O paciente que tem DPAC pode ter Dislexia ao mesmo tempo?

6 respostas
O paciente que tem DPAC pode ter Dislexia ao mesmo tempo?
Olá !!! O paciente com Alteração no Processamento Auditivo Central tem dificuldades em lidar com as informações auditivas que chegam ao cérebro, apesar de não ter problema em ouví-las. Dislexia é um transtorno onde o paciente não consegue associar as letras com o sons que representam , dificultando seu aprendizado para a Escrita e Leitura. É muito importante passar em Consulta inicialmente com Neurologista que encaminhará para outras avaliações se necessário, para se ter o diagnóstico correto. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Cristiane Prando
Fonoaudiólogo
São Caetano do Sul
É possível sim. Mas o ideal é que você procure um fonoaudiólogo para avaliar o seu caso.
Alguns pacientes com Dislexia também apresentam DPAC.
O DPAC é a dificuldade em compreender os sons que escutamos, desde a detecção do som até a interpretação das informações sonoras.
Já a Dislexia é caracterizada por uma dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas.

 Rosane Pinto Castelló Fonseca
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Olá. Sim, ele pode apresentar os dois ao mesmo tempo, inclusive é bastante comum na prática clínica. Consulte um especialista que o avalie.
Sim. É conveniente uma avaliação com a fonoaudióloga
Olá! Sim, é possível que um paciente tenha DPAC (Distúrbio do Processamento Auditivo Central) e Dislexia ao mesmo tempo, embora sejam condições distintas. O DPAC afeta o processamento de informações sonoras, dificultando a compreensão da fala, a discriminação de sons e a atenção auditiva. Já a Dislexia é um transtorno de aprendizagem que impacta a leitura, escrita e ortografia, relacionado a dificuldades no processamento fonológico.

Ambas podem estar relacionadas, pois o DPAC pode dificultar a aquisição de habilidades fonológicas, aumentando o risco de Dislexia, e a Dislexia pode ser agravada por problemas no processamento auditivo. No entanto, são condições diferentes que exigem avaliações específicas: o DPAC é diagnosticado com testes auditivos, e a Dislexia, com avaliações neuropsicológicas e de leitura/escrita.

O tratamento deve ser multidisciplinar, envolvendo fonoaudiólogo, psicólogo/neuropsicólogo e psicopedagogo. Para o DPAC, são indicados treinamentos auditivos e estratégias para melhorar a compreensão da fala. Para a Dislexia, métodos multissensoriais e reforço fonológico são essenciais. A colaboração entre profissionais é fundamental para garantir o suporte adequado.

A avaliação detalhada e intervenção precoce são essenciais para o melhor desenvolvimento do paciente.

Espero ter ajudado!
Abraço.
Sim, um paciente com Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) pode ter Dislexia ao mesmo tempo.

Por que isso acontece?
Tanto o TPAC quanto a Dislexia são transtornos do neurodesenvolvimento que podem afetar as habilidades linguísticas, mas têm bases diferentes:

TPAC: dificuldade em processar as informações auditivas no sistema nervoso central, mesmo com audição periférica normal.

Dislexia: dificuldade específica na leitura e escrita, geralmente associada a déficits de consciência fonológica e integração entre sons e letras.

Estudos mostram que há alta comorbidade entre TPAC e transtornos da linguagem e aprendizagem, incluindo Dislexia. Crianças com TPAC apresentam maior risco de dificuldades na leitura, especialmente quando envolvem habilidades fonológicas.

Especialistas

Nadja Sileny Sousa

Nadja Sileny Sousa

Fonoaudiólogo

Teresina

Alessandra Herrera

Alessandra Herrera

Fonoaudiólogo

São Paulo

Cínthia Ribeiro

Cínthia Ribeiro

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Rita de Cássia Borges de Farias

Rita de Cássia Borges de Farias

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Geniffer Pavan

Geniffer Pavan

Fonoaudiólogo

Catanduvas

Renilda Iank Silva

Renilda Iank Silva

Fonoaudiólogo

Carambeí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 37 perguntas sobre Déficit do Processamento Auditivo Central
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.