O câncer de parotida é agressivo e dá metástase? Quais as expectativas com relação ao tratame

3 respostas
O câncer de parotida é agressivo e dá metástase? Quais as expectativas com relação ao tratamento?
A glândula parótida pode apresentar vários tipos histológicos malignos, sendo os mais comuns o carcinoma mucoepidermoide, adenóide cístico, carcinoma ex-adenoma pleonórfico, e não muito comum o carcinoma epidermoide primário (CEC). A agressividade e potencial metastático vai depender da variante histológica e grau de diferenciação, sendo os de alto grau mais agressivos que os de baixo grau. O mucoepidermoide é o tipo mais comum e felizmente o de melhor prognóstico. O adenóide cístico pode apresentar um crescimento lento, porém tem potencial de invasão do nervo podendo chegar ao sistema nervoso central e 30% apresentam metástase pulmonar, já o CEC é um tumor agressivo com alta incidência de metástase linfonodal; portanto o prognóstico vai depender do tipo histológico e da qualidade da cirurgia realizada.

A agressividade do tumor de parótida está ligado ao seu tipo histológico. Existem vários tipos diferentes de neoplasia de parótida. O mais comum e de melhor prognóstico é o tipo carcinoma mucoepidermóide.
Importante no momento de sua consulta conversar com o especialista e perguntar sobre o tipo histológico e as características.
Existem diferentes tipos de tumores malignos da parótida e cada um destes tipos tem um grau de agressividade característico. Um dos tumores mais frequentes da parótida é o carcinoma mucoepidermóide que pode ter baixo grau de agressividade, sem apresentar metástases com frequência. Muitas vezes, apenas a cirurgia é suficiente para tratar um tumor pouco agressivo.
Já quando o câncer tem alto grau de agressividade, ele pode estender se a regiões vizinhas e desenvolver metástases tanto em locais próximos ao tumor quanto em outros órgãos. Para estes tumores geralmente é necessário que a cirurgia seja complementada por outras modalidades de tratamento, como por exemplo a radioterapia.
Quanto antes o tumor for diagnosticado e o tratamento adequado for iniciado, melhores serão os resultados e o controle da doença.