O medicamento Avamys pode causar refluxo e gastrite ou agravar os sintomas dois dois?

1 respostas
O medicamento Avamys pode causar refluxo e gastrite ou agravar os sintomas dois dois?
Dr. Paulo Lopes
Gastroenterologista
São Paulo
Ao invés de falar só sobre seu caso, por que nao falamos sobre a famosa Doença de Refluxo?

Mais de 1.8 milhão de pessoas leem as respostas aqui. Sei que todas elas conhecem ao menos uma pessoa com refluxo (ou esofagite, ou hérnia de hiato). E sei que querem mais INFORMAÇOES sobre essa importante doença que atinge dos 0 aos 100 anos.
Doença de Refluxo ( e hérnia de hiato)

Lembro que a Doença de Refluxo atinge MILHOES de pessoas e pode acontecer desde os primeiros dias de vida até em idosos. É muito comum, e tenho certeza que todos conhecem alguém com esse problema.

Os sintomas TÍPICOS do refluxo são:

=============Na maioria dos casos existe QUEIMAÇÃO no peito.

Além disso pode haver sensação de líquido que volta para a garganta.
Muitas vezes o líquido volta para a garganta quando a pessoa deita após uma refeição, ou com o consumo de certos alimentos( incluindo gordurosos, frituras, café, chá preto, molhos, chocolate)

Mas pode haver SINTOMAS ATÍPICOS:

=====================Por vezes, o refluxo acompanha doenças como asma e bronquite. E muitas vezes a asma melhora após o tratamento do refluxo.
=====================Alguns pacientes apresentam crises repetidas de faringite que não melhoram com o tratamento habitual. É comum recebermos pacientes encaminhados pelo Otorrinolaringologista(médico de garganta) para verificar se há refluxo
=======================Há pessoas que tem crises de engasgo á noite
============ Pode haver tosse seca.
=============Há pacientes que apresentam rouquidão.
=============Finalmente, há pessoas que tem sensação de dor no peito ou sensação de opressão e peso no peito. Nesse caso os sintomas podem lembrar os das doenças do coração, o que causa grande alarme aos pacientes e familiares.


============Tenho visto em meus pacientes um sintoma menos comum do refluxo chamado "globus" que é a sensação de bola na garganta. Ou semelhante a algo que sobe e desce na garganta. Mas devemos considerar que , como vejo muitos pacientes com refluxo, tenho mais chance de ver e tratar sintomas menos comuns


Quanto á Hernia de Hiato:
nos meus tempos de Médico Residente há mais de 30 anos, achava-se que ter Hernia de Hiato significava ter refluxo e a hérnia seria a maior causa do refluxo. Parecia simples.

Contudo

Devido a estudos de grandes especialistas, em particular nos Estados Unidos, comprovou-se que a Hernia de Hiato é APENAS MAIS UM FATOR que leva á Doença de Refluxo.
O refluxo tem inúmeras causas. Em outras palavras, é MULTIFATORIAL.
Não se pode atribuir a Doença de Refluxo APENAS á presença de Hernia de Hiato. Isso seria uma simplificação excessiva.
A Doença de Refluxo tem MÚLTIPLAS causas.

Cabe lembrar que a Doença de Refluxo muitas vezes retorna após o tratamento, o que deixa os doentes assustados .
O Médico experiente entende essa característica e sabe tratar seu paciente durante o tempo que for preciso, usando diferentes tecnicas.
Mas, especialmente em uma doença com tantas apresentações diferentes como o refluxo, o bom Médico entende que é preciso respeitar a individualidade de seu paciente. Tudo deve ser personalizado.
É importante também saber que, no caso dos sintomas atípicos do refluxo, a resposta aos medicamentos pode demorar muito mais tempo do que para as pessoas que tem sintomas típicos. Mas, como sempre, tudo é individual e cada caso é um caso.

Medicamentos que causam refluxo-
há uma longa lista de medicamentos que podem causar ou piorar o refluxo. Dentre eles se destacam os anti-inflamatórios, os corticóides, cálcio, alguns medicamentos cardiológicos, ferro, potássio, alguns antidepressivos, progesterona, dentre muitos outros. Como sempre: tudo é individual.
Por óbvio: só oriento suspender o medicamento caso meu colega médico que prescreveu concorde. Temos que ser cautelosos.

COMPLICAÇOES
Uma das complicações da Doença de Refluxo é o Esofago de Barrett.
Neste caso, pode haver uma possibilidade maior de um tipo específico de câncer de esôfago. O assunto, contudo, é polêmico bem como as condutas a serem tomadas no caso de esôfago de Barrett. Como sempre, tudo é individual. Cada caso é um caso.
Não falarei de outras complicações (estenoses de esôfago, úlceras de esôfago e sangramentos) por que cada uma delas mereceria uma explicação longa. Na verdade há livros só sobre essas complicações, tamanha a complexidade do assunto.

Quanto a minha prática:
minha experiência com Doença de Refluxo já é bem longa, com mais de 35 anos e milhares de pacientes tratados.
Tive a sorte de acompanhar o tratamento de muita gente, aqui e no Exterior, bem como a evolução dos métodos de diagnóstico e tratamento.
Por causa da experiência extensa, acabei acompanhando muitos casos mais complicados, com Esôfago de Barrett, sangramentos, estenoses (estreitamentos de esôfago) ou úlceras esofágicas.
E tudo melhorou e progrediu muito .
Tive a sorte de ainda nao ter visto casos sem possibilidade de melhora. Assim, sou um otimista.

UMA PALAVRINHA AOS QUE ME PROCURAM

Nas proximas 2 semanas a Clínica não funcionará. Não haverá nem mesmo atendimento telefônico

Por favor, não tente contato por fone. Não queremos que fique frustrado. Temos grande respeito a nossos pacientes.
Se quiser nos acrescentar no Whats, o número é o mesmo da Clínica(ver no Perfil, por favor). Ficaremos honrados.

Mesmo assim a resposta pode demorar bastante. Quem atende o Whats são voluntários da ABEA Filantropia, entidade que estou ligado há 25 anos e que recebe parte do arrecadado na Clinica. São pessoas de boa vontade, geralmente idosos, e eu não posso força-los a mudar o ritmo.
Humildemente, peço desculpas pela demora.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.