No procedimento de lipoaspiração com laser os resultados (em relação a hematomas e inchaço) são

3 respostas
No procedimento de lipoaspiração com laser os resultados (em relação a hematomas e inchaço) são melhores? Existe maior risco de acordo com o avanço da idade?
O que muitas vezes se entende por "lipoaspiração a laser" é a lipoaspiração convencional associada a mecanismos "facilitadores" como o ultra-som acoplado a canula de lipoaspiração ou dispositivos vibratórios que facilitam a retirada de gordura subcutânea. Ainda não existem trabalhos científicos que comprovem melhores resultados ou menores complicações com o uso destes dispositivos em comparação ao método tradicional de lipoaspiração.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A lipoaspiração a laser utiliza um equipamento especial que permite o uso de cânulas mais finas que possuem um feixe de laser na sua ponta. Este "laser" esquenta e rompe as células de gordura, facilitando sua extração. O procedimento produz na maioria dos casos menos hematomas e um inchaço um pouco menor que a lipoaspiração tradicional. A maior vantagem desta técnica é possibilitar um pouco mais de retração da pele após a lipoaspiração. No entanto, isto acontece com o aumento do risco de queimaduras na pele, que podem deixar cicatrizes permanentes ou deformidades de difícil resolução. Como vários estudos demonstraram pouca diferença em relação ao tempo de recuperação entre a lipoaspiração tradicional e a lipoaspiração a laser, acredito que o risco de queimadura e custo mais elevado não compensam o uso desta técnica na maioria dos casos de lipoescultura. Em relação a idade, pacientes mais jovens geralmente tem melhor resultado com a lipoaspiração.
A laserlipólise costuma provocar um pouco menos de inchaço e equimoses (roxos) do que a lipoaspiração tradicional. Tem sua grande indicação em pacientes com lipo prévia e em algumas áreas específicas, como pescoço, braço e parte interna da coxa (as quais necessitam de maior estímulo para retração da pele).
É um procedimento mais trabalhoso e demorado que a lipo tradicional, com custos um pouco mais elevados. Porém, em casos selecionados, têm ótimos resultados (principalmente em áreas irregulares e com fibrose de lipos prévias). Faço este procedimento há alguns anos e não tive pacientes com queimaduras: as complicações dependem da técnica utilizada e da curva de aprendizado do cirurgião.
Os riscos com relação à idade são os mesmos que qualquer outro procedimento cirúrgico e dependem do estado clínico da paciente.

Especialistas

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Carlos Alberto Preto Guimaraes

Cirurgião plástico

Curitiba

Renata Pereira Tavares

Renata Pereira Tavares

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Henrique Biavatti

Henrique Biavatti

Cirurgião plástico

Marau

Priscila Cruz

Priscila Cruz

Cirurgião plástico

Juazeiro Do Norte

Agendar uma visita
Renato Lima

Renato Lima

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Italo Venturelli

Italo Venturelli

Cirurgião plástico

Varginha

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 156 perguntas sobre Lipoaspiração
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.