vem acompanhando você há algum tempo e estudou cuidadosamente o seu caso, ela pode ter base para este diagnóstico. No entanto, se você está preocupada ou confusa sobre o diagnóstico, seria útil discutir suas preocupações com ela. Ela deve ser capaz de esclarecer o processo de diagnóstico para você e explicar por que ela acredita que TDAH é o diagnóstico correto no seu caso.

Se mesmo assim você ainda estiver em dúvida, buscar uma segunda opinião de outro profissional de saúde mental pode ser útil para garantir que o diagnóstico seja preciso.
Boa tarde! É possível diagnosticar apenas com avaliação clínica
Entendo sua preocupação em relação ao diagnóstico do TDAH. É importante esclarecer que o diagnóstico do TDAH não se baseia apenas em testes específicos, mas também na avaliação clínica realizada por um profissional de saúde mental qualificado, como um psicólogo.

Durante o processo de diagnóstico, o psicólogo avalia diversos aspectos, como histórico de sintomas, relatos do paciente e de pessoas próximas, observações clínicas e a aplicação de instrumentos de avaliação. Esses instrumentos podem incluir questionários, escalas e testes padronizados, que auxiliam na coleta de informações adicionais e na compreensão do quadro clínico.

No seu caso, sua psicóloga tem acompanhado você há quase dois anos e vem avaliando e estudando seu caso. Durante esse período, ela pôde analisar seus sintomas, características e a evolução ao longo do tempo. Com base nessas informações e em sua expertise profissional, ela determinou o diagnóstico de TDAH.

É importante ressaltar que, se você tiver dúvidas ou sentir necessidade de confirmar o diagnóstico por meio de testes específicos, você pode conversar com sua psicóloga, ou algum outro profissional, sobre essa possibilidade.
Olá, um diagnóstico pode sim ser feito apenas com base nas avaliações clínicas, porém, caso tenha interesse, recomendo procurar uma Avaliação diagnóstica, este processo é feito por psicólogos especializados em reconhecer e diagnosticar possíveis transtornos. Neste processo será utilizada uma bateria de testes os quais seus colegas comentaram! Fico a disposição para esclarecer mais dúvidas, um abraço.
Bom dia! Existem testagens que podem auxiliar na confirmação de TDAH, procure um especialista nessa área. Geralmente Neuropsicólogos tem essa capacidade clinica de fazer essas testagens. Um abraço!