O propanolol faz a pessoa ter problema de hipersensibilidade do seio careotideo?

2 respostas
O propanolol faz a pessoa ter problema de hipersensibilidade do seio careotideo?
Dra. Silvia Alice Chybior
Cardiologista, Médico acupunturista
Curitiba
O propranolol é um medicamento bastante utilizado para tratar várias condições, como pressão alta, arritmias, tremor essencial e até enxaquecas.
Respondendo a sua pergunta: o propranolol não causa hipersensibilidade do seio carotídeo, mas pode potencializar a resposta em pessoas que já têm essa condição (ou tendência a ela) causando bradicardia (batimentos lentos) ou quedas de pressão.
O remédio não é a causa direta, mas pode acentuar a sensibilidade ao reflexo do seio carotídeo em casos predispostos. Por isso, é essencial que o uso do propranolol seja feito com orientação médica e com monitoramento adequado, especialmente em pacientes mais sensíveis ou com sintomas como tonturas e desmaios.
Se tiver sintomas assim, vale conversar com seu médico para avaliar a necessidade de ajustes ou investigação complementar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Rodrigo Jasbick
Cardiologista, Intensivista
Goiânia
Olá!
O propranolol é um betabloqueador usado em várias condições, como arritmias, ansiedade e enxaqueca. Ele pode sim influenciar o reflexo do seio carotídeo, especialmente em pessoas mais sensíveis ou com predisposição, podendo levar à queda da frequência cardíaca e da pressão arterial. No entanto, isso não é comum em todos os pacientes e, na maioria das vezes, o medicamento é bem tolerado. O ideal é fazer um acompanhamento médico próximo para avaliar se ele está sendo seguro e adequado para o seu caso.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 484 perguntas sobre Propranolol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.