O Escitalopram diminui mesmo a libido nas mulheres?
3
respostas
O Escitalopram diminui mesmo a libido nas mulheres?
Os antidepressivos ISRS, como o escitalopram, podem reduzir a libido, assim como os duais e os triciclicos. Também são usados para tratar ejaculação precoce e impulso sexual excessivo. Após 2 ou 3 meses, pode haver melhora deste efeito colateral, o que é relacionado à dose e sensibilidade individual. Se não houver melhora, pode ser associado trazodona ou bupropiona. A trazodona melhora a insônia e a ansiedade, a bupropiona pode melhorar a sensação de fadiga e de indiferença relacionados aos ISRS, além de potencializar o efeito antidepressivo, tb reduz a fome e a sonolência, aumenta a atenção e reduz a impulsividade. É preciso diferenciar entre a redução da libido que a própria depressão pode causar e a redução da libido pelo ISRS, e lembrar que a função sexual é algo complexo, ligada ao aprendizado e a circunstâncias da vida, o que inclui fatores culturais, emocionais e relacionais. Psicoterapia também pode ajudar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode diminuir a libido tanto em homens como em mulheres.
Os antidepressivos em geral, salvo muito poucas exceções, levam a diminuição de libido em ambos os sexos. Convêm verificar como estava a libido antes da medicação, se não existem outro fatores associados levando ao problema: baixa autoestima, o próprio transtorno a se tratado, as condições do relacionamento,etc.
Após o esclarecimento das possíveis causas da baixa libido, se a medicação estiver interferindo demais, pode-se pensar em substituição ou associação com outros antidepressivos, que a literatura associa com menor interferência na libido, ou ainda na melhora da mesma.
Após o esclarecimento das possíveis causas da baixa libido, se a medicação estiver interferindo demais, pode-se pensar em substituição ou associação com outros antidepressivos, que a literatura associa com menor interferência na libido, ou ainda na melhora da mesma.
Perguntas relacionadas
- Faço uso contínuo de escilatropam e o médico da upa passou pra eu tomar cetoprofeno e levofloxacino e eu esquecei de avisa a ele
- Tomo escitalopram de 10 mg quantos meses pra fazer efeito?
- estou tomando escitalopram e azitromicina, medicos falaram q é seguro, mas estou sentindo uma arritimia cardíaca, oq faço?
- Há algum efeito colateral se tomar o antialérgico Rizi M com o escitalopran? Causa sensação de moleza no corpo e falta de disposição?
- Aumentei a dose do escitalopran de 10 para 15 , é normal ter ansiedade ? Tem 3 dias que aumentei.
- Médico reduziu escitalopram para 5mg, e me deu o bupropiona 150 mg. Tomando a 16 dias , ainda sinto muita dor de cabeça e tontura. É normal? No início tinha outros efeitos colaterais, mas esses já passaram. Só a dor e tontura permanecem.
- Aumentei recentemente minha dose de Escitalopram. Tomava 10mg por mais de 4 anos, voltei a ter fortes crises e aumentei para 15mg por 5 dias e agora, há mais 5 dias, 20mg. Porém ainda me sinto bem ansiosa mesmo fazendo terapia e academia todos os dias, tendo que, eventualmente, recorrer ao Rivotril sublingual…
- Posso tomar velija e sonic juntos? Meu médico passou tenho fibromialgia, Tag e Síndrome do Pânico?
- Efeitos secundade escitalopram da ansiedade e palpitações quanto tempo leva a desaparecer
- Gostaria de saber se o remédio Lexapro possui lactose em sua composição!! Se sim, algum outro laboratório fábrica o oxalato de escitalopran sem lactose?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 860 perguntas sobre Lexapro
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.