O aumento da dose de sertralina pode embarcar a visão?

3 respostas
O aumento da dose de sertralina pode embarcar a visão?
Dra. Naarai Camboim
Psiquiatra, Médico de família, Psicanalista
Florianópolis
Olá, aqui é a Dra. Naarai. Alterações visuais como embaçamento da visão podem acontecer em algumas pessoas quando a dose da sertralina é aumentada. Isso costuma estar relacionado ao efeito do medicamento sobre neurotransmissores que também influenciam no foco ocular. Na maioria dos casos, é um sintoma leve e passageiro, que tende a melhorar conforme o organismo se adapta.

Se o embaçamento for muito intenso, persistente ou vier acompanhado de dor nos olhos, visão dupla ou dor de cabeça forte, é importante comunicar ao médico para avaliar a necessidade de ajuste. Enquanto isso, manter uma boa hidratação, evitar excesso de telas e praticar pausas visuais durante o dia podem ajudar a reduzir o desconforto.

Fico à disposição para acompanhar você nesse processo. Um cuidado real precisa da integração entre ciência, escuta e afeto, sempre respeitando que a sua história é única.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não é comum que o aumento da sertralina leve a "embaçamento" da visão, supondo que seja esta a sua pergunta (já que desconheço o que possa ser "embarcar a visão"). No entanto, não é impossível que este efeito colateral ocorra, sendo por uma sensibilidade individual, sendo por uma eventual síndrome serotoninérgica (rara e que acontece, em geral, apenas com doses muito altas ou quando há interação com algumas medicações específicas). Fale com seu psiquiatra e, caso ele não saiba do que se possa tratar, consulte um oftalmologista.
Alterações visuais não são um efeito colateral típico da sertralina, mas algumas pessoas podem apresentar visão turva ou desconforto visual, principalmente em ajustes de dose, ou se está em associação com o uso de outras medicações. Se os sintomas forem persistentes ou incômodos, é importante relatar ao seu médico para avaliar a relação com o medicamento e indicar a melhor conduta.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3023 perguntas sobre Cloridrato De Sertralina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.