Na Internet há divergências na alimentação pós retirada de vesicula, diversos sites informam pra regular comida gordurosa e fibras e depois pede pra comer fibras, afinal, come ou não fibra?

1 respostas
Na Internet há divergências na alimentação pós retirada de vesicula, diversos sites informam pra regular comida gordurosa e fibras e depois pede pra comer fibras, afinal, come ou não fibra?
Olá! Realmente hoje na internet encontramos muitas divergências e opiniões distintas sobre vários assuntos. É importante sempre buscar fontes confiáveis e também profissionais com experiência no assunto para que não fique confuso.
Sobre a alimentação após retirada da vesícula biliar depende muito da adaptação de cada pessoa. A nossa vesícula tem como principal função o armazenamento da bile, produzida no fígado. Quando ingerimos principalmente gorduras, há liberação de maior quantidade de bile devido a contração da vesícula biliar que vai despejar este líquido no nosso intestino (duodeno), facilitando a digestão das gorduras e ajudando a absorção de nutrientes. Quando retiramos a vesícula biliar diminuímos a quantidade de bile que pode ser despejada no duodeno de uma só vez, mas não deixamos de produzir a bile e nem de despejá-la no intestino, simplesmente não temos mais um lugar para armazenar e liberar em grandes quantidades quando for necessário. Assim, quem retirou a vesícula, em alguns casos, principalmente quando ingerir muita gordura, pode apresentar diarreia e má digestão. Mas isso não é uma regra, cada pessoa tem uma certa tolerância diferente de outras. Sempre orientamos uma dieta saudável, evitar frituras e exageros. Oriento sempre testar os alimentos e sentir a sua tolerância.
Vale lembrar que a cirurgia da vesícula tem suas indicações e geralmente é necessário retirá-la porque existem riscos de complicações que superam estes efeitos de conviver sem a vesícula. De qualquer modo é uma escolha conjunta entre o médico cirurgião e o paciente. É importante entender bem as indicações e tirar suas dúvidas para saber o que esperar depois da cirurgia. Sempre converse e mantenha contato com seu cirurgião.
Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Fernando Furlan Nunes

Fernando Furlan Nunes

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico

São Paulo

Agendar uma visita
Guilherme Zupo Teixeira

Guilherme Zupo Teixeira

Coloproctologista, Cirurgião geral

São Paulo

Agendar uma visita
Jefferson André S. Alves

Jefferson André S. Alves

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Agendar uma visita
Mailson Alves lopes

Mailson Alves lopes

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

Brasília

Agendar uma visita
Marcelo Canelo Coppini

Marcelo Canelo Coppini

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral

Joinville

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1064 perguntas sobre Colecistectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.