O meu pai, idoso de 86 anos possui glaucoma, trata com colírios específicos, mas tem apresentado um

5 respostas
O meu pai, idoso de 86 anos possui glaucoma, trata com colírios específicos, mas tem apresentado um agravamento do quadro. Ele faz uso continuo de Olanzapina. Li na bula que esse medicamento é contra-indicado para pacientes com glaucoma de ângulo fechado. Qual seria um medicamento seguro para substituir o atual?
Pacientes portadores de Glaucoma que não estão respondendo bem aos colírios, tem outras formas de tratamento através de laser ou cirurgia.

Caso a natureza do glaucoma for de ângulo fechado, convém estabelecer os riscos de agravamento tanto do transtorno comportamental quanto do glaucoma, em se mantendo o uso contínuo da olanzapina.
Esses riscos necessitam ser compartilhados de preferência com especialistas em saúde mental, neurologistas ou mesmo
oftalmologistas, que são os profissionais aptos a elaborar ou refazer um plano terapêutico mais seguro para seu pai.
Deve ser feito o diagnóstico do tipo de glaucoma. Se for o caso de glaucoma de angulo fechado, deve ser evitado. Se reporte ao oftalmologista assistente para avaliar. Veja se o seu médico assistente autoriza o tratamento. Verifique também com ele as alternativas de tratamento.
Sugiro conversar com o oftalmologista. Glaucoma crônico por si só não é contra indicação para olanzapina.
Seu pai provavelmente tem glaucoma de ângulo aberto, porém necessitamos realizar o exame de gonioscopia para avaliar se o glaucoma é de ângulo aberto ou fechado, neste exame há uma visualização do seio camerular, que é a estrutura responsável pela drenagem de um líquido produzido constantemente nos nossos olhos, quando não observamos as estruturas contidas no seio camerular, chamamos de ângulo fechado, estreito ou oclusível. Caso o seu pai tenha este subtipo específico de glaucoma a olanzapina deve ser evitada. Porém SEMPRE é necessária uma consulta oftalmológica para termos a avaliação e o correto seguimento do caso do seu pai.