Mudança de tempo pode mudar tambem o comportamento do depressivo?
8
respostas
Mudança de tempo pode mudar tambem o comportamento do depressivo?
Acredito que as mudanças de estações podem alterar o nosso comportamento cotidiano. No verão saímos mais, pegamos mais sol, tiramos férias... e no inverno podemos sentir mais sono, mais fome, menos sede, mais "vontade de ficar na cama" e tudo isso influencia o nosso humor.
Essas mudanças são notadamente maiores em países onde as estações do ano são mais rigorosas. Há estudos que apontam que devido a mudança de hábitos, como exposição ao sol (os dias são menores), alteram a produção de hormônios responsáveis pelo humor e por isso as pessoas ficam mais vulneráveis essas flutuações.
O fato é que as pessoas fragilizadas podem sentir muito mais essas influencias e apresentarem um aumento dos sintomas depressivos, no caso da depressão maior.
Há ainda a depressão sazonal, que como o nome já diz, acontece periodicamente no outono e inverno. As pessoas que sofrem dessa depressão sentem uma mudança brusca no humor (negativamente) somente nessa época do ano. É mais frequente em mulheres.Abç
Essas mudanças são notadamente maiores em países onde as estações do ano são mais rigorosas. Há estudos que apontam que devido a mudança de hábitos, como exposição ao sol (os dias são menores), alteram a produção de hormônios responsáveis pelo humor e por isso as pessoas ficam mais vulneráveis essas flutuações.
O fato é que as pessoas fragilizadas podem sentir muito mais essas influencias e apresentarem um aumento dos sintomas depressivos, no caso da depressão maior.
Há ainda a depressão sazonal, que como o nome já diz, acontece periodicamente no outono e inverno. As pessoas que sofrem dessa depressão sentem uma mudança brusca no humor (negativamente) somente nessa época do ano. É mais frequente em mulheres.Abç
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá amigo!
Sim, cada um é suas experiências e tais experiências tem sempre o significado subjetivo. Assim, uma mudança de tempo pode ter o significado negativo para essa pessoa. Coloco-me à disposição! Um abraço!
Sim, cada um é suas experiências e tais experiências tem sempre o significado subjetivo. Assim, uma mudança de tempo pode ter o significado negativo para essa pessoa. Coloco-me à disposição! Um abraço!
A mudança de tempo pode sim interferir no comportamento de uma pessoa com sintoma depressivo. Se você já toma medicamento, sugiro que retorne ao seu médico para que ele possa lhe avaliar novamente. Existe outro transtorno como afetivo sazional ou até mesmo depressão sazional que se confunde com a depressão por serem semelhantes. Converse com o seu médico e se puder inclua atividades físicas na sua rotina, caminhar, por exemplo, melhora bastante a depressão, assim como uma alimentação saudável e sono tranquilo. Espero ter ajudado!! Estimo melhoras!!!
Boa sorte!!!
Boa sorte!!!
É possível que sim, existem muitos motivos para que a pessoa diagnosticada com depressão sinta que seus sintomas piorem ou não. Isto pode ser considerado como algo pessoal do indivíduo também, na psicoterapia investigaríamos se existe um significado para o individuo a mudança de tempo.
Abraços!
Abraços!
A pessoa quando está com depressão, já se encontra muito fragilizada emocionalmente e qualquer alteração externa pode influenciar o seu estado.
Procure ajuda profissional, psicólogo, psiquiatra para te ajudar a sair desta depressão, vc não precisa viver neste sofrimento.
A vida é fugaz, precisamos aproveitá-la.
Gde abraço;
Denise
Procure ajuda profissional, psicólogo, psiquiatra para te ajudar a sair desta depressão, vc não precisa viver neste sofrimento.
A vida é fugaz, precisamos aproveitá-la.
Gde abraço;
Denise
Pode. Existe o Transtorno Afetivo Sazonal ou Depressão sazonal, em que os sintomas tendem a ser mais atípicos incluindo necessidade maior de sono, aumento da fissura por carboidratos, aumento do apetite e de peso e fadiga extrema. Ocorre com maior frequencia em países com menor tempo de incidencia de luz solar nos períodos de outono/inverno, mais em mulheres jovens. Em 10% das pessoas pode ocorrer no verão com sintomas mais frequentes de insonia e perda de peso. As hipóteses sobre a causa da depressão sazonal se relacionam ao periodo de luz solar, ciclo circadiano e à secreção de melatonina. Procure um psiquiatra, podem ser necessários exames clínicos para descartar outras patologias que podem simular sintomas depressivos e que devem ser sempre avaliados.
Contexto , microclimas , sazonalidades , incidência menor ou maio de luminosidade , ambientes fechados ou abertos ... muitas podem ser as causas . Afetuoso abraço!
Olá. Sim, a mudança de clima pode afetar no nosso humor. Em alguns países, como Noruega se fala de depressão sazonal. Ou seja, o clima contribuindo para o quadro depressivo apareça de forma mais intensa. Espero ter ajudado. Abraço.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.