No intervalo do meu emprego eu sento junto com as pessoas, escuto elas conversando, mas tenho medo d

14 respostas
No intervalo do meu emprego eu sento junto com as pessoas, escuto elas conversando, mas tenho medo de também falar por não achar que o que vou falar seja tão interessante. Como lidar com isso?
Olá, Bom dia. Seria legal você se consultar com um psicoterapeuta para iniciar um trabalho de desenvolver sua autoestima. Assim como nossos músculos, a autoestima também precisa ser estimulada com frequência para que ela se firme cada vez mais. Por isso, é importante falar sobre o que impede ela de "crescer". Essa insegurança, medo de se expor ou mesmo o medo de "fazer feio" e ser desaprovado pelo que você é pode ter raízes lá na sua infância, ou mesmo por um trauma já vivido. Enfim, a psicoterapia vai lhe ajudar a entender porque se sente inferior e uma pessoa sem valor, trabalhando em paralelo suas individualidades e potencialidades, para que você possa levar uma vida com mais segurança perante outras pessoas.

Uma forma de lidar com isso é se conhecendo! Pelo conhecimento de si mesmo você pode fazer dessa experiência emocional que ora te incomoda uma grande oportunidade de transformação e autoconhecimento. Muitas das coisas que costuma incomodar o bem estar de uma pessoa com ela mesma é ela não conseguir ser ou agir da forma como gostaria, por não saber encontrar em si as formas para fazer isso. Um psicólogo pode te auxiliar a encontrar em si as ferramentas necessárias para lidar com essas dificuldades e encontrar esse bem estar tão valioso.
Aumentar a consciência sobre si mesmo, sobre a origem de algumas dificuldades ou limitações que já tenha percebido, é o caminho que torna possível a mudança de um comportamento indesejado, a superação de alguma limitação ou a realização de metas.
O autoconhecimento proporciona maior confiança e assertividade para a realização daquilo que você deseja. Acredito que a terapia poderá lhe auxiliar a esse encontro seu com você mesmo.
Não se preocupe em demasia com isto! Existem pessoas que são mais extrovertidas e que gostam de falar muito e, outras mais introvertidas que preferem ouvir. Não há nada de errado até aqui! No entanto, o que surge na sua mente quando você planeja algum tipo de comentário? Surge algum tipo de sentimento negativo, ou de incapacidade? A psicoterapia poderá te ajudar nesta questão e em outras que possam surgir ao longo do processo. Invista em você e busque ajuda de um psicólogo. Abraços
Você deve ser do tipo introvertido, que gosta mais de pensar que falar. E só fala realmente quando necessário. Mas as pessoas costumam jogar conversa fora. Você sabe o que é isso? São conversas informais, coisas que acontecem e se comentam, acontecimentos pessoais que as pessoas gostam de falar. Portanto, não existe nada nessas conversar que seja muito importante. Então você pode também contar algo seu ou de sua observação sobre algo para o grupo. Não fique se autocriticando. Qualquer coisa que fale nesses grupos será bem vinda. Mas é preciso superar a timidez e o mede de ser criticado.
Ola... tudo depende do nível do quanto isso te atrapalha... caso voce não se sinta mal com isso.. não tem porque ficar preocupado, Cada pessoa "funciona" de uma forma... e está tudo certo. Ninguem precisa ser igual a ninguem... Agora, se isso esta te prejudicando e voce gostaria de fazer diferente mas nao consegue, aí sim, seria uma oportunidade para buscar uma psicoterapia e tentar entender o pq esta se bloqueando
Olá tudo bem?
Não se manifestar por não achar seu conteúdo interessante me parece insegurança, preocupação com o que irão pensar de você e do seu comentário. Se está relatando essa situação, acredito que é por que te incomoda. Uma autoavaliação sobre o que pensa sobre si, e como acredita que as pessoas te enxergam é um primeiro passo para compreender porque pensa assim. De qualquer forma, se quiser melhorar as suas relações e se conhecer um pouco melhor, o processo de psicoterapia seria uma boa opção pra você. Um grande abraço.
Olá, boa tarde!

Existem técnicas para realizar o treino das habilidades sociais. Procure um psicólogo especialista no assunto para que você faça um acompanhamento terapêutico.
Olá, boa tarde. Quando você pensa que o que você vai falar não é interessante, me parece que você está com uma baixa autoestima. Não conseguindo confiar em você ou perceber o valor do que você tem para falar. Autoestima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. A formação do auto-conceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.)
Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação.
As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´ Se você se identificou como uma pessoa com baixa autoestima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Fale com um psicólogo. Respeite quem você é. Entenda o que é uma exigência sua e do seu meio. Ser autêntico é uma dádiva.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 170
Boa noite! Você precisa procurar a ajuda de um profissional de Psicologia para te ajudar neste processo.
O ser humano não conversa só porque tem algo interessante para compartilhar ou para escutar. A gente conversa por causa de um desejo muito profundo de se conectar com outras pessoas! Tente perceber nessas conversas que você observa que há sempre muita coisa trivial, superficial e sem grandes insights intelectuais, e não há nada de errado nisso. O seu interesse em escutar o outro e seu desejo em se conectar são as características que podem te tornar um(a) parceiro(a) de conversa interessante, muito mais do que qualquer assunto poderia!
Olá! É comum sentir-se inseguro ao participar de conversas em grupo, especialmente quando se tem receio de que o que você vai dizer possa não ser tão interessante. Lembre-se de que a prática é fundamental. Quanto mais você se envolver em conversas e contribuir com suas ideias, mais confortável se sentirá ao longo do tempo. Se a insegurança persistir e estiver afetando significativamente sua interação social, considerar buscar apoio de um profissional de saúde mental.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 210
Oiê, a ansiedade de performance, ou seja, de ser bom o suficiente, de agradar, de ser aceito é uma ansiedade bem comum, existem técnicas que ajudam que você se torne mais assertivo, perceba quais são os assuntos mais falados naqueles determinados grupos e que possa treinar falar e entender o que faz mais sentido. Além disso, podemos ter um pouco de ansiedade social, tudo isso acontece ao mesmo tempo, para identificar o que está realmente acontecendo sugiro que procure terapia. Espero que fique bem e me coloco à sua disposição para tirar alguma dúvida. Um abraço.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!