Mulher, 54 anos, resultado da biopsia... Conclusão: Produto de biopsia retal: Mucosa retal com padrão

3 respostas
Mulher, 54 anos, resultado da biopsia... Conclusão: Produto de biopsia retal: Mucosa retal com padrão reativo leve, ausência de granulomas e elementos parasitários, ausência de atipias celulares. Nota: Caso persista a impressão endoscópica de neoplasia, sugerimos a repetição da biopsia. O que significa?
Olá. Como o Dr Daniel escreveu: se a indicação da colonoscopia era por suspeita de câncer ou se durante a realização da colonoscopia alguma lesão foi vista e era suspeita de ser câncer (isto está no laudo da colonoscopia) , o caso deve ser revisado pois, na AMOSTRA que chegou ao serviço de Patologia não se evidenciou câncer. Converse com seu oncologista /proctologista /gastroenterologista - enfim, converse com quem indicou e com quem fez a conoscopia para esclarecimentos.

Sua pergunta é muito relevante, e é uma dúvida que com certa frequência aparece no consultório quando o (a) paciente traz um exame ou um conjunto de exames. Aparentemente, estamos diante de apenas parte da informação. É importante salientar que, no seu caso, deve existir um laudo da colonoscopia e outro laudo da biópsia - nem sempre ambos são processados na mesma instituição - é frequente que os hospitais / centros de endoscopia encaminhem as biópsias realizadas durante o exame para laboratórios de Patologia externos. Nesse caso, na sua pergunta não foi mencionada a conclusão do exame de colonoscopia. Mas a julgar pela descrição da biópsia, de que "caso persista a impressão endoscópica de neoplasia", é importante revisar com um médico o laudo da colonoscopia e esclarecer se houve de fato algum achado suspeito de câncer, alguma lesão que mereça prosseguimento da investigação. Espero ter ajudado.
Continuando se existe uma lesão retal suspeita para neoplasia (câncer de reto) se deve prosseguir com a investigação incluindo a repetição de alguns exames;
Pois bem vamos considerar que o local da biopsia não foi encontrado células atípicas mas em outra região da lesão poderia ter ou se a amostra enviada para patologia foi insuficiente são várias possibilidades de resultados duvidosos;
Como estamos falando de uma patologia grave que é a de um câncer retal e sabemos que tudo diagnosticado de início tem tratamento, acredito que a opinião de todos aqui será em prosseguir com a investigação;
Procure seu médico para realizar os exames necessários para se ter este esclarecimento, mas não é impossível de se tratar de uma úlcera retal benigna.