Numa sessão de psicoterapia/análise é realmente necessário contar o episódio de abuso sexual, o ocor

22 respostas
Numa sessão de psicoterapia/análise é realmente necessário contar o episódio de abuso sexual, o ocorrido em si? Ou o que importa é a emoção/afeto sofrido?
Olá! Numa sessão psicológica você vai falar o que lhe aflige, no seu tempo.

Olá!Na abordagem que trabalho, não necessariamente, ainda assim é possível tratar este trauma.
Olá! Tudo bem?
Em sessão vc só precisa falar o que te angustia. É importante falar de nossas angústias para resolvê-las dentro de nós. O trabalho do psicólogo e deixar vc sempre a vontade fazendo intervenções apenas no intuito de fazer o paciente melhorar.
Espero ter ajudado
Olá. Se você fala do ponto de vista da/do paciente, nada do qual não se sinta à vontade para falar é “necessário” ser dito.

Se você quer contar de como viver/sofrer essa violência foi (ou continua sendo) emocionalmente para você, não se atendo a detalhes, tudo bem.

Mas se quiser contar como viveu, o que ocorreu, isso também é legítimo. É comum essas duas dimensões de relato virem juntas, mas não há regras.

Não cabe à/ao terapeuta investigar o que e como aconteceu, a não ser que você (se) permita falar a respeito.

O que se espera de quem escuta é acolhimento e não interpretações, pois violência não se interpreta.

E encaminhamento para as redes de proteção, se for o caso.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Olá! Em uma sessão de psicoterapia é importante que você fale de você, de suas vivências, suas percepções, pensamentos e sentimentos. Quando você procura apoio psicólogico para tratar de um abuso, por exemplo, talvez nas primeiras semanas ou nos primeiros meses de atendimento você não queira falar muito sobre o assunto, e não tem problema algum nisso. Com o tempo, conforme as dores emocionais forem sendo tratadas talvez você sinta necessidade de falar um pouco mais e talvez até queira entrar em detalhes. Seu tempo precisa ser respeitado, tanto pelo profissional quanto por você mesma. Contudo, não há necessidade de falar sobre detalhes, o que aconteceu já é um fato. O mais importante é como você vai lidar com isso daqui para frente e a psicoterapia pode te ajudar com isso.
Abraço.
É sempre muito difícil tratar de um assunto tão íntimo com alguém que você acabou de conhecer. Muitas vezes, não gostamos nem de pensar naquilo que está nos machucando, quanto mais ter que verbalizar. O espaço terapêutico é seu. Conte aquilo que quiser contar, no seu tempo, na sua velocidade, sem pressões e obrigações. O mais importante é que você se sinta acolhida(o). Estou à disposição! Abraço
Como alguns colegas já explicaram não necessariamente você precisa falar do fato ocorrido em todos os detalhes,e nem falar nada de que não se sinta a vontade sobre qualquer assunto.No decorrer das sessões a medida que você cria vínculo e sente segurança pode ser tornar mais fácil falar sobre vários assuntos.Acredito que o que o profissional que esteja te atendendo queira é entender melhor quais sentimentos surgem a partir da sua experiência traumática,porém precisa ter "tato" para lidar com questões delicadas como essa.Sugiro que exponha verbalmente seu desconforto com seu terapeuta,espere para ver se há mudanças e veja se é viável continuar ou não a psicoterapia com esse profissional.
Acredito que se você faz essa pergunta é porque falar sobre isso lhe gera alguma angústia. O que não falamos através da linguagem, acaba sendo falado através do corpo ( sintomas) primeiramente você precisa fazer uma boa transferência com o seu terapeuta, e falar das suas angústias, no Seu tempo. Assim há possibilidade de cura através da fala.

Um grande abraço.

