Na adolescência fui diagnosticada com sopro, hoje aos 39 anos ainda sinto os sintomas, às vezes só

2 respostas
Na adolescência fui diagnosticada com sopro, hoje aos 39 anos ainda sinto os sintomas, às vezes só de levantar o coração bate muito rápido (158)e demora para voltar ao batimento normal, me da um desconforto, e um pouco de falta de ar, e um pouco de tontura. O que posso fazer?
Totalmente de acordo com o colega Otavio Eboli. Como cardiopediatra, sinto dizer que ainda muitos colegas superestimam o achado de sopro na infância e na adolescência. Sopro, por si só, não constitui doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezada(o), a constatação de sopro cardíaco na infância não constitui exatamente ao diagnóstico de uma doença ou problema cardíaco, e sim um achado no exame físico, realizado com o estetoscópio com um profissional de bom ouvido. Isto quer dizer que os sintomas descritos podem não estar diretamente relacionados a este achado.
O que ocorre, e não era incomum, é que este "diagnóstico" era geralmente superestimado, mesmo que não trouxesse consequência alguma na dinâmica cardio-circulatória. A pessoa ficava estigmatizada e as atividades físicas eram reduzidas ou desestimuladas. Como resultado a pessoa sofria cronicamente com insegurança e com a falta de condicionamento aeróbico. Sugiro, antes tarde do que nunca, que faça uma avaliação mais criteriosa e completa com um cardiologista para detectar, ou afastar definitivamente, qualquer limitação e, com isso, readquirir a autoconfiança e a capacidade de realizar atividade física, com seu enorme potencial terapêutico; ou ser tratada.

Especialistas

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Fábio Bellini Pereira Teixeira

Cardiologista

Bragança Paulista

Auristela Ramos

Auristela Ramos

Cardiologista

São Paulo

Caroline Langaro

Caroline Langaro

Cardiologista, Médico clínico geral

Palmas

Carlos Mota

Carlos Mota

Cardiologista

Fortaleza

Murillo Isaac de Almeida

Murillo Isaac de Almeida

Cardiologista

Águas Claras

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 26 perguntas sobre Sopros Cardíacos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.