O profissional não é dermatologista e nem dentista, mais é especialista em estética. Posso confi

6 respostas
O profissional não é dermatologista e nem dentista, mais é especialista em estética. Posso confiar?
Dr. Diego Paiva
Cirurgião plástico
Goiânia
Olá, tudo bem? Até se fosse dentista. Confiar um preenchimento no seu rosto ao profissional que trata do dente? Na última quinta-feira, uma paciente no consultório me disse algo semelhante a sua dúvida. Mas ela perguntou se com cursos corretos e com treino qualquer um poderia fazer o preenchimento que eu estava fazendo nela. Já que ela teve impressão que era "fácil". A questão vai muito além de aplicar. E isso é muito importante: é preciso também saber tratar as possíveis complicações! Felizmente é raro, mas se houver um problema local, quem aplicou tem que resolver. Porque tempo perdido pode levar a lesão irreversível. Ou mais ainda, se houver uma reação anafilática (graças a Deus, mais raro ainda), quando o médico especialista precisaria entubar, fazer massagem cardíaca e administrar as medicações corretas em segundos, você precisa estar nas mãos do profissional que foi capacitado por anos. Procure seu cirurgião plástico ou dermatologista. Grande abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Domingos De Paola
Cirurgião plástico
Rio de Janeiro
NÃO, DE JEITO NENHUM! Nem em dentista que não têm nenhuma formação dirigida a preenchimentos faciais nem anatomia da face estudam! Os dermatologistas já vivem tendo complicações por não conhecerem profundamente a anatomia da face, muito menos estes outros "profissionais curiosos". Quer ter segurança e garantia faça com um cirurgião plástico que estudou 11 anos para fazer isto com conhecimento técnico da anatomia da face!
Dra. Renata Fogaça Campanha
Ginecologista, Especialista em medicina estética
Campinas
Olá ! Todo médico pode ter mais de uma especialização . Estou plenamente de acordo , quando dizem que alguns profissionais fazem cursos “ de fim de semana “ e saem por aí se “ intitulando “ especialistas , MAS nem todos agem da mesma forma . Existem especializações sérias com duração de 2anos onde preparam muito bem o profissional para atuar com responsabilidade nessa área . Procure alguém com referências e credibilidade .
 Thais Caetano
Terapeuta complementar
Brasília
Profissionais habilitados pelos seus respectivos conselhos a trabalharem com essa substância: Médicos dermatologistas; Dentistas; Farmacêuticos; Biomédicos e Enfermeiros. O estudo; a atualização e o respeito ao paciente devem ser constantes afim de que sejam evitadas intercorrências. Profissionais habilitados estão aptos e possuem o conhecimento necessário para trabalhar com essa substância.
Prof. Gustavo Campos
Cirurgião buco-maxilo-facial, Dentista
Recife
Acredito que alguns profissionais acima estão equivocados.
Vamos esclarecer.
Os profissionais capacitados e habilitados até o presente momento para realização de preenchimentos faciais são:
- Cirurgiões Plásticos
- Dermatologistas
- Cirurgiões-Dentistas

Infelizmente existem pessoas que passam informações errôneas com a única finalidade de reserva de mercado.

Os cirurgiões-dentistas são tão capacitados como os outros aqui citados e com um pequeno grande detalhe:
- Conhecem mais de anatomia da face do que qualquer outro profissional da saúde.

Então antes procurar qualquer profissional, certifique-se que o mesmo é capacitado e se tem inscrição em suas respectivas entidades de classe.

Atenciosamente,

Gustavo Campos
 Bruno Barros Azevedo Coutinho
Cirurgião plástico, Cirurgião cranio-maxilo-facial
São Paulo
Os únicos profissionais habilitados para realização de preenchimentos faciais e com profundo conhecimento da anatomia de face são os médicos. Dentre eles, o cirurgião plástico e dermatologista. Dentistas conseguiram uma brecha legal para criarem sociedades e se intitularem capacitados à realização deste procedimento com fins "terapêuticos", extrapolando após para o uso estético referendado por sua entidade de classe. Eles não têm formação para tal, fazem
cursos de fim de semana e iniciam a aplicação de maneira temerária. As complicações podem ser graves, desde infecções até necrose (morte da pele, gordura e músculos) com deformidade permanente. Os médicos são os únicos capazes de tratá-las. As demais áreas como biomedicina, farmácia, enfermagem são proibidas por lei de realizarem procedimentos, sob risco de exercício ilegal da medicina. Cada profissional com sua atribuição. Não entregue sua saúde e bem-estar a profissionais inadequados.

Especialistas

Betina Stefanello

Betina Stefanello

Dermatologista

Rio de Janeiro

Milena Marchini

Milena Marchini

Dermatologista

Campo Grande

Elisa Maranha

Elisa Maranha

Dermatologista

Juiz de Fora

Alexandre De Cesare

Alexandre De Cesare

Especialista em medicina estética

São Paulo

Romilda de Jesus  Lima

Romilda de Jesus Lima

Especialista em biomedicina

Vitória da Conquista

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 818 perguntas sobre Preenchimento facial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.