Numa endoscopia, o que significa: Fragmentos constituídos por mucosa antral polipoide apresentando m

2 respostas
Numa endoscopia, o que significa: Fragmentos constituídos por mucosa antral polipoide apresentando moderada inflamação crônica, hiperplasia folicular exuberante e atipias glandulares de grau histológico leve. É cancer?
é impossível eu dar uma resposta pessoal baseado em poucas linhas na net

Por que não aproveitamos para falar sobre PREVENÇÃO DO CÂNCER ?

Ao invés da dar uma resposta pessoal a você, prefiro falar sobre o câncer gástrico e sua prevenção. Falo também(bem pouco) sobre prevenção do câncer de colon e reto (intestino grossso).
Faço isso por você e pelos mais de 1,4 milhão de leitores que tenho aqui.
Como sempre: sao informações genéricas.
É claro que não completo o tema nestas linhas(pois há livros inteiros sobre o assunto). E é claro que ter os sintomas descritos NAO significa que há câncer.

CÂNCER DE ESTÔMAGO

É o 5o câncer mais comum de todos.
No Brasil, acredita-se que quase 13.000 homens e 8000 mulheres serão afetados (previsão de 2016). Pessoas acima de 50 anos são a maioria dos afetados. Asiáticos tem maior incidência que brancos.

1. Quais os sintomas?

Não há sintomas específicos nas fases iniciais. Quando o câncer é encontrado em fase inicial há excelente prognóstico. Porém, as lesões em fase inicial são usualmente descobertas em endoscopias de rotina. Muitas dessas endoscopias são feitas para sintomas inespecíficos como queimação, náuseas(enjoo), dor abdominal indefinida, etc. Um Endoscopista bem qualificado, poderá verificar lesões ainda em fase inicial. Isso é importante por que pode salvar vidas.
Em fases avançadas o câncer de estomago pode causar dor, massas abdominais, perda de peso, vômitos, entre outros. Há casos de vômitos com sangue(embora seja algo sério e que requer atenção imediata, o vomito com sangue pode ter muitas causas diferentes). Na realidade, todos os sintomas acima podem ter diversas causas.

2. E o diagnóstico?

No Brasil, na maioria dos casos o diagnóstico é pela Endoscopia
Um Médico cuidadoso e interessado deve acompanhar e saber quando é preciso fazer uma Endoscopia. No sentido preventivo sabemos que a maioria dos cânceres de estomago em fase inicial são descobertos em Endoscopias de rotina. Isso é importante, pois o câncer em fase inicial tem grande possibilidade de cura ( acima de 90%)
É claro que, para diagnósticos de alta qualidade é preciso Endoscopistas bem treinados, qualificados e atentos para a possibilidade de câncer precoce de estomago. Isso pode salvar vidas.

3. O H. pylori tem algum papel?

A bactéria Helicobacter pylori está associada com o desenvolvimento do câncer de estomago. A OMS reconhece que ela está ligada ao câncer de estomago desde 1994. É claro que por alguém ter Helicobacter não significa que obrigatoriamente terá câncer de estomago.
Sabe-se que se alguém tem parentes próximos (pai, mãe, irmãos) com câncer de estomago, deverá ter o H. pylori checado e , se presente, erradicado.
Essa é uma maneira simples de prevenir o câncer.

4. Que outros fatores estão associados?

Álcool, fumo, obesidade, consumo de alimentos com nitritos(presente em frios, defumados e embutidos), histórico de gastrite atrófica, presença de pólipos adenomatosos no estomago, baixo status sócio-economico, certas cirurgias prévias no estomago, sangue do tipo A, anemia perniciosa, histórico familiar(por exemplo mãe ou pai que tiveram câncer). Há algumas síndromes genéticas, como a polipose adenomatosa familiar , felizmente rara.

5. Fiquei com medo...como faço para prevenir?

Não se sabe os melhores meios de prevenção . A chamada prevenção primária(que são modos de prevenção inespecíficos) diz:

==evitar fumo e álcool, manter peso adequado, comer frutas e verduras(5 porções ou 400 g por dia) é bom.
Manter-se sem o H. pylori é útil. Parentes próximos de portadores de câncer de estomago devem eliminar o H. pylori. Outros fatores, como acompanhar gastrites atróficas, retirar pólipos ou fazer seguimento adequado após certas cirurgias de estomago são mais complexos. Nesse caso, dependem de atendimento médico capacitado e qualificado.

Países de alta incidência como o Japão tem programas preventivos baseados em endoscopia. Eles cobrem boa parte da população, com endoscopistas bem treinados.
A detecção precoce do câncer, feita por endoscopistas de alto nível é um fator fundamental. Depende, no entanto, de médicos bem treinados e atentos. É útil que esses médicos endoscopistas saibam fazer uso de técnicas eficazes durante o exame.
Por outro lado, um Endoscopista de alto nível pode retirar pólipos na própria Endoscopia.

Mas, diferente do câncer de intestino que tem Protocolos muito bem feitos para a Prevenção, nada há (ainda) de específico para o câncer de estômago. Ou pelo menos: não há nada aplicável a milhões de pessoas

No câncer de intestino descobriu-se recentemente que TODOS devem fazer Colonoscopias preventivas a partir de 45 anos, mesmo sem sintomas. Pensavamos antes que essas Colonoscopias deveriam ser a partir de 50 anos. Essa mudança poderá salvar vidas.
Mas no câncer de estômago não há, até o momento, um protocolo bem definido sobre Prevenção.

Minha opinião e experiência:

Meu entendimento é que, a medida que vamos descobrindo novos aspectos sobre a doença ( e especialmente sobre câncer precoce ) vamos melhorando a prevenção desse importante câncer. Parece-me questão de tempo.
Fui treinado para a detecção de câncer precoce de estômago e na Prevenção de Câncer de Intestino Grosso (colon).
Procuro fazer a Prevenção do Câncer de Estômago e câncer de intestino em todos os pacientes que vejo.
Tenho tido a satisfação de conseguir prevenção adequada especialmente no câncer de intestino. É menos comum ter prevençao no câncer de estômago, mas continuo a faze-la.
Na verdade, sempre falo que se consigo prevenir o câncer ganharei não o dia nem o mês, mas o ano (no sentido Espiritual).

UMA PALAVRINHA aos que me leem

1) Temas como este podem ser vistos na Coluna que escrevo.
Basta procurar o Face do Jornal Sudoeste do Estado.
Ali pode-se ler informaçao útil sobre:
- gastrites
- H. pylori
- úlceras
- doença de refluxo
- esofagite e hérnia de hiato
- dietas
- endoscopia e colonoscopia
- tratamentos em Gastroenterologia

2) a clínica não terá atendimento (mesmo telefônico) nas próximas 2 semanas. Mesmo com meus avisos constantes, o número de ligações ainda é muito grande. Não quero meus pacientes frustrados.
Se quiser nos acrescentar no Whats ( o número é o mesmo da Clínica) será uma honra

3) nossa agenda para o ano está completa.

O melhor a ser realizado, neste caso é consultar-se com um gastroenterologista/hepato de sua confiança, a fim de esclarecer detalhadamente cada dúvida.