Não consigo comer alguns alimentos por causa de sua textura e/ou cheiro, como a nata do leite, uvas

3 respostas
Não consigo comer alguns alimentos por causa de sua textura e/ou cheiro, como a nata do leite, uvas muito macias. Quando era criança, não conseguia engolir carne de gado, por ser tão fibrosa. Mastigava e cuspia. Depois, fui desenvolvendo a habilidade, mas ainda hoje, aos 22, não consigo comer tranquilamente. Tenho dificuldade para assistir novos filmes/séries e passo mais de um ano, geralmente, assistindo às mesmas coisas, e isso me atrapalha nas relações sociais, pois nunca tenho assunto. Meus gostos são muito específicos e raramente alguém compartilha deles. Também escuto as mesmas músicas por muitos meses, sem mudar. Tenho "mania de limpeza" e obsessão por objetos retilíneos. Em minha mente, fico categorizando infinitamente as coisas tangíveis e intangíveis, então acabo tendo dificuldades pra entender o que as pessoas querem, pois raramente elas detalham minuciosamente e eu acabo "complicando" o que deveria ser mais simples. Também tenho baixa coordenação muscular e ecolalia em algum grau, repetindo por um tempo maior que o "normal" palavras e pensamentos que me deixam confortável. A palavra "balango" e a palavra "cavalhão", por exemplo. Essas coisas *podem* ser sinais de eu estar no Espectro Autista e/ou ter TOC? Por favor, me ajude a compreender melhor.
Sim, podem ser sinais e sintomas de TEA. Idealmente voce deveria procurar um psiquiatra para melhor elucidar essas questões. Me coloco a disposição.

Sim , os sintomas citados podem se encaixar nas duas condições. Somente uma avaliação mais detalhada para fazer um diagnostico e te ajudar com tratamento.
Os comportamentos e características que você descreve podem estar associados a traços do espectro autista e/ou Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). É importante enfatizar que somente um profissional de saúde mental pode fornecer um diagnóstico preciso após uma avaliação completa. Agende uma consulta com um profissional de saúde mental para discutir suas preocupações e experiências.