O cigarro tira o efeito dos antidepressivo e antipsicótico?
3
respostas
O cigarro tira o efeito dos antidepressivo e antipsicótico?
Boa tarde. Tudo bem? Não, isso não acontece.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode interferir! A nicotina e outras substâncias do cigarro aceleram o metabolismo de alguns medicamentos no fígado, especialmente antipsicóticos e certos antidepressivos, fazendo com que sejam eliminados mais rápido. Isso pode reduzir o efeito do tratamento e exigir ajustes de dose!
Tirar não tira. Mas há interações com alguns antidepressivos e alguns antipsicóticos. Exemplo: a nicotina pode reduzir os niveis séricos de clozapina e haloperidol e reduz significativamente e efeito da Olanzapina. O antidepressivo fluvoxamina tem seus niveis séricos reduzidos na presença de nicotina. Isso vai depender do tipo de antidepressivo, de antipsicótico, da interação entre eles, e também entre eles e outras medicações além do cigarro. Como médico, devo te dar a recomendação de parar de fumar, mas na vida real a gente lida com as escolhar dos paciente. Se a pessoa quer fumar, o melhor é ela conversar com seu psiquiatra para saber qual a melhor forma de reduzir danos. Isso é no caso a caso. Não existe uma regra geral.
Especialistas
Leane Dhara Dalle Laste
Médico clínico geral, Generalista, Médico de família
São Paulo
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Estou na setima semana pos cirurgia de LCA con tendão patelar. RM deu rompimento completo do enxerto, mas não houve novo trauma/entorce, os testes de lachmann e gaveta negativos. Pode ser um falso positivo da ressonancia devido a ligamentação?
- Minha filha tem 4 anos . Em março de 2025 com 3 anos descobrimos que a ferritina estava em 3. Está há 1 ano tomando ferro e a ferritina não passa de 34. É normal ou melhor passar com hematologista?
- Olá, tadalafila causa tolerância de uso? O efeito diminui ao longo dos anos? Obrigado
- Estou no tratamento de ginkgo biloba vitamina A piracetam ir zinco posso suspender pra toma álcool
- Tive um episódio de lesão de Dieulafoy há 14 dias, cheguei na urgência em choque hipovolêmico grau 3-4, 4 unidades de sangue, adrenalina + 2 clipes. Tenho viagem marcada pra daqui a 4 dias, posso ir num parque aquático? Me sinto bem agora, mas não 100%, acho que ainda estou um pouco anêmica
- É normal TODA(sem exceção toda vez) vez durante a transa(penetração vaginal) vacuar ? Em qualquer tipo de posição?!
- Quem tem estenose mitral pode fazer tatuagens?
- Oi Dr's uma dúvida Aparti de quantos meses posso passear com meu bebê na cadeirinha de bicicleta? (Obs ele tem 8 meses, já fica sentado sem apoio)
- Usei pomada ginosoli 1 ah 2 dias e hj ta secreção na cor creme mas elástica so que quantidade grande, isso normal que devo fazer ? Secreção ja aprece na entrada vaginal mas e muito.
- Meu pescoço nasce bastante barba bem alastrada por toda a região abaixo mas nunca deixo ela crescer, sempre faço bem a barba. Tem problema o Epidrat corpo intensivo creme nessas regiões baixas em quem nasce muita barba?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 675 perguntas sobre Atendimento para esclarecimentos e dúvidas
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.