Na terapia de casal deve ir na primeira sessão um dos cônjuges ou os dois juntos?

12 respostas
Na terapia de casal deve ir na primeira sessão um dos cônjuges ou os dois juntos?
Olá, o legal seria na primeira sessão o casal, depois que for feito o enquadre ai sim pode ser que venha um e depois o outro.
Porém cada profissional tem sua linha de trabalho.
Boa sorte.

Acredito que na primeira sessão é importante que os dois possam participar, até mesmo para ver a demanda do casal. Durante o processo pode haver sessões com apenas com um ou outro e também a possibilidade de um encaminhamento para uma psicoterapia individual.
Depende da abordagem do profissional e de cada caso, eu prefiro atender na primeira sessão o casal, para trabalhar questões em conjunto, quando verifico a necessidade de uma demanda maior em um dos cônjuges em relação ao pessoal e não ao casal, encaminho para uma terapia individual.
Boa tarde, eu atendo o casal para compreender a demanda e avaliar se é um conflito de relacionamento ou uma questão individual. Caso seja necessário, atendo individualmente e dou a devolutiva para o casal.
Atendo os dois juntos. Na minha opinião isso é o ideal. Caso seja necessário, são encaminhados para psicoterapia individual num outro momento.
Olá,
Atendo o casal junto para deixar a situação clara, o profissional não toma partido de ninguém.
Caso venha um de cada vez, dar a sensação que o primeiro que veio "falou" do outro e este "outro" precisará se defender.
Ola tudo bem?
Eu atendo em terapia de casal o Casal , conforme o processo, é natural aparecer questoes pessoais que deverao ser tratadas i dividualmente , posteriormente mas se o foco é o casal...os dois devem enfrentar as dificuldades juntos.
Boa Sorte
Olá, a primeira sessão o ideal é o casal. Com o decorrer do trabalho, quando se há necessidade, pode ser feita algumas individuais porém com foco no casal. É importante também que ambos estejam dispostos ao trabalho. Se esse não o caso, ou seja detectado a necessidade, poderá fazer a terapia individual, focada em você.
Numa terapia de casal, é importante que a primeira vez vão os dois, o casal, para estabelecer um bom vínculo de confiança e se necessário algumas vezes ir um
ou outro. De maneira geral o casal vai junto o tratamento inteiro para não despertar suspeitas que um falou algo que o outro não sabe ou fantasiar que o terapeuta toma partido. Em algumas situações pode acontecer de chamar um ou outro isoladamente.
O casal vem na primeira sessão ,juntos . Nesta entrevista a terapeuta observa dados importantes para entendimento do relacionamento, que sera explicado detalhadamente ao casal ao longo do tratamento. A medida que for necessário, ela poderá sugerir atender os dois separadamente. No decorrer dos atendimentos o casal vem junto.
Olá! A primeira sessão é feita com o casal, posteriormente as sessões podem ser intercaladas com atendimentos individuas e conjuntos, depende muito da demanda do casal e a necessidade de se trabalhar questões individuais que estejam interferindo no relacionamento.
Trabalho com a abordagem EMDR que utilizo durante as sessões para reprocessar traumas que estejam interligados nas dificuldades de relacionamento do casal. Certos traumas podem vir apenas de uma das partes, nesse caso como exemplo, pode existir ou não a necessidade de se realizar o atendimento individual.
Boa tarde
Prefiro atender o casal junto na primeira sessão, mas não é uma regra inviolável.
Boa sorte