Mudança de tempo pode mudar tambem o comportamento do depressivo?

8 respostas
Mudança de tempo pode mudar tambem o comportamento do depressivo?
Acredito que as mudanças de estações podem alterar o nosso comportamento cotidiano. No verão saímos mais, pegamos mais sol, tiramos férias... e no inverno podemos sentir mais sono, mais fome, menos sede, mais "vontade de ficar na cama" e tudo isso influencia o nosso humor.
Essas mudanças são notadamente maiores em países onde as estações do ano são mais rigorosas. Há estudos que apontam que devido a mudança de hábitos, como exposição ao sol (os dias são menores), alteram a produção de hormônios responsáveis pelo humor e por isso as pessoas ficam mais vulneráveis essas flutuações.
O fato é que as pessoas fragilizadas podem sentir muito mais essas influencias e apresentarem um aumento dos sintomas depressivos, no caso da depressão maior.
Há ainda a depressão sazonal, que como o nome já diz, acontece periodicamente no outono e inverno. As pessoas que sofrem dessa depressão sentem uma mudança brusca no humor (negativamente) somente nessa época do ano. É mais frequente em mulheres.Abç

Olá amigo!
Sim, cada um é suas experiências e tais experiências tem sempre o significado subjetivo. Assim, uma mudança de tempo pode ter o significado negativo para essa pessoa. Coloco-me à disposição! Um abraço!
A mudança de tempo pode sim interferir no comportamento de uma pessoa com sintoma depressivo. Se você já toma medicamento, sugiro que retorne ao seu médico para que ele possa lhe avaliar novamente. Existe outro transtorno como afetivo sazional ou até mesmo depressão sazional que se confunde com a depressão por serem semelhantes. Converse com o seu médico e se puder inclua atividades físicas na sua rotina, caminhar, por exemplo, melhora bastante a depressão, assim como uma alimentação saudável e sono tranquilo. Espero ter ajudado!! Estimo melhoras!!!

Boa sorte!!!
É possível que sim, existem muitos motivos para que a pessoa diagnosticada com depressão sinta que seus sintomas piorem ou não. Isto pode ser considerado como algo pessoal do indivíduo também, na psicoterapia investigaríamos se existe um significado para o individuo a mudança de tempo.
Abraços!
A pessoa quando está com depressão, já se encontra muito fragilizada emocionalmente e qualquer alteração externa pode influenciar o seu estado.
Procure ajuda profissional, psicólogo, psiquiatra para te ajudar a sair desta depressão, vc não precisa viver neste sofrimento.
A vida é fugaz, precisamos aproveitá-la.
Gde abraço;
Denise
Pode. Existe o Transtorno Afetivo Sazonal ou Depressão sazonal, em que os sintomas tendem a ser mais atípicos incluindo necessidade maior de sono, aumento da fissura por carboidratos, aumento do apetite e de peso e fadiga extrema. Ocorre com maior frequencia em países com menor tempo de incidencia de luz solar nos períodos de outono/inverno, mais em mulheres jovens. Em 10% das pessoas pode ocorrer no verão com sintomas mais frequentes de insonia e perda de peso. As hipóteses sobre a causa da depressão sazonal se relacionam ao periodo de luz solar, ciclo circadiano e à secreção de melatonina. Procure um psiquiatra, podem ser necessários exames clínicos para descartar outras patologias que podem simular sintomas depressivos e que devem ser sempre avaliados.
Contexto , microclimas , sazonalidades , incidência menor ou maio de luminosidade , ambientes fechados ou abertos ... muitas podem ser as causas . Afetuoso abraço!
Olá. Sim, a mudança de clima pode afetar no nosso humor. Em alguns países, como Noruega se fala de depressão sazonal. Ou seja, o clima contribuindo para o quadro depressivo apareça de forma mais intensa. Espero ter ajudado. Abraço.