O Ceratocone tem cura? Tem possibilidade da pessoa ficar cega?

2 respostas
O Ceratocone tem cura? Tem possibilidade da pessoa ficar cega?
O ceratocone é uma desordem corneana de origem genética, caracterizada pelo enfraquecimento da córnea e consequente abaulamento da mesma. O ceratocone não tem cura, porém existe tratamento. Em casos iniciais, a cirurgia de crosslinking tem o potencial de estabilização da doença em mais de 90% dos casos. Nos casos em que há prejuízo visual significativo, o implante de anéis intra-corneanos pode ser uma boa opção, assim como o uso de lentes de contato específicas. Em casos mais avançados, pode ser necessário o transplante de córnea, que tem evoluído muito nos últimos anos, com técnicas mais modernas que propiciam melhor recuperação visual.
A cegueira pelo ceratocone pode ocorrer nos casos em que não há um acompanhamento clínico adequado. Apesar disso, ela é reversível por meio do tratamento clínico ou cirúrgico, dependendo do caso.

Ceratocone não tem cura pois trata-se de uma doença genética. No entanto, existem tratamentos para melhorar a visão ( óculos, lentes de contato, anel estromal ) e para estabilizar o ceratocone (crosslinking). Portanto, o acompanhamento com oftalmologista ajuda a evitar que a doença progrida a um ponto que leve a cegueira e por conseqüência a um transplante de córnea.