O diagnóstico de câncer de próstata pode ser confirmado se a relação entre o psa total e livre for

3 respostas
O diagnóstico de câncer de próstata pode ser confirmado se a relação entre o psa total e livre for abaixo de 15%?
Não, a única coisa que confirma diagnóstico de câncer de próstata é a biópsia.
Quando o paciente tem o PSA elevado, a relação PSA livre/PSA total diminuída é mais sugestiva de câncer de próstata e uma relação elevada fala mais a favor de hiperplasia prostática benigna, mas também não tem poder confirmatório nenhum. Se o PSA total for normal, daí a relação não tem serventia quase nenhuma.
Vários dados do PSA são mais importantes, tais como a velocidade de aumento do PSA e a densidade do PSA (relação do PSA pelo peso da próstata).
A verdade é que o PSA sozinho tem baixa acurácia, o essencial é procurar um urologista para fazer o exame digital da próstata e analisar todos os parâmetros do PSA e quando houver alguma suspeita solicitar os exames necessários.

Bom dia, o diagnóstico de câncer de próstata não pode ser avaliado só com esse parâmetro de psa, a suspeita do câncer é feita através dos valores de psa, história clínica, e toque retal, se necessário alguns exames de imagem devem ser realizados, mas a confirmação do diagnóstico só pode ser feita através da biópsia de próstata, a relação psa livre sobre total baixa é uma leve suspeita, mas precisa de informações mais contundentes, o ideal seria uma consulta com urologista para avaliar todo o caso
É um indício, porém outros parâmetros são analisados para aumentar a suspeita, como o aspecto no toque retal, dentre outros. Se a suspeita for suficiente, será indicada biopsia da próstata e essa sim vai confirmar ou descartar o diagnóstico.
Procure o urologista para fazer essa investigação e caso positivo, mantenha o acompanhamento com ele e com o oncologista.