No laudo da RM que fiz saiu rutura completa/parcial extensa do ligamento cruzado posterior! Não entendi

5 respostas
No laudo da RM que fiz saiu rutura completa/parcial extensa do ligamento cruzado posterior! Não entendi se é completa ou parcial !?
O laudo está dúbio. Mas seu médico analisará as imagens do seu exame e dirá para você se a lesão é completa ou parcial.

Pelo laudo descrito parece uma lesão importante do ligamento cruzado posterior e o radiologista não consegue afirmar se foi completa, porem uma lesão que requer melhor avaliação pra definição de conduta terapêutica.
Sugiro uma avaliação com um especialista em cirurgia do joelho.
A descrição define a lesão como completa, ou parcial extensa, contudo, o mais importante é o resultado funcional e o tempo de resposta à conduta inicial de imobilização. Sendo sua lesão atual, precisas imobilizar o joelho com órtese específica e aguardar uma possível cicatrização desse ligamento, o que geralmente ocorre pelas características dessa estrutura. Após o período preconizado, o seu médico vai te avaliar e decidir se você ficou com uma instabilidade posterior que justifique, ou não a reconstrução do LCP. Dessa forma, agir rápido nessa fase inicial pode te livrar de uma cirurgia, fique atento e discuta a evolução do seu caso com o seu cirurgião de joelho.
Possivelmente a imagen do ligamento cruzado posterior está difícil de definir no exame da ressonância, levando a dúvida se a lesão é apenas parcial ou total. Cabe ao Especialista realizar o adequado exame físico, que junto com a história da lesão e dos sintomas, definirão se a lesão do LCP é total ou parcial (mas corretamente grau I, II ou III). E assim, indicar o melhor tratamento para cada paciente (atleta ou sedentário; jovem ou idoso...).
O colega que laudou o exame não conseguiu ter certeza da ruptura completa, descrevendo dessa forma. Cabe ao cirurgião de joelho, através da história e exame clínico, definir se a ruptura é parcial ou total e discutir com o paciente a melhor conduta a ser tomada.