o mbti é de fato um teste psicológico que descreve a personalidade de forma precisa e condizente?

14 respostas
o mbti é de fato um teste psicológico que descreve a personalidade de forma precisa e condizente?
Para se ter um diagnostico de personalidade apenas um instrumento não é indicado. É preciso tempo de conversa, mais testes e avaliações que só um profissional treinado e autorizado pode fazer. Se precisar de uma avaliação, pode me procurar. Fico no aguardo. abs.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100

Olá! Geralmente os testes são usados como complemento de avaliação pelos Psicólogos que utilizam essa ferramenta. Somente um teste não é capaz de dar um diagnóstico totalmente confiável.
Olá! Nenhum teste de personalidade é preciso. Precisa estar aliado a experiência de avaliação do profissional.
Olá! Todo teste precisa ser analisado juntamente com outros fatores, ele sozinho não é capaz de te dar um diagnóstico preciso.
Provavelmente não. Testes que envolvem auto relato (há perguntas e você mesmo deve dizer em qual se encaixa melhor) são facilmente manipuláveis, mesmo que às vezes sem intenção. Isso devido ao fato de não levar em conta as percepções errôneas que um indivíduo pode ter a seu próprio respeito (você pode ter um conceito de ser uma pessoa muito legal, mas talvez o meio discorde de você). Não significa que o teste seja aleatório ou inválido, apenas que deve ser lido com cautela e comparado a outros resultados. Testagens projetivas como os testes das manchas acabam mostrando características que se mostram mais confiáveis, mas por outro lado necessitam de maior habilidade por parte do terapeuta.
Todo e qualquer teste realizado isoladamente ou mesmo gratuitamente pela internet eu não recomendo. Há necessidade de um psicólogo para as devidas orientações e prosseguimento da terapia necessária. abraços
O MBTI é um teste que mede o perfil psicológico. Assim como todos os testes psicológicos, são instrumentos de análise que precisam de outros respaldos para se chegar a um diagnóstico preciso.
O MBTI é um teste baseado nos tipos psicológicos descritos por Carl Jung, entretanto, o teste é uma adaptação desse modelo, a qual sofreu modificações. Qualquer teste psicológico aplicado de forma isolada não é um indicador preciso, portanto, é importante uma avaliação completa. A psicoterapia de base junguiana é um processo no qual a pessoa pode ficar mais consciente de seu tipo psicológico, de forma mais aprofundada.
Eu particularmente não gosto de testes. O processo de psicoterapia é quem ajudará a pessoa a se conhecer melhor entendendo as características de sua personalidade.
Olá. Todo e qualquer teste, por si só, não pode esgotar todos os pontos necessários na formulação de um diagnóstico. A escuta profissional sempre será necessária para contextualizar o que os testes apresentam como resultado. Busque um profissional qualificado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, acredito que todo teste por si só não consegue dar um diagnostico "certeiro", uma série de fatores contribui para avaliação psicológica, como por exemplo observação, a escuta psicológica e também. Procure um profissional da área para que possa te ajudar.
Bom dia! É necessário fazer testes psicológicos e a avalição clínica. E cada caso será definido qual ou quais testes necessários. Procure um profissional que tenha experiência em avaliação psicológica. Estou á disposição.
A personalidade humana de cada pessoa é única, individual, sua trajetória, história, seus familiares, o lugar onde nasceu, seus gostos, paixões, tudo isso influencia em quem você é. O MBTI é uma maneira de te "encaixar" em um determinado grupo, com pessoas que se comportam de modo parecido a você. É um teste que foi inventado com um fim industrial - preencher vagas de emprego. Não é recomendado usar disso para lidar com sua saúde mental, é muito simplista, igual Astrologia. As coisas são mais complexas. Só você é você.
Olá! O MBTI é um teste utilizado principalmente para fins organizacionais (no meio de trabalho) ou de autoconhecimento, ou seja, ele não tem função clínica-diagnóstica. A "personalidade" é um conceito que tem como premissa a fluidez e a mutabilidade do sujeito, dessa forma, "caixinhas" e categorias descritivas como os tipos de personalidade do MBTI podem sempre, no máximo, refletir um pouco do nosso padrão de funcionamento, que não é fixo nem apreendido em sua totalidade. Nos primórdios do teste, Katharine Briggs desenvolveu seu modelo de personalidade baseado nos estudos sobre a personalidade de Carl Jung (Psychologische Typen, 1921). Porém, com o passar dos anos, o teste foi se distanciando da teoria do psicólogo e tomando fins industriais, para categorização de força laboral. Hoje em dia é também usado apenas para fins de autoconhecimento, mas deve-se levar em conta que é, por natureza, limitado, e dependendo da queixa de cada um, deve ser aliado ao trabalho de um profissional (realização de acompanhamento psicoterapêutico ou avaliação psicológica com psicólogos). Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!