Na nefroesclerose benigna há sempre arterioesclerose hialina?
2
respostas
Na nefroesclerose benigna há sempre arterioesclerose hialina?
Na biópsia renal avaliamos diferentes compartimentos, um deles são os vasos do rim. Dentre das alterações nos pequenos vasos decorrentes da pressão alta encontramos o espessamento das paredes deles as custas de um material hialino, a arterioesclerose hialina. É como se a pressão alta de muito tempo, forçasse os vasos e se tornarem mais resistentes para tolerar maiores níveis de pressão. Então, sim espera-se encontrar esse achado.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Na nefroesclerose benigna, a arterioesclerose hialina é uma característica comum, mas não ocorre *sempre*. A arterioesclerose hialina é o endurecimento e espessamento das paredes arteriais devido ao acúmulo de material homogêneo, e é frequentemente observada nesse tipo de nefroesclerose, especialmente em hipertensão crônica. No entanto, a presença dessa lesão pode variar dependendo da gravidade da doença e da resposta vascular do indivíduo. Em resumo, a arterioesclerose hialina é típica na nefroesclerose benigna, mas não é uma condição obrigatória.
Especialistas
Perguntas relacionadas
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Nefroesclerose
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.