O Amplictil é indicado para quem tem Sindrome do Pânico ou o Rivotril é melhor?

3 respostas
O Amplictil é indicado para quem tem Sindrome do Pânico ou o Rivotril é melhor?
As medicações de primeira escolha no tratamento do Transtorno de Pânico são os antidepressivos (Fluoxetina, Venlafaxina, Paroxetina,etc), isolados ou associados aos benzodiazepínicos, por exemplo o Rivotril.
A Clorpromazina é um antipsicótico, com uso mais difundido para o tratamento das psicoses (Esquizofrenia, Transtorno Bipolar), embora possam ser usado em situações de agitação importantes ou insônia.
Não costumo prescrever o Amplctil para tratar o pânico, a não ser que exista alguma comorbidade complicando o quadro de ansiedade.
Cada caso é um caso e necessita ser avaliado de perto para melhor adequação da medica-
ção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Fábio José Pereira da Silva
Psiquiatra, Especialista em medicina preventiva, Especialista em administração em saúde
São Paulo
Tanto o amplictil como o rivotril podem ser indicados no tratamento da Síndrome do Pânico. O que define as melhores medicações, são as peculiaridades biopsicossociais de cada indivíduo, identificadas em avaliações com especialistas.
Ao final das avaliações um plano terapêutico será traçado, com a melhor abordagem medicamentosa e a melhor abordagem em psicoterapia para aquele indivíduo.

Respeitosamente,
Amplictil, é a clorpromazina, um medicamento da classe dos neurolépticos típicos. Em alguns casos de síndrome do panico, especialmente quando o paciente apresenta sintomas de ansiedade e agitação intensos, essa classe de medicamentos pode ser usada como estrategia de potencialização dos antidepressivos, sendo parte do tratamento medicamentoso. Enquanto, por sua vez, o clonazepam ( rivotril), é um benzodiazepinico. O medicamento apresenta principalmente efeito ansiolítico e hipnótico apenas como sintomático, ou seja, visando a melhora aguda apenas dos sintomas e não um tratamento efetivo para o transtorno de pânico. Atenciosamente.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Amplictil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.