Profilaxia dental (limpeza) - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas - profilaxia dental (limpeza)

Perguntas sobre Profilaxia dental (limpeza)

Nossos especialistas responderam a 6 perguntas sobre Profilaxia dental (limpeza)

Olá! Não é indicado!! Você pode fazer bochecho com enxaguante bucal.
1 respostas


Procedimentos de profilaxia bucal ou limpeza podem ser feitos antes de colocar a coroa, em particular no dente da coroa até devem ser feito para remoção de qualquer sugidade que prejudique a…
26 respostas


Olá! Tudo depende da necessidade específica de cada paciente. Alguns conseguem ter um controle adequado da higiene durante todo o tratamento e não requerem nenhum suporte adicional, já outros…
4 respostas

Especialistas falam sobre Profilaxia dental (limpeza)

Além de limpar os dentes, é um procedimento para prevenção de doenças bucais, como cárie e gengivite. O tratamento é composto por: • Revelação de placa bacteriana • Orientação de higiene bucal • Limpeza de língua • Raspagem , Alisamento e Polimento dos dentes • Topicação de flúor gel Realizamos com instrumentos manuais, rotatórios, ultra-som e jato de bicarbonato. Resumindo, na profilaxia fazemos a remoção de placa bacteriana, tártaro e manchas esternas nos dentes Realizamos a higienização de língua e mucosas e o polimentos nos dentes e restaurações. Com conforto, você sai com seus dentes limpos e protegidos e com as orientações pertinentes.

Elaine C. Camargo

Dentista

Porto Alegre


Se perguntar-mos quem neste país tem costume de fazer Check UP anualmente, tanto da boca quanto do seu corpo em geral, talvez apenas 10% da população que investe em saúde, tenha plano médico (convênios) e além disso tenha a consciência para detectar problemas futuros ou no início responderiam que tem por hábito se prevenirem às doenças e tratá-las em estágio inicial. Se 30% deste país é doente, restaram 60% da população que acreditam ser saudáveis apenas pelo fato de não estar doente, com algum sintoma ou sinal de dor ou desconforto. Este é o equívoco para não se investir em saúde e/ou prevenção.

A limpeza pode ser feita manualmente e/ou com o uso de instrumentos ultrassônicos.O procedimento inicia-se com um exame completo da sua boca. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações. Este aparelho remove o tártaro (cálculo), a placa bacteriana da superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva . Em seguida , o dentista pode usar um instrumento manual para retirar resíduos que tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva. O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento.

Priscila Degni Westphalen

Dentista

São Paulo


Limpeza completa com pasta profilática e raspagem.

Bruna Moura

Dentista

Maceió


Na primeira consulta é realizada a profilaxia dental e raspagem supragengival (limpeza). todo o cálculo (tártaro) dental é removido com o aparelho de ultrassom e em seguida é realizado um polimento dental e aplicação de flúor. apos a limpeza, paciente estará pronto para dar início ao plano de tratamento.

A profilaxia dental ou limpeza nos dentes é um procedimento de manutenção da saúde bucal . O procedimento pode ser uma raspagem supragengival, realizada com instrumentos manuais chamados de curetas periodontais ou com um aparelho chamado ultrassom. Esta raspagem tem o objetivo de remover o cálculo dental (tártaro) que se acumulou em áreas mais difíceis de higienizar ( nos últimos molares, na parte posterior de incisivos inferiores,áreas com contenções ortodônticas, áreas onde os dentes são tortos, etc). E , ou um polimento com escovas e taças de borracha para limpar áreas de difícil acesso, remover pigmentos de cigarro, café, chás, e outros.

Flavia Narloch Sacchelli

Dentista

Joinville


A limpeza dentária é o tratamento responsável pela prevenção de doenças bucais e periodontais. Ela consiste na remoção de tártaro, placa bacteriana e manchas dos dentes. A remoção de tártaro é feita com ultrassom e raspagem manual. A remoção da placa bacteriana e das manchas é feita através de um jato de água com bicarbonato de sódio que penetra entre os dentes e atinge locais de difícil acesso. O bicarbonato de sódio promove também um “peeeling gengival” que fortalece as gengivas tornando-as mais saudáveis. Devemos realizar a profilaxia frequentemente, porém cada indivíduo tem uma velocidade de formação de tártaro.

O dentista é o profissional que possui equipamentos essenciais para realizar uma limpeza profunda e completa. Por mais que você seja uma pessoa comprometida com a limpeza diária, os resultados são bem diferentes. Isso porque somente um profissional consegue limpar cada dente e os seus arredores de forma individualizada. Como você deve imaginar, essa atitude simboliza como essa é uma ótima alternativa para quem quer preservar os dentes.

A profilaxia dental é uma limpeza profunda e alisamento da superfície do dente, removendo a existência de placa bacteriana sobre o esmalte dentário, evitado lesões cariosas, gengivite, periodontite e mau hálito. Recomendado de seis em seis meses uma profilaxia, mas existem casos que o tempo para realizar o procedimento pode ser menor.

Quais profissionais realizam Profilaxia dental (limpeza)?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.