Na fase crônica a uma forma de tratamento? E uma doença grave que pode matar? Minha mãe está na

1 respostas
Na fase crônica a uma forma de tratamento?
E uma doença grave que pode matar?
Minha mãe está na fase crônica estou muito preocupada
a senhora me pergunta sobre as complicaçôes da Esquistossomose.

Nada posso falar de modo específico. É impossível.

Mas pelo mais de 1.8 milhao de leitores que tenho aqui, posso falar alguma coisa genérica sobre a maior complicação da esquistossomose: as varizes de esôfago

É curioso como após os anos de Residência no Brasil, e no longo tempo que fiquei no Exterior, não vi mais pacientes com esquistossomose. Mas ao iniciar meu querido Atendimento Humanitário lá no Sertão, passei a ver de novo pessoas com varizes de esôfago causadas pela esquistossomose.
O que são as varizes de esôfago?
Costumo explicar a meus pacientes que, semelhante ás varizes que podemos ter na perna, o esôfago (órgão que , a grosso modo, é um tubo que conduz os alimentos até o estômago) também pode ter varizes.
E falo que há uma enorme diferença: se uma variz na perna sangrar, apenas comprimimos a região e o sangramento para. Mas se uma variz dentro do esôfago sangrar, o sangramento pode ser muito, muito sério.

Sugiro ao leitor que coloque o termo varizes de esôfago em um site de busca para ver desenhos do que falo. Ver as Imagens ajuda bastante.
(varizes de esôfago podem acontecer em outras doenças, como a cirrose, por exemplo)

Em caso de sangramento (vomitos de sangue e/ou fezes pretas tipo pó de café usado) poderemos para-lo com a Endoscopia. Há outros métodos, mas a Endoscopia é o mais comum.

Uma das utilidades da Endoscopia é que ela pode também PREVENIR os sangramentos.
Nesse caso, usamos a ligadura elástica, uma espécie de elástico que diminui ou mesmo erradica as varizes. Após algumas seções, geralmente as varizes diminuem bastante e a chance de sangrar também.
Mas há um grave problema: nem sempre temos esse método disponível, já que muitas vezes o equipamento é caro, e é preciso uma equipe bem treinada para aplica-lo. A seçao poderá estar fora do alcance financeiro do paciente (já vi isso longe de S. Paulo).
Embora o método seja bom, se não estiver ao alcance do paciente pouco valerá. Se o paciente não fizer o tratamento, será o mesmo que nada. Aprendi isso em locais distantes: temos que nos adaptar á realidade. Se ficarmos sonhando com o que temos em Nova Iorque ou Boston, faremos menos do que é esperado de nós como médicos.

Sei disso por que:

Por vezes, nos rincões afastados do Brasil, é difícil encontrar tudo isso.
Nesse caso, nossa capacidade de usar o que temos pode ser desafiada: se não há ligadura (uso dos elásticos) pode-se usar a esclerose. Nesse caso injeta-se uma substância nas varizes. Os resultados de ambos os métodos são bons, embora os efeitos colaterais são maiores no caso da injeção(esclerose). Mas, na minha experiência, eu diria que efeitos colaterais são pouco frequentes em ambos.
Contudo:
é preciso se usar tudo que temos para que o paciente melhore. Mesmo que não seja o método mais moderno, se for barato e efetivo, pode-se utiliza-lo. Meu entendimento: pelo bem do paciente é válido utilizar o que for possível. Sonhar e não fazer é simplesmente não fazer.
Mas para chegar a essa conclusão é preciso experiência...

Aos que me procuram, breves palavras:

Estarei na Inglaterra, estudando até quase o final de abril. Nesse período, por óbvio, nao conseguirei atender ninguém.
Tenho que me concentrar no meu aperfeiçoamento. E o que melhorar, o que me aperfeiçoar, será usado para atender meus pacientes. São eles os maiores beneficiados.

Depois do meu retorno, espero ter a agenda habitual em S. Paulo e, com sorte, poder ver pacientes Online de novo.

Sobre acesso á Clínica:
Tenho que pedir humildemente desculpas.
Deixamos o whatsapp como meio de comunicação conosco. Quem respondia eram os voluntários da ABEA Filantropia, entidade que estou ligado há 25 anos. Mas o número de pessoas nos surpreendeu ( a mim e a eles). Tivemos( e temos) enorme dificuldade de responder aos que nos contataram pelo Whats.
Os voluntários da ABEA, pessoas de idade e com pouco uso do Whatsapp ficaram muito assustados em ter de responder 30, 40 mensagens por dia cada um.
E, nesse caso, peço desculpas. Humildemente peço desculpas.

Sendo filosófico:
Nao adianta nada insistir com um método que não tem ido rápido. Não seria nem razoável, nem inteligente de nossa parte.
Cabe a mim me desculpar. E mudar o método.
O que decidimos:
pedimos a quem quiser nos contatar que use o email que deixaremos no perfil. Nao podemos deixa-lo aqui, pois o (fraco) doctoralia nao permite.

Quem nos contatar deve ter notícias sobre o agendamento. Isso a partir de 29 de março de 2022.
Espero que possam responder mais rápido, e que seja (desta vez) um bom meio de acesso.