Samantha
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
Durante o processo psicoterapêutico o cliente poderá contar os detalhes desde que isso seja importante pra ele(cliente) e que não se sinta revitimizado . Para muitas vitimas de relações abusivas inicialmente é muito delicado falar a respeito , mas , com o tempo e com a percepção de que existe uma relação de ajuda , confiança , empatia e respeito , o falar do ocorrido pode ser um caminho para que possa sentir-se melhor e elaborar o trauma .
Olá!
O clima do relacionamento entre o cliente e o psicólogo deve ser de total confiança. A lembrança de um determinado episódio, seja ele qual for, com o máximo de detalhes, favorece ao cliente o reviver no momento do ocorrido, se conscientizando do fato, agora com uma compreensão melhor, com ajuda do psicólogo, contribuindo para desfazer as marcas negativas que ficaram.
Um abraço!.
Olá!!! Na terapia, você vai relatar o que te aflige de imediato, e o que achar necessário!! Não existe a obrigatoriedade de absolutamente nada.
Na abordagem que trabalho, EMDR, não é necessário falar sobre detalhes, entretanto é necessário entrar em contato com todas as emoções que acompanham seu problema para que possamos trabalhar. O vínculo com o terapeuta é de fundamental importância para que você se sinta a vontade para dizer o que te aflige. Boa sorte.
Olá, em uma sessão de psicoterapia estamos em um lugar seguro, contar o que te angustia é importante e necessário como no caso de abuso, mas não é necessário detalhar como o abuso aconteceu, mesmo porque falar é reviver o que aconteceu, mas precisamos tratar o abuso em si.
Caso precise estou a disposição. abraço.
No contexto de um episódio de abuso sexual na psicoterapia, o profissional deve respeitar a dor psíquica e o temor do paciente que sofreu a violação de sua intimidade e abuso emocional. É imprescindível uma conversa atenciosa e acolhedora, para assim conquistar a confiança do paciente, fazendo o mesmo sentir-se seguro, garantindo a privacidade e a confidencialidade do fato ocorrido.
Boa pergunta. Um dos receios que rondam a mente de quem ainda não embarcou num processo de análise ou psicoterapia é justamente: ter que falar todos os seus segredos, traumas e temores. Claro que quem busca ajuda gostaria de mudar algumas coisas em sua vida, o que implica em tocar em assuntos delicados. Mas o profissional não sai forçando fechaduras e derrubando portas na mente do paciente. Uma boa aliança terapêutica se forma quando há um laço de confiança na dupla paciente-terapeuta. A partir desse momento se torna mais suportável falar, inclusive, de abusos e violências sofridas. Pois não interessa tanto os detalhes minuciosos do ocorrido, mas que você se sinta à disposição para narrar a sua história e confie que, no interior de sua terapia, nada poderá te machucar, abrindo espaço para uma resignificação da cena traumática. Espero ter esclarecido e fico aberto a questões. Abraço!
Se você não quer falar é porque ainda dói e o que dói precisa ser tratado. Óbvio que o terapeuta deve entende o seu tempo, não se violente novamente. No tempo certo, quando estiver preparado(a) você vai conseguir!! Estou a Disposição para ajudar! Espero que fique bem! Forte Abraço!
Olá! Num processo de psicoterapia, você vai ter oportunidade de fazer um trabalho de autoconhecimento. E nesse processo aquilo que fizer sentido, vai se mostrando de forma espontânea. À medida que você focar na solução, o que realmente importa será abordado. Um grande abraço.
Oi, fica a seu critério decidir se aprofundar ou não nesse assunto. Para alguns pacientes falar da forma como ocorreu sem excluir detalhes é importante, já para outros é bastante doloroso sentir as emoções novamente, então é você quem irá decidir o que quer contar a seu terapeuta e até onde suas emoções permitem ir. Abçs!
De forma alguma. No espaço terapêutico será abordado o que você desejar mas é essencial que acesse um profissional que seja competente, da sua confiança, que te ouça sem julgamento, que respeite seu tempo. O importante é você ter a possibilidade de resignificar o que aconteceu, seguir a vida, viver sua história, alcançar suas metas, ser feliz . Cuidar da saúde mental é um direito. Acredite. Você vai ficar bem. Abraços.
Olá! Na sessão você tem a liberdade para verbalizar aquilo que lhe for importante e possível de lidar naquele momento, com o tempo poderá se sentir mais confortável para tocar em assuntos que possivelmente geram desconforto em ti. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá! Você precisa se sentir bem para contar seus relatos, respeite seu tempo! Tudo que traz angústia é importante falar em terapia, até mesmo para poder resolver... mas converse com seu psicólogo sobre não se sentir confortável ainda para falar tudo... com certeza será compreendida e chegará o momento onde conseguirá falar sobre isso com mais facilidade.
Olá! Durante a análise é importante que você se sinta à vontade para revelar e constituir sua trajetória de no tempo que for necessário. Dessa forma, você escolhe o momento de contar suas questões. A ideia do processo é sim, que você possa ligar o fato vivido com o afeto, mas também produzir novos sentidos para sua vivência. Isso só é possível dentro de uma relação terapêutica de confiança. Me coloco à disposição para mais esclarecimentos. Abraços, psicóloga Brenda Comandulli | CRP 07/35671.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!