Excisao de tumor de glandula parotida - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - excisao de tumor de glandula parotida

Murilo Catafesta das Neves

Murilo Catafesta das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita
Ernandes Nakamura

Ernandes Nakamura

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Agendar uma visita
Rafael Susin

Rafael Susin

Cirurgião de cabeça e pescoço

Dourados

Agendar uma visita
Acklei Viana

Acklei Viana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Michel Rodrigues

Michel Rodrigues

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jaú

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas sobre Excisao de tumor de glandula parotida

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Excisao de tumor de glandula parotida

Olá,
Sim, esta dificuldade de diagnóstico pode ocorrer principalmente para tumores de glds salivares. O ideal é que se faça uma revisão de lâminas e de peças do bloco de parafina operado…

Importante retornar com o seu cirurgião para que ele lhe examine e tire suas dúvidas.
A recuperação de cirurgias de grande porte pode variar muito de um paciente para outro, então o normal…

A tontura nesse caso pode estar associada a alguma medicação, postural ou até a uma labirintite prévia. Mas não tem relação com a parotidectomia.

Especialistas falam sobre Excisao De Tumor De Glandula Parotida

A maioria dos tumores da glândula parotida são benignos mas mesmo assim a cirurgia é necessária para o tratamento. Isso pois os tumores benignos crescem constantemente e podem se transformar em tumor maligno. A cirurgia é bem delicada e envolve a dissecção do nervo facial, o nervo que controla a movimentação do rosto, sendo que alterações de sua função podem ocorrer após a cirurgia. A incisão da pele é feita usualmente logo a frente da orelha e o resultado estético é bem satisfatório. Os tumores malignos da parotida são mais incomuns mas usualmente envolvem grandes cirurgias com retirada total da glândula e com maior risco de lesão do nervo facial.

Murilo Catafesta Das Neves

Cirurgião de cabeça e pescoço

São Paulo

Agendar uma visita

As glândula parótidas são as maiores glândulas salivares que temos. Localizam-se à frente de cada orelha, se estendendo para região alta do pescoço. Os tumores que aí aparecem em geral são tumores benignos, com grande efeito estético e chamam logo a atenção de outras pessoas. Esses tumores, apesar de benignos, sem tratamento por longos períodos podem se transformar em malignos, mudando radicalmente o futuro do paciente.

José Chacra Jr.

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

Jundiaí


Os nódulos da parótida podem ser benignos ou malignos. A maioria deles é benigna mas podem crescer bastante e, em alguns casos, tornar se malignos. O tratamento para estes nódulos é por cirurgia. Quanto ao câncer da parótida, há diferentes tipos e cada um deles tem um grau de agressividade característico. Geralmente, os tumores de baixo grau de agressividade não apresentam metástases e, por muitas vezes, apenas a cirurgia é suficiente para tratá-lo. Já o câncer de alto grau pode estender se a regiões vizinhas e desenvolver metástases próximas ao tumor ou em outros órgãos. Nestes casos, é necessário cirurgia mais ampla e complementação com outras modalidades, como por exemplo, radioterapia.

Maria Cristina Matteotti Geraldo

Cirurgião de cabeça e pescoço, Cirurgião geral

São Paulo


A parótida é uma glândula salivar que fica na região anterior à orelha, bilateralmente, e que tem como principal característica anatômica a presença do nervo facial entremeada a sua anatomia. O nervo facial, VII par craniano, é o nervo responsável pelas expressões faciais. Tal aspecto traz uma dificuldade ímpar à cirurgia dos tumores de parótida, pois a ressecção de um tumor com a preservação deste nervo exige extrema perícia e técnica do cirurgião. Uma vez que haja uma lesão do nervo, ela pode ser irreversível, e causar paralisia facial, que é muito estigmatizante. Cirurgias de glândulas salivares são comuns, e devem ser realizadas por cirurgiões com pleno conhecimento das técnicas.

Francisco Bomfim

Cirurgião de cabeça e pescoço

Fortaleza

Quais profissionais realizam Excisao de tumor de glandula parotida?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.