O câncer de parotida é agressivo e dá metástase? Quais as expectativas com relação ao tratame

3 respostas
O câncer de parotida é agressivo e dá metástase? Quais as expectativas com relação ao tratamento?
A glândula parótida pode apresentar vários tipos histológicos malignos, sendo os mais comuns o carcinoma mucoepidermoide, adenóide cístico, carcinoma ex-adenoma pleonórfico, e não muito comum o carcinoma epidermoide primário (CEC). A agressividade e potencial metastático vai depender da variante histológica e grau de diferenciação, sendo os de alto grau mais agressivos que os de baixo grau. O mucoepidermoide é o tipo mais comum e felizmente o de melhor prognóstico. O adenóide cístico pode apresentar um crescimento lento, porém tem potencial de invasão do nervo podendo chegar ao sistema nervoso central e 30% apresentam metástase pulmonar, já o CEC é um tumor agressivo com alta incidência de metástase linfonodal; portanto o prognóstico vai depender do tipo histológico e da qualidade da cirurgia realizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A agressividade do tumor de parótida está ligado ao seu tipo histológico. Existem vários tipos diferentes de neoplasia de parótida. O mais comum e de melhor prognóstico é o tipo carcinoma mucoepidermóide.
Importante no momento de sua consulta conversar com o especialista e perguntar sobre o tipo histológico e as características.
Existem diferentes tipos de tumores malignos da parótida e cada um destes tipos tem um grau de agressividade característico. Um dos tumores mais frequentes da parótida é o carcinoma mucoepidermóide que pode ter baixo grau de agressividade, sem apresentar metástases com frequência. Muitas vezes, apenas a cirurgia é suficiente para tratar um tumor pouco agressivo.
Já quando o câncer tem alto grau de agressividade, ele pode estender se a regiões vizinhas e desenvolver metástases tanto em locais próximos ao tumor quanto em outros órgãos. Para estes tumores geralmente é necessário que a cirurgia seja complementada por outras modalidades de tratamento, como por exemplo a radioterapia.
Quanto antes o tumor for diagnosticado e o tratamento adequado for iniciado, melhores serão os resultados e o controle da doença.

Especialistas

Murilo Catafesta das Neves

Murilo Catafesta das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita
Ernandes Nakamura

Ernandes Nakamura

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Agendar uma visita
Rafael Susin

Rafael Susin

Cirurgião de cabeça e pescoço

Dourados

Agendar uma visita
Acklei Viana

Acklei Viana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Michel Rodrigues

Michel Rodrigues

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jaú

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Excisao De Tumor De Glandula Parotida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.