O efeito colateral de boca seca, no uso do anti depressivo cloridrato de imipramina, passa depois de
5
respostas
O efeito colateral de boca seca, no uso do anti depressivo cloridrato de imipramina, passa depois de quanto tempo de uso do medicamento?
Boa tarde. O cloridrato de imipramina foi o primeiro medicamento da classe dos antidepressivos tricíclicos a ser desenvolvido. Seu mecanismo de ação assim como reações adversas são bastante conhecidos. A queixa trazida por você, boca seca, é uma das reações adversas mais frequentes neste classe de psicofármacos (ação anticolinérgica). Atualmente contamos com antidepressivos com menor incidência de reações adversas, o que pode ser uma solução. Entretanto, consulte seu psiquiatra sobre a possibilidade de prescrever antidepressivo que atenda suas necessidades terapêuticas, com menor incidência de reações adversas, como a boca seca, cefaléia, constipação intestinal, tontura, visão turva entre outros.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Esse é um efeito colateral comum com uso de Imipramina. Pode desaparecer com o tempo, mas pode se manter. converse com seu médico sobre a possibilidade de troca.
Se for transitório pode levar cerca de 14-21 dias.
A boca seca é um efeito colateral comum da imipramina, por causa da sua ação anticolinérgica. Em muitos casos, esse sintoma tende a diminuir após algumas semanas, à medida que o organismo se adapta ao medicamento — geralmente entre 2 a 4 semanas. No entanto, em algumas pessoas, pode persistir por mais tempo. Se estiver te incomodando muito, é importante conversar com o profissional que te acompanha para avaliar formas de aliviar o sintoma ou ajustar a medicação, se necessário.
É um efeito bem comum, muitas vezes o paciente acostuma. Mas você pode se hidratar mais para aliviar o sintoma. Ainda estará fazendo bem para sua saúde.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.