O procedimento de limpeza abaixo da gengiva, feito por periodontistas, pode piorar os problemas de r

4 respostas
O procedimento de limpeza abaixo da gengiva, feito por periodontistas, pode piorar os problemas de retração, sensibilidade e perda óssea? Fazer esta limpeza antes de colocar aparelho ortodôntico pode prevenir possíveis complicações durante o tratamento?
Excelente pergunta. Ao contrário da sua dúvida, se a retração está ocorrendo por falta da limpeza periodontal (raspagem baixo da gengiva) se não realizada ela vai piorar !!!! Para uso de apareho o paciente pode ter doença periodontal! Ela é crônica e não tem cura ! Mas ela não pode estar ativa ! Logo, deve tratar antes !
Te convidamos para uma consulta: Consulta odontológica - R$ 200

A limpeza profunda pode ser benéfica antes de colocar aparelho ortodôntico, pois ajuda a preparar a saúde gengival para o tratamento ortodôntico.
Riscos e Considerações:
Perda Óssea: O principal risco associado à raspagem gengival é a perda do osso alveolar.
Sensibilidade Dentária: Após o procedimento, é normal sentir sensibilidade nos dentes, especialmente a alimentos quentes e frios.
Cicatrização das Gengivas: As gengivas cicatrizarão, mas é importante seguir as orientações do dentista para garantir uma recuperação adequada.
Cuidados Após a Limpeza Profunda:
Evite Comer Imediatamente: Se anestesia foi usada, evite comer até que a dormência desapareça para evitar ferimentos acidentais.
Higiene Bucal Adequada: Escove os dentes suavemente após o procedimento, seguindo as instruções do dentista.
Acompanhamento Regular: Mantenha consultas regulares para avaliar a saúde gengival e prevenir complicações.
Procedimento de limpeza abaixo da gengiva e seus efeitos:

Quando um periodontista realiza a limpeza abaixo da gengiva, conhecida como raspagem e alisamento radicular, o objetivo é remover tártaro, placa bacteriana e outras impurezas que podem estar causando inflamação e danificando o tecido gengival e o osso que suporta os dentes.
A limpeza profunda pode temporariamente causar sensibilidade e desconforto, principalmente se houver uma grande quantidade de tártaro ou se a gengiva estiver inflamada. Porém, a longo prazo, o procedimento geralmente ajuda a melhorar a saúde periodontal, reduzindo a retração gengival e a perda óssea.
Possíveis complicações durante o tratamento ortodôntico:

A colocação de aparelho ortodôntico pode ser afetada pela saúde periodontal. Se houver acúmulo de tártaro ou inflamação gengival antes de iniciar o tratamento ortodôntico, isso pode complicar o processo.
A limpeza abaixo da gengiva antes de colocar o aparelho ortodôntico pode ajudar a garantir que a saúde gengival esteja otimizada antes do tratamento. Isso pode reduzir o risco de problemas durante o tratamento ortodôntico, como inflamação gengival, retração adicional da gengiva ou até mesmo perda óssea.
Em resumo, o procedimento de limpeza abaixo da gengiva feito por periodontistas geralmente é benéfico para melhorar a saúde periodontal a longo prazo, reduzindo retração, sensibilidade e perda óssea. Além disso, fazer essa limpeza antes de colocar um aparelho ortodôntico pode ajudar a prevenir possíveis complicações durante o tratamento ortodôntico, garantindo que a saúde gengival esteja em boas condições antes de iniciar o procedimento.
Pra completar a resposta dos demais colegas, sugiro controle a cada 3 meses após o inicio da ortodontia, e se possível, opte por alinhadores ao invés de braquetes, pra facilitar sua higiene oral. Quem tem um problema pariodontal deve ficar sempre no "radar" dos cuidados de higiene oral detalhado e sempre com fio dental.