O afastamento da gengiva deixando a raiz exposta com facilidade e gengiva dolorida proximo ao dente

6 respostas
O afastamento da gengiva deixando a raiz exposta com facilidade e gengiva dolorida proximo ao dente pode ser líquen plano se já tenho caso de líquen escleroso na vulva?
Retração gengival, com dor e sangramento em geral são sintomas da Periodontite, uma infecção sub-gengival, que causa reabsorção óssea e por isso a gengiva retrai, a inflamação provoca a dor e o sangramento. O líquen plano é classificado como uma lesão branca, por ter a cor esbranquiçada, mas para diagnostico correto se faz necessária uma visita ao dentista para biopsia.

São condições distintas. Uma é recessão que pode ser desencadeada por vários fatores, normalmente relacionada ao trauma de escovação ou doença periodontal, má oclusão, ... Outra o líquen plano é uma doença dermatológica, autoimine que pode eventualmente pelo grau associado a condição local levar a uma gengivite. Mais não vejo relação
Pelo informado, os sinais apresentados estão relacionados a uma recessão gengival, com sintomas de dor, na maioria das vezes provocada pela ação de calor e alguns alimentos. nada se assemelha ao liquen plano. Mesmo assim faça uma visita ao dentista. Para isso existem várias terapias, Laser terapia de baixa intensidade é a mais indicada.
Normalmente são doenças bem distintas. Realmente o que você está relatando, estão mais relacionados a sinais e sintomas de uma periodontite. Verifique com seu Dentista. A avaliação é muito importante e norteará o plano de tratamento para esta condição.
Geralmente são problemas distintos, o ideal é procurar um profissional da sua confiança para tratar esses problemas e agir de forma preventiva para evolução dos casos.
Não tem relação com a doença pré-existente.
O que parece ser é uma retração gengival cuja causa precisa ser investigada, podendo ser causada por trauma oclusal etc... estas retrações causam dor pois a raiz fica exposta. Enfim, o importante é consultar um profissional para avaliar melhor e indicar o melhor tratamento